Foto: Reprodução/Divulgação

Filmes, novelas e peças de teatro. Quem nunca cogitou ser ator depois de assistir a alguns desses programas? Mas não pense que é fácil. Para se tornar um profissional da atuação, você precisa cursar Artes Cênicas. 

– Hum, que legal. Como é o curso? 

As Artes Cênicas são um conjunto de técnicas que você aprende para fazer a criação, montagem, direção, produção e interpretação de espetáculos. A atriz ou o ator vai se comunicar com o mundo, emocionar o público e trazer uma reflexão a partir de seus movimentos corporais e voz.

Como você já pode imaginar, esse curso não forma apenas atores, mas também diretores, cenógrafos, críticos, dubladores, dramaturgos e professores. É todo um universo das artes que envolve o nosso corpo. 

Para fazer a graduação você precisa passar no vestibular e fazer uma prova específica, para testar suas habilidades – esse exame específico depende de universidade para universidade. 

No curso, você terá aulas sobre Expressão Corporal, Técnicas de Improvisação, Técnica Vocal, Linguagem Teatral, Audiovisual e roteiro, por exemplo. Além disso, você fará reflexões dentro das áreas da Filosofia, Antropologia, Cultura, História da Arte e Literatura.

Para mandar bem na profissão é preciso vencer a timidez e se soltar. Tem que se permitir a ser criança novamente e derrubar as suas próprias barreiras. Se o seu negócio não for diretamente a atuação, mas sim as inúmeras funções que fazem o espetáculo acontecer, você precisará ser comunicativo. 
 

Conheça algumas universidade que possuem o curso:

USP – Universidade São Paulo
UFG – Universidade Federal de Goiás
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
UnB – Universidade de Brasília
UFBA – Universidade Federal da Bahia
Unicamp – Universidade Estadual de Campinas 
Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

0 Shares:
Você pode gostar também
Leia mais

Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados. O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas...
Leia mais

Engenharia: uma profissão para quem gosta de números

Descubra qual tipo de engenharia é o ideal para você Para quem gosta de cálculos, seguir a carreira de engenheiro é uma boa opção. Esse profissional é responsável por produzir projetos, estudar problemas, planejar soluções, verificar a viabilidade econômica e técnica para o seu desenvolvimento. O estudante que estiver pensando...