5 melhores universidades brasileiras

Conheças as instituições de ensino superior avaliadas pelo Ranking Universitário Folha   Escolher qual profissão seguir é uma decisão difícil. Porém, essa não é a única. A escolha de uma faculdade conceituada pode representar muitas portas abertas futuramente no mercado de trabalho. Sendo assim, confira as 5 melhores universidades de…

5 melhores universidades brasileiras

Conheça as instituições de ensino superior avaliadas pelo Ranking Universitário Folha
 

 

Escolher qual profissão seguir é uma decisão difícil. Porém, essa não é a única. A escolha de uma faculdade conceituada pode representar muitas portas abertas futuramente no mercado de trabalho. Sendo assim, confira as 5 melhores universidades de acordo com o Ranking Universitário Folha 2015.

Entenda como foi o processo de avaliação

Top 5 universidades brasileiras com ensino de excelência:

USP

USP é eleita a melhor universidade do Brasil pelo RUF
Prédio da Reitoria da Universidade São Paulo. Foto: USP Imagens 

A Universidade de São Paulo é referência de ensino superior público não só na cidade de São Paulo, como em âmbito nacional.  Criada em 1934, a USP é mantida pelo Estado de São Paulo pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Possui 7 campi (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo) e mais 16 unidades espalhadas pelo estado. Atualmente, a universidade possui aproximadamente 80.000 alunos e cursos de todas as áreas.

UFRJ

Centro de tecnologia Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade acadêmica da UFRJ oferece cursos de tecnologia. Foto: Jornada de Iniciação Científica do CT

A Universidade Federal do Rio de Janeira foi criada em 1920 ao nome de Universidade do Rio de Janeiro, mas foi no ano de 1965 que a instituição pública ganhou seu nome atual – nesse meio tempo passou por algumas outras mudanças. Sua sede principal é o campus da Ilha do Fundão, onde concentram-se a maioria dos cursos. Ao todo, a universidade conta com 139 habilitações/cursos de graduação, oferecidos nas suas 29 unidades acadêmicas.

UFMG

Foto: Foca Lisboa
Praça do campus Pampulha, em Belo Horizonte. Foto: Foca Lisboa

A Universidade Federal de Minas Gerais possui uma história relativamente parecida com a do Rio de Janeiro. Foi criada em 1927 ao nome de Universidade de Minas Gerais, ainda privada. Após algumas mudanças, a universidade foi federalizada no ano de 1949 e ganhou o nome atual em 1965. Atualmente, possui 75 graduações com mais de 30 mil alunos matriculados. A instituição de ensino superior mineira continua em expansão apresentando novos cursos. Nos últimos quatro anos, apresentou: Agronomia, Artes Cênicas, Engenharia de Controle de Automoção, Matemática Computacional, Fonoaudiologia e Nutrição.

UNICAMP

UNICAMP forma 2.500 profissionais todos os anos
Universidade Estadual de Campinas oferece cursos de exatas, biomédicas, humanidades, artes e tecnológicas.  Foto: Reprodução Estadão

A Universidade Estadual de Campinas é localizada no bairro de Barão Geraldo, lugar que continha grande cafezais e canaviais. Fundada por Zeferino Vaz, oficializou-se no ano de 1966. Hoje, a Unicamp conta com 24 unidades de ensino e pesquisa, que são divididas em dez institutos e 14 faculdades. Todos os anos a instituição forma 2.500 profissionais, fora os mestres e doutores.

UFRGS

Prédio de Medicina da UFRGS
Prédio Histórico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foto: Reprodução/Cadinho Andrade

Foi em 1947 que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul ganhou esse nome, incorporando as Faculdades de Direito e de Odontologia de Pelotas e a Faculdade de Farmácia de Santa Maria. Atualmente, a instituição de ensino superior possui 95 graduações disponíveis para mais de 30 mil alunos. Os cursos são oferecidos nas 27 unidades de ensino, onde 13 são institutos, 10 faculdades e 4 escolas. A UFRGS oferece cerca de seis mil vagas a cada vestibular. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *