Como o próprio nome sugere, o sistema excretor é o responsável por eliminar do corpo humano tudo o que não será mais reaproveitado. Tendo como principal órgão o rim, o funcionamento desse sistema está diretamente ligado com o néfron, mas você já sabe o que é néfron? Acompanhe abaixo.

O que é néfron?

Néfron nada mais é do que a região funcional dos rins, grande responsável pela formação da urina.

Néfron: função

Com cerca de 1,4 milhão deles presentes em nosso corpo (quase que 700 mil em cada rim), o néfron tem como principal função processar os fluidos que não serão mais úteis para nós, dando origem assim à urina.

Estrutura do néfron

Já em relação à sua estrutura, os néfrons são compostos pelas seguintes partes.

Corpúsculo renal

Com um formato de uma taça, o corpúsculo renal é dividido em duas partes: a cápsula renal (também chamada de cápsula de Bowman, é uma rede de células epiteliais ao redor do glomérulo) e o glomérulo (uma espécie de capilares arteriais).

Túbulo néfrico

Ligado à cápsula renal, o túbulo néfrico é dividido em três regiões:

  • túbulo proximal;
  • túbulo contorcido distal;
  • alça néfrica.

Ducto coletor

Parte do néfron que tem a função de conduzir o fluido processado (urina) até a pelve renal.

Néfron: exercício

Veja agora como esse tema pode ser cobrado no vestibular.

(UERJ) “Deixe o xixi do Maradona em paz, droga”!

O teste antidoping, que frequentemente aparece nas notícias dos jornais, é feito a partir do exame da urina de atletas. Isso se torna possível porque através do néfron — unidade funcional dos rins — é executada a tarefa de:

a) absorver glicose.

b) eliminar catabólitos.

c) secretar aminoácidos.

d) filtrar glóbulos sanguíneos.

Resolução

Alternativa correta letra “b”.

Sendo assim, podemos perceber a relação direta que o néfron tem com a excreção de substâncias as quais o corpo humano não mais reaproveita, desempenhando desta forma um papel fundamental para a desintoxicação de nosso sistema.

Achou interessante aprender um pouco mais sobre néfron e sistema excretor? Você pode treinar muito mais com muitos exercícios e videoaulas na plataforma do Stoodi. Aproveite!

0 Shares:
Você pode gostar também