Habilidades socioemocionais: saiba agora o que são!

Entenda agora o que são habilidades socioemocionais!

Habilidades socioemocionais: saiba agora o que são!

Já ouviu falar de habilidades socioemocionais? Não? Pois saiba que esse é um assunto que tem ganhado destaque entre os estudantes. Afinal, eles têm descoberto que elas são úteis não só para o desenvolvimento pessoal, mas também para se destacarem na escola, na faculdade e, futuramente, no mercado de trabalho.

Por conta disso, preparamos este post para deixar você por dentro do que elas representam e como é possível não só adquiri-las, como treiná-las na sua rotina. Para completar, ainda vamos mostrar quais são as habilidades socioemocionais mais importantes.

Quer conferir tudo? Pois vamos à leitura!

O que são habilidades socioemocionais?

O que são habilidades socioemocionais? A resposta é simples. Apesar do nome extenso, elas nada mais são do que competências pessoais de interação, comunicação e socialização que todo ser humano precisa ter para o convívio coletivo.

O motivo é simples: elas são fundamentais para que a sua relação com os demais seja mais produtiva, positiva e eficaz. Isso porque quando elas não são praticadas, é muito mais difícil estabelecer conexões afetivas com as pessoas ou mesmo gerar identificação e solidariedade nos demais.

Inclusive, a ausência delas cria uma percepção ruim ao seu respeito, uma imagem desfavorável que pode afetar e diminuir as oportunidades no seu futuro.

Habilidades socioemocionais nas escolas

Sabia que dá para desenvolver habilidades socioemocionais nas escolas? Pois é, isso é possível porque os colégios são o primeiro local em que temos que lidar com:

  • as hierarquias (por exemplo, coordenador, professor e aluno);
  • o convívio com pessoas diferentes (colegas e funcionários da instituição);
  • as regras impostas sobre o nosso comportamento;
  • a cobrança por comprometimento e resultados nos estudos;
  • a realização de diversas atividades diárias (tanto individuais quanto coletivas).

Tudo isso oferece um cenário perfeito para você entender na prática o que são essas habilidades, treiná-las com frequência e aprimorá-las para o que vem depois: a vida acadêmica e a vida profissional.

Basta lembrar que ambas vão exigir ainda mais a presença delas, uma vez que você já é adulto, assume compromissos científicos e/ou representa a imagem de uma empresa.

Tipos de habilidades socioemocionais

Já explicamos o que são as habilidades emocionais e por que são tão importantes. Porém, você deve estar se questionando — e com razão — sobre quais são elas, não é mesmo? Por isso, não se preocupe! Neste tópico, reunimos as principais para ajudar você a se aprofundar no assunto. Confira!

Empatia

A primeira das habilidades socioemocionais é a empatia. Ou seja, a capacidade de entender que o indivíduo ao seu lado sente as coisas e se comporta de forma diferente de você — e que isso nem é algo positivo, nem é algo negativo.

É normal que haja essa diversidade entre as pessoas e que, em muitos casos, ela seja causada por uma série de questões da vida íntima de cada um. Por exemplo, problemas de saúde, dificuldades financeiras, preocupações familiares etc.

É por isso que a empatia é tão necessária nas relações pessoais, pois ajuda você a entender que o outro pode estar tendo, como diz o ditado, um dia de cão.

Logo, o emocional dele estará abalado e isso vai acabar respingando em tudo o que ele fizer ao longo do dia, inclusive a interação com os conhecidos. Ou seja, a empatia evita que surjam atritos desnecessários e o estimula a ser mais compreensivo e sensível com a dor do outro do mesmo jeito que gostaria que fizessem com você.

Respeito

O respeito anda lado a lado com a empatia. Isso porque ele tem a ver com buscar conhecer e entender a realidade do próximo. Dessa forma, você se torna capaz de interagir com as pessoas sem deixá-las desconfortáveis, causar medo e intimidação ou ainda pior: mexer em velhas feridas.

Afinal, cada pessoa é distinta e tem não só uma história de vida particular, mas também experiências únicas. Vivências que mudam de acordo com a cultura, a raça, a sexualidade, as crenças religiosas, o país de origem, possíveis deficiências físicas etc.

Portanto, saber acolher o outro, deixando de lado as diferenças, é muito importante. É mostrar que a tolerância e a igualdade fazem parte não só do seu vocabulário, mas também das suas atitudes.

Cooperação

Já a cooperação está relacionada a enxergar e valorizar o espaço do outro. A entender que para conseguir se destacar não é preciso assumir todas as tarefas, tirar a oportunidade dos colegas ou ser o único líder possível.

É justamente o oposto: melhor se sobressai quem ganha a admiração do próprio time por tratar a todos com igualdade, por incentivar os talentos e habilidade individuais e por delegar funções em vez de acumulá-las para si.

Autonomia

A autonomia, por sua vez, não se trata de fazer as coisas sozinho, isolando-se da ajuda ou da orientação dos demais. Não tem nada a ver com colocar o individual acima do coletivo, ok?

Ao contrário, significa não ser dependente dos outros para tudo. Por exemplo, para cada decisão a ser tomada ou para cada comportamento a ser adotado.

É, na verdade, saber assumir mais responsabilidades, entendendo que você tem capacidade, conhecimento e habilidade para alcançar bons resultados assim como os seus colegas. Logo, está tudo bem tomar a frente em trabalhos e atividades, pois você dá conta, sim.

Como adquirir?

O bom das habilidades socioemocionais é que você pode não só adquiri-las ao longo de toda a sua vida, mas também moldá-las, adaptá-las e evoluí-las com o tempo. Abaixo, nós mostramos algumas formas de aprendê-las para lhe ajudar nessa tarefa:

  • inspire-se em pessoas com grandes histórias de vida e que têm as habilidades emocionais associadas à trajetória delas;
  • leia mais a respeito desse tema, pois os livros ajudam a esclarecer e trazem exemplos bem práticos e didáticos para você fixá-los;
  • inicie o seu processo de autoconhecimento para entender quais habilidades você já tem, quais pode melhorar e quais ainda precisa desenvolver. A terapia pode ser bastante útil nesse processo;
  • saia da sua zona de conforto e comece a se relacionar com indivíduos opostos àqueles com quem você normalmente convive, pois eles vão ajudar você a exercitar a empatia, o respeito, a cooperação etc.

Deu para ver que as habilidades socioemocionais podem ser ótimas ferramentas para você melhorar sua relação com os demais e, ao mesmo tempo, ajudar a construir uma imagem positiva ao seu respeito. Portanto, invista no desenvolvimento dela, pois isso ajudará você a se destacar por onde passar e vai, inclusive, abrir muitas portas o seu futuro profissional!

Curtiu o artigo? Então já que estamos falando também sobre faculdade, prepare-se com tudo para o vestibular, montando o seu plano de estudos com a nossa seleção de exercícios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *