Fotoperiodismo: o que é e como funciona!

Entenda de uma vez por todas o que é fotoperiodismo!

Fotoperiodismo: o que é e como funciona!

Deixar de estudar Botânica é algo que não combina com o sucesso no vestibular, já que esse é um tema que costuma ser muito cobrado nas provas. Em função disso, nas próximas linhas listamos informações muito importantes sobre o fotoperiodismo e como ele funciona. Boa leitura!

O que é fotoperiodismo

Você já reparou que algumas representantes do Reino Plantae só dão as caras em determinadas épocas do ano? E mais: algumas flores insistem em abrir apenas em determinado horário do dia? Por que será que esse tipo de comportamento é observado?

A resposta para isso é o fotoperiodismo. Essa é uma resposta involuntária das plantas à quantidade e ao período de luz existentes em determinado momento. As plantas são separadas em três grupos, e a seguir, falamos mais sobre cada um deles.

Plantas de dia curto

Essas plantinhas precisam de períodos menores (como o próprio nome já nos diz) de exposição à luz solar para florescerem.

Normalmente, essas flores aparecem em estações como o inverno e o outono.

Plantas de dia longo

As plantas de dia longo, por sua vez, precisam de períodos muito maiores de exposição ao sol para poderem florescer.

É bem mais comum que essas plantas floresçam durante a primavera ou o verão. A temperatura do ambiente também é um forte fator influenciador nesse contexto.

Plantas neutras

Plantas neutras são as mais “de boa” do reino vegetal. Elas se dão bem com períodos longos ou curtos de exposição ao sol e florescem quase que independentemente desse fator.

Bons exemplos de plantas neutras são o tomate e o feijão, que florescem praticamente o ano todo. Esses tipos de vegetal também são chamados de “indiferentes”.

Entender o processo do fotoperiodismo é muito importante para compreendermos também muitos aspectos do ciclo de vida das plantas. Saiba mais sobre Botânica, Biologia e todas as outras matérias cobradas no vestibular no Plano de Estudos Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *