Entenda o que faz cada um desses profissionais

 

A Obstetrícia é a ciência que estuda a reprodução humana, desde o momento da gestação até o pós-parto. Para fazer parte dessa área, existem três opções de graduação: Medicina, Obstetrícia e Enfermagem.

Os nomes são bem parecidos, mas estes são profissionais diferentes. O obstetriz, o obstetra e o enfermeiro obstetra atuam no cuidado à mulher e ao recém-nascido, podendo fazer parte de uma mesma equipe.

Se você acha mágico o nascimento de uma criança, gostaria de aprender e trabalhar com isso, mas ainda não sabe ao certo qual faculdade deve fazer, conheça a diferença entre cada uma dessas profissões:  

O obstetriz é o profissional que se forma pelo curso de Obstetrícia – o único no Brasil é oferecido pela USP, no campus da Zona Leste. Ele realiza partos normais de baixo risco e faz atendimento pré-natal. O diferencial da profissão é conduzir o momento do parto de forma ainda mais humanizada.

A enfermeira com especialização em Obstetrícia – graduada em Enfermagem e pós-graduada em Obstetrícia – é chamada de enfermeira obstetra. Esse profissional também só atua em pré-natal e partos normais de baixo risco. Seu diferencial em relação ao obstetriz é que, por sua graduação ser um pouco mais ampla, o enfermeiro pode atuar em diversas áreas, como UTI, Pronto Socorro, Pediatria e outros.

Já o obstetra é o profissional que se forma em Medicina e faz residência em Ginecologia e Obstetrícia. O médico obstetra acompanha o pré-natal, diagnostica patologias, presta assistência ao parto normal de baixo e alto risco, realiza parto fórceps e cesarianas. 

0 Shares:
Você pode gostar também
Leia mais

Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados. O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas...
Leia mais

Engenharia: uma profissão para quem gosta de números

Descubra qual tipo de engenharia é o ideal para você Para quem gosta de cálculos, seguir a carreira de engenheiro é uma boa opção. Esse profissional é responsável por produzir projetos, estudar problemas, planejar soluções, verificar a viabilidade econômica e técnica para o seu desenvolvimento. O estudante que estiver pensando...