Estudo internacional elege as melhores instituições de ensino superior em 2015-2016

Descubra as universidades brasileiras com ensino de excelência
A revista britânica Times Higher Education (THE) divulgou recentemente a avaliação anual das melhores universidades. Nesse ano, o World University Rankings 2015-2016 separou uma lista com 800 instituições de respeito em âmbito mundial.

O desempenho do Brasil não foi dos melhores, pois a USP e a Unicamp caíram algumas colocações. Porém, o país foi o melhor colocado em comparação com a América Latina. A partir da 200ª posição, a classificação do THE passa a ser por grupos.

Ao todo, foram eleitas 17 universidades brasileiras, entre públicas e privadas. Confira agora o TOP 10 e suas posições:
1º USP

Universidade São Paulo Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens​

A Universidade de São Paulo é considerada a melhor do país entre os mais conceituado rankings.  Mantida pelo Estado de São Paulo pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a USP foi criada em 1934. Conta com 7 campi (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo) e mais 16 unidades espalhadas pelo estado. Atualmente, a universidade possui aproximadamente 80.000 alunos e cursos em todas as áreas.

Posição no ranking: 251-300

2º Unicamp

Foto: Divulgação/Reprodução portal Colégio Web
Foto: Divulgação/Reprodução portal Colégio Web

Fundada por Zeferino Vaz, a Universidade Estadual de Campinas oficializou-se no ano de 1966. Hoje é localizada no bairro de Barão Geraldo, mas há muitos anos o lugar continha cafezais e canaviais. A segunda melhor universidade do Brasil de acordo com o THE, conta com 24 unidades de ensino e pesquisa, 10 institutos e 14 faculdades. Todos os anos 2.500 profissionais são formados por meio da instituição.

Posição no ranking 351-400

3º UFRJ

Foto: Jornada de Iniciação Científica do CT
Foto: Jornada de Iniciação Científica do CT

A Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criada em 1920 ao nome de Universidade do Rio de Janeiro, mas foi no ano de 1965 que a instituição pública ganhou seu nome atual. Sua sede principal é o campus da Ilha do Fundão, onde concentram-se a maioria dos cursos. Ao todo, a universidade conta com 139 habilitações/cursos de graduação, oferecidos nas suas 29 unidades acadêmicas.

Posição no ranking 501-600

4º PUC-Rio

Foto: Reprodução/Divulgação portal PUC-Rio+20
Foto: Reprodução/Divulgação portal PUC-Rio+20​

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de direito privado. Ela foi a quarta universidade brasileira a aparecer no ranking. A PUC-Rio fica localizada no bairro da Gávea e possui quatro centros de estudos: CTCH (Centro de Tecnologias e Ciências Humanas), CCS (Centro de Ciências Sociais, CTC (Centro Técnico Científico) e CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde).

Posição no ranking 501-600

5º UnB

Foto: Divulgação/Reprodução Imagens UnB
Foto: Divulgação/Reprodução Imagens UnB​

Criada em 21 de abril de 1962, a Universidade de Brasília possui 4 campos pelo Distrito Federal. Neles, mais de 30 mil alunos cursam os 109 cursos de graduação todos os dias. A universidade contém 26 institutos e faculdades, além de 21 centros de pesquisa especializados.

Posição no ranking 601-800

6º UFBA

Foto: Divulgação/Reprodução site oficial
Foto: Divulgação/Reprodução site oficial 

A Universidade Federal da Bahia foi criada em 18 de fevereiro de 1808, quando o Dom João VI institui a Escola de Cirurgia da Bahia, o primeiro curso universitário do Brasil. Atualmente, ela conta com mais de 100 graduações difundidos nas 7 unidades universitárias.

Posição no ranking 601-800

7º UFMG

Foto: Foca Lisboa

A Universidade Federal de Minas Gerais possui uma história relativamente parecida com a do Rio de Janeiro. Foi criada em 1927 ao nome de Universidade de Minas Gerais, ainda privada. Após algumas mudanças, a universidade foi federalizada no ano de 1949 e ganhou o nome atual em 1965. Hoje, a instituição possui 75 graduações com mais de 30 mil alunos matriculados.

Posição no ranking 601-800

8º UFPR

Foto: Reprodução/Divulgação Universidade Federal do Paraná
Foto: Reprodução/Divulgação Universidade Federal do Paraná​

A Universidade Federal do Paraná foi fundada no ano de 1912 na cidade de Curitiba como uma instituição privada. Somente no ano de 1950 que a universidade foi federalizada e passou a oferecer cursos gratuitos. Hoje em dia, os alunos podem se inscrever para graduações nas unidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos e Pelotina – além de ter a opção EAD (ensino a distância).

Posição no ranking 601-800

9º UFRGS

Foto: Reprodução/Cadinho Andrade
Foto: Reprodução/Cadinho Andrade

Foi em 1947 que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul ganhou esse nome, incorporando as Faculdades de Direito e de Odontologia de Pelotas e a Faculdade de Farmácia de Santa Maria. Atualmente, a instituição de ensino superior possui 95 graduações disponíveis para mais de 30 mil alunos. Os cursos são oferecidos nas 27 unidades de ensino, onde 13 são institutos, 10 faculdades e 4 escolas. A UFRGS oferece cerca de seis mil vagas a cada vestibular.

Posição no ranking 601-800

10º UFSC

Foto: Reprodução/Divulgação UFSC Eventos
Foto: Reprodução/Divulgação UFSC Eventos​

A Universidade Federal de Santa Catarina foi fundada em 18 de dezembro de 1960. Atualmente, ela possui 5 campi localizados em Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Os 103 cursos presenciais oferecidos pela instituição estão disponíveis em 11 centros de ensino.  A universidade atua no ensino, na pesquisa e extensão de quase 50 mil estudantes.

Posição no ranking 601-800.

 

Quer ingressar em alguma dessas universidades? Lembre-se: seu sucesso depende apenas de você! Quer começar a estudar agora? Então, cadastre-se no Stoodi e prepare-se para seu vestibular!

 

0 Shares:
Você pode gostar também
Leia mais

Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados. O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas...
Leia mais

Engenharia: uma profissão para quem gosta de números

Descubra qual tipo de engenharia é o ideal para você Para quem gosta de cálculos, seguir a carreira de engenheiro é uma boa opção. Esse profissional é responsável por produzir projetos, estudar problemas, planejar soluções, verificar a viabilidade econômica e técnica para o seu desenvolvimento. O estudante que estiver pensando...