Obstetra: o médico que acompanha a mulher desde a gestação, até o nascimento

Hoje, dia 12 de abril, é Dia do Obstetra. Conheça mais sobre o cotidiano dessa profissão

Obstetra: o médico que acompanha a mulher desde a gestação, até o nascimento

Hoje, dia 12 de abril, é Dia do Obstetra. Conheça mais sobre o cotidiano dessa profissão 
 

 

Hoje, 12 de abril, é dia de celebrar e reconhecer o trabalho dos Obstetras. Essa área da medicina prepara os profissionais para dar toda a assistência às mulheres, desde o momento da gravidez, até o pós-parto. 

O obstetra é o médico que cuida em todos os sentidos da gestação e reprodução humana. Ele avalia, examina e diagnostica tanto a mãe, quanto o feto. Esse médico é responsável também por realizar os partos, participando e acompanhando o momento do nascimento dos bebês.

De acordo com portal Guia de Carreiras, a Ginecologia e Obstetrícia é uma das carreiras mais procuradas pelos médicos recém-formados. Para se tornar um obstetra é preciso cursar os seis anos de Medicina e depois fazer residência de três anos na área.  

Para quem pensa em seguir essa vertente, o gosto pela biologia é obrigatório – será estudado com profundidade os aspectos fisiológicos do paciente. Um diferencial da área é a ligação com a psicologia, já que esse médico vai ajudar muito emocionalmente a futura mamãe.

O cotidiano do obstetra é marcado por consultas, orientações, partos e acompanhamentos. Eles podem atuar tanto no setor público, como no setor privado. Os locais mais comuns de trabalho são os hospitais, as clinicas e, até mesmo, em domicílios. 

Se você ficou em dúvida se tem o perfil indicado para seguir essa profissão, saiba que é preciso ter muito cuidado, zelo, paciência e amor ao próximo. O momento da gestação e do nascimento de um bebê é muito importante para uma família e as orientações devem ser dadas com delicadeza. 

 
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *