Como fazer um seminário? 12 melhores dicas!

Você já sentiu aquele frio na barriga quando o professor pede um seminário? Foi pensando em você que a gente criou 12 dicas para você aprender tudo sobre essa apresentação em grupo!

Como fazer um seminário? 12 melhores dicas!

Prof. Paulo explica o que espera o professor de uma apresentação em grupo

Você tem dificuldade na hora de fazer um seminário? Sempre tem a impressão que poderia ter ido melhor na sua apresentação? Então, relaxe!  Separamos 12 dicas para você aprender como fazer um seminário!

Para quem não está muito acostumado com o nome, seminário é aquela apresentação que fazemos na escola ou faculdade. É uma aula onde um grupo fica responsável por apresentar informações que os outros alunos ainda não conhecem.

Na escola, é muito comum os professores separarem a sala em grupos, delimitar temas diferentes e deixar cada equipe responsável por um assunto. O grupo deve estudar o tema a fundo, montar uma apresentação (que geralmente acontece por meio de slides) e explicar tudo para os outros colegas.

O seminário, além de valer nota, precisa ser o melhor possível por um motivo muito simples: o professor não dará uma aula sobre aquele conteúdo novamente. Então, você tem que ser muito claro e didático para que seus amigos aprendam direitinho a matéria – pois ela cairá na prova.

O que um professor espera de um seminário?

“Esperamos que o grupo se organize de uma forma que todos participem da apresentação. As informações devem ser passadas de forma clara e objetiva. É importante, também, que cada participante se aprofunde em um tópico, mas não se esqueça de fazer um relação entre todos os pontos”, afirma o prof. Paulo.

Segundo ele, os alunos devem procurar o tema central do trabalho para expor para a sala. “Recomendo ter alguém fazendo a introdução e conclusão do trabalho, para amarrar bem as informações”.

Outra dica que o professor dá é separar em parte expositiva – aquele momento em que os membros do grupo passam as informações para a sala – e debate do tema – quando todos os alunos da sala pensam juntos sobre o assunto a partir das informações dadas.

Montamos uma lista com 12 passos para você entender como fazer um seminário perfeito.

Como fazer um seminário: 12 dicas para você mandar muito bem no seu

1. Assim que receber o tema, faça uma pesquisa prévia com seu grupo.

2. Quando vocês já souberem um pouco mais sobre o assunto, é hora de destacar o tema central do trabalho e separar alguns tópicos importantes que devem ser passados durante a apresentação.

3. Organizem-se de forma que todos os membros do grupo consigam participar – tanto da pesquisa e elaboração do trabalho, quanto da apresentação no dia do seminário.

4. Monte um slide bem clean para passar as informações de forma clara para os outros alunos.

5. Procure referências de quem já discutiu o tema para fundamentar o seu trabalho.

6. No slide, coloque algumas palavras pontuais e não a sua fala inteira.

7. Quando ele estiver pronto, reúna o grupo e simulem uma apresentação.

8. Relacione todas as informações passadas pelo grupo.

9. Se possível, leve exemplos para ficar mais visível e aplicável a informação passada.

10. Apresente uma bibliografia no final do material para mostrar de onde vocês tiram as informações.

11. Separe um tempo para responder eventuais dúvidas.

12. No dia da apresentação, não leia os slides – mostre que você domina o assunto.

Agora que você já aprendeu o passo a passo de como fazer um seminário, é hora de apresentar o seu seminário para a turma e arrasar! Depois conta para gente como foi aqui nos comentários

Você também vai gostar de:

O que é Globalização? Entenda tudo sobre esse processo e sua influência no mundo

O que foi o Iluminismo: características, principais pensadores e tudo que você precisa saber sobre esse assunto!

Grandes navegações: o que foram, objetivos e consequências desse período

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *