Um cronograma de estudos é uma ferramenta de grande auxílio para quem tem muito o que estudar, dentro de uma rotina apertada e repleta de obrigações e afazeres.

Sabemos que é difícil conciliar o trabalho ou a escola com a rotina de estudos pré-vestibular. Mas, em primeiro lugar, vamos deixar bem claro que estamos falando de algo muito importante para o seu futuro e que você não pode deixar de lado.

É preciso ter foco e ser organizado, planejando o dia a dia de estudos de modo que seja possível conciliar tudo. Existem muitas maneiras de se fazer isso, como no caso do cronograma de estudos, que vamos mostrar aqui.

Você já sabe que para entrar na universidade que deseja, precisa estudar muito, mas isso não significa passar o dia todo com livros e cadernos e deixar o resto da sua vida de lado.

Inclusive, muitas pessoas não podem ter uma rotina como esta, como no caso de quem está terminando a escola ou já trabalha. Por isso, o segredo aqui é organização.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar o que é um cronograma de estudos para você que vai prestar vestibular em 2021, sua importância para os vestibulandos, como fazê-lo, além de dar dicas de como elaborar e seus benefícios. Confira!

O que é cronograma de estudos?

O cronograma de estudos é uma maneira de organizar a rotina de estudos e seus horários, de modo a otimizar as tarefas de aprendizagem.

Esse método pode assumir diferentes formatos, uma vez que ele depende muito das características e das necessidades do estudante.

Por exemplo, uma pessoa que tenha um notebook para escritório em mãos para acessar a internet a qualquer momento vai elaborar um cronograma diferente daquela que precisa consultar muitos livros.

Você pode apenas definir horários e anotar algumas informações em uma agenda, mas também pode usar uma planilha ou apelar para um planejamento mais sofisticado.

Independentemente do tipo de cronograma que você escolher, ele precisa estar de acordo com a sua realidade, do contrário, você não vai chegar aos seus objetivos.

Importância do cronograma de estudos para vestibulandos

Essa metodologia será a sua maneira pessoal de organizar a sua rotina, para que possa estudar adequadamente o extenso conteúdo de um vestibular.

Ele é fundamental porque funciona como um guia, que evita que você deixe de considerar tudo o que é essencial para o seu aprendizado.

Desde os tempos em que frequentamos uma escola particular infantil ou pública, nos deparamos com um cronograma de aulas e conteúdos organizado pelos professores, certo?

É dessa forma que nos foi possível cumprir toda a grade curricular ao longo da vida escolar, e a mesma situação se aplica quando estudamos para o vestibular. 

Mas, de maneira resumida, o cronograma de estudos é importante porque:

  • Facilita organizar informações;
  • Define prioridades;
  • Traça objetivos de aprendizagem;
  • Organiza os horários;
  • Cria hábitos saudáveis de estudo;
  • Distribui adequadamente os conteúdos;
  • Facilita o conteúdo a ser estudado.

Portanto, organizar a rotina de estudos por meio do cronograma está longe de ser uma perda de tempo.

Dele vai depender o seu futuro profissional em uma grande multinacional que conte com tudo o que há de mais moderno, como catraca com biometria, ou na entrada para o mercado de trabalho na área escolhida.

Agora você já sabe o que é essa metodologia e a importância dela, certo? Então, estamos prontos para apresentar como montar um cronograma de estudos a seguir, no próximo tópico.

Como elaborar um cronograma de estudos

Vamos ao que interessa. Aqui, vamos dar algumas dicas infalíveis para você montar um cronograma eficiente para os seus estudos. São elas:

1. Selecionar as matérias mais importantes

Quando você recebe aquele cartão de visita nutricionista, tem em mão o resultado de um profissional que precisou se dedicar aos estudos para se formar, e uma das maneiras que ele usou foi selecionando as matérias necessárias.

Para que o seu cronograma seja eficiente, separe as matérias por período. Faça uma lista com todos os conteúdos e divida-os por temas, pois isso ajuda na organização.

No caso do vestibular, é interessante você consultar o edital, assim, você consegue incluir em seu cronograma tudo o que precisa priorizar nos estudos.

2. Defina o tempo necessário

O tempo é precioso diante de tantas coisas que precisamos fazer, e isso conta tanto os dias da semana quanto os finais de semana.

Por isso, pense com calma em quanto tempo você precisa para estudar, rever conteúdos e ler todos os textos.

A resposta depende da complexidade do assunto e das facilidades e dificuldades que você tem com cada um deles. Além de assistir aulas e ler, em alguma matéria, como língua estrangeira, química ou física, você precisa fazer alguns exercícios.

Um bom tempo estimado para fazer tudo isso seria de, pelo menos, duas horas, todos os dias. Mas nós sabemos que nem todo mundo tem esse tempo disponível, então o ideal é adequá-lo à sua rotina.

3. Estabeleça suas metas de estudo

Um cronograma bem estruturado é fundamental tanto para uma aula de inglês infantil, quanto para uma prova da importância do vestibular.

É essencial para manter a rotina, mas para evitar distrações e situações que tiram o seu foco, é importante definir objetivos de curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, no caso do vestibular, a sua meta de longo prazo é absorver bem todo o conteúdo para passar no curso na universidade que deseja.

Mesmo as metas menores fazem toda a diferença, como concluir matéria por matéria, terminar um livro e dominar todas as fórmulas de matemática.

4. Escale suas prioridades

As prioridades dizem respeito aos estudos, mas também a outras atividades, como o trabalho, a vida social e o descanso.

Por exemplo, nós precisamos dormir, visto que a ausência de sono atrapalha os seus rendimentos. Portanto, nada de cair na falácia de “estude enquanto os outros dormem”, afinal, o seu corpo precisa recompor as energias.

A alimentação também é um fator de peso, pois ninguém consegue se concentrar direito quando está com fome. Nada de fazer lanchinhos o dia todo, você deve almoçar e jantar, além de tomar um bom café da manhã.

Portanto, para dar conta de tudo, você não deve sacrificar as suas noites de sono ou os horários das refeições. Que tal adiar o cineminha do sábado à tarde para estudar? A gente sabe que o lazer é essencial, mas um filme em casa pode compensar, não é mesmo?

Estude para as provas com antecedência, um pouco por dia e não tudo de uma vez em uma única semana. Não é assim que funciona o vestibular, e se você cair nessa, vai ficar difícil passar na prova.

5.    Lembre-se dos imprevistos

Os imprevistos acontecem a todo momento, como quando esquecemos de limpar o banco plástico para jardim da nossa casa para uma ocasião especial.

Na rotina de estudos não é diferente, por isso, ao montar o cronograma, inclua alguns imprevistos, como a ida ao supermercado, alguém que precise da sua ajuda, entre outros.

Para lidar com eles, separe um tempo para repor tarefas que você deixou de fazer (por motivo de força maior), pois assim você garante que seus estudos estejam sempre em dia, principalmente aqueles que você tem mais dificuldade.

Benefícios do cronograma de estudos

O cronograma de estudos traz muitas vantagens, a começar que você pode ter uma linda agenda personalizada com nome para ter ainda mais vontade de aprender.

Só que este não é o único benefício de ser um estudante bem organizado, uma vez que com um cronograma, você aprende a ser uma pessoa mais disciplinada.

A disciplina é uma qualidade que devemos levar para a vida toda, principalmente profissional, então se o seu objetivo é ser um profissional de sucesso, ser disciplinado é o primeiro passo, tão importante quanto a graduação.

O cronograma nos ajuda a ser mais organizados, visto que ele estrutura a nossa rotina e não deixa que a gente se perca no meio de tantos afazeres e informações. Sem organização, fica difícil atingir qualquer objetivo, do mais fácil ao mais difícil.

O foco também melhora, pois em vista de um cronograma, você sabe o que é necessário fazer e quando para chegar ao seu objetivo, seja para passar no vestibular como para fazer uma boa manutenção impressora laser.

Conclusão

O vestibular é uma etapa muito importante, uma vez que é quando o estudante está definindo a sua carreira, a profissão que vai exercer por boa parte de sua vida.

Chegar lá não é um bicho de sete cabeças, mas exige dedicação, esforço e organização, e o cronograma de estudos existe justamente para te ajudar a obter essas três características.

Independentemente da profissão que queira seguir, para passar em uma boa faculdade, é preciso mostrar que domina os conteúdos da prova. É dessa forma que você se qualifica para ser um bom aluno.

Com as dicas que demos aqui, temos certeza de que você vai ser capaz de elaborar um cronograma de estudos adequado e que vai passar no vestibular no próximo ano!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...