Essa pergunta é mais comum do que se imagina. Acabe com a incerteza e fique por dentro de cada curso

Computador, informática, números. Gosto muito de tudo isso, mas qual é o curso certo para mim: ciência da computação, engenharia da computação ou sistemas de informação?

As três opções acima são as graduações mais comuns da área de informática e essa dúvida passa na cabeça de muitos estudantes principalmente por não saber como funciona exatamente cada curso.

Esse foi o caso de Giovanni Cornachini, de 20 anos. Atualmente ele estuda Sistemas de Informação no Mackenzie e programa o site do Stoodi. “Eu fiquei em dúvida, mas escolhi sistemas porque ciência é muito mais a fundo e eu queria aprender mais a parte de gerenciar”, comenta o estudante.

De acordo com ele, a pessoa que estiver pensando em escolher o curso vai descobrir na faculdade como funciona um sistema e como é a experiência de desenvolver esse sistema.

Já Nilson Júnior, de 33 anos, escolheu Ciência da Computação e formou-se na USP. Tudo começou pelo amor aos games e a vontade de programá-los. “Com o tempo eu comecei a gostar mais de algoritmos e esse tipo de coisas”, relembra.

Segundo ele, também programador do Stoodi, se o aluno optar por essa graduação, ele deve esperar muita teoria matemática e pensamento lógico, já que a programação não aparece logo nos primeiros anos.

Para qualquer uma dessas carreiras é necessário o amor pela tecnologia e dinâmica de adaptação, já que a área está constantemente mudando e se reinventando.

Nilson e Giovanni, programadores do Stoodi
“Vai galera, faz pose de trabalho pra gente tirar uma foto”

Conheça um pouco sobre cada graduação e descubra qual a melhor carreira a seguir:

Ciência da Computação

Esse profissional é responsável por desenvolver softwares. O estudante que estiver pensando em fazer Ciência da Computação deve se preparar para analisar as necessidades dos usuários, desenvolver programas e aplicativos, além de gerenciar equipes.

O curso estuda os conceitos e teorias da computação, abordando conhecimentos em estruturas como dados, algoritmos, linguagem de programação, desenvolvimento e análise de sistemas, por exemplo.

Engenharia da Computação

Esse profissional é responsável por planejar e construir computadores, máquinas e equipamentos. Muito parecido com Ciência da Computação, os cursos compartilham algumas disciplinas.

Quem escolhe essa graduação estuda para projetar e implementar tecnologias de hardware e software em equipamentos, sistemas embarcados em dispositivos de vários portes, aplicações industriais e redes de comunicação.

Sistemas de Informação

Esse profissional é responsável pela organização, armazenamento e recuperação de dados. Neste curso são aplicados conhecimentos de administração, negócios e relações humanas. Em resumo, esse profissional é a pessoa que soluciona problemas e resolve a vida de pessoas e corporações.

Com informações do portal Infowester/ Guia do Estudante

Você pode gostar também
Leia mais

Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados. O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas...
Leia mais

Engenharia: uma profissão para quem gosta de números

Descubra qual tipo de engenharia é o ideal para você Para quem gosta de cálculos, seguir a carreira de engenheiro é uma boa opção. Esse profissional é responsável por produzir projetos, estudar problemas, planejar soluções, verificar a viabilidade econômica e técnica para o seu desenvolvimento. O estudante que estiver pensando...