Desde o planejamento até a manutenção dos estudos. Veja como fazer

Foto: Blog O Antes do Amanhã

Estudar é essencial para qualquer vestibular, pensando nisso, separamos 7 dicas que vão guiar a organização dos seus estudos.

Descubra o que fazer para otimizar o aprendizado, desde o planejamento das matérias e a escolha das disciplinas até a manutenção da rotina e dos estudos.

1. Leia o edital e identifique as matérias que vão cair oficialmente

A primeira coisa que cada aluno deve fazer é descobrir qual conteúdo vai cair no exame. Sabemos que os vestibulares cobram o material do ensino médio, mas não pare por aí. A dica é conferir o edital – para identificar as matérias que precisa focar e montar um cronograma de estudos. Separe por semana, mês, como quiser. Mas não deixe de se planejar. Fazendo isso, será mais fácil manter a rotina de estudos.

2. Estabeleça metas diárias

Depois de ter uma ideia geral, é importante estabelecer metas diárias. Defina determinado número de horas de estudo ou até liquidar um assunto. As metas servem de motivação e ajudam o aluno completar seus objetivos com maior facilidade.

3. Escolha um local para seus estudos

Reserve um lugar adequado para se concentrar. Como o prof Davis disse em um post anterior procure um lugar confortável, mas nem tão confortável. Ser organizado, espaçoso e longe das distrações é fundamental para quem espera por bons resultados.

4. Procure estudar sempre no mesmo horário, a mesma quantidade de horas

 
Tente seguir uma rotina sempre com o mesmo horário. Isso pode ajudar o corpo “se acostumar” e evita que o aluno sinta sono durante o estudo.

5. Estude uma matéria por vez

Estude cada matéria por dia e intercale as áreas de conhecimento durante a semana. Por exemplo, se hoje o estudo foi destinado à matéria de literatura, procure dar uma folga para a mente e aborde no dia seguinte os conteúdos de química. Depois, você pode estudar geografia e assim vai…

6. Conheça as características do vestibular que você quer passar

Procure saber como determinado vestibular aborda os assuntos específicos. Uma coisa que é muito eficiente para isso é resolver provas das edições anteriores. Quando você estiver fazendo esse exercício, preste atenção em quantas questões abordaram a ecologia e quantas abrangeram o tema saúde em biologia, por exemplo. Depois de contar, analise e tire suas conclusões.

7. Separe um dia para se organizar

Caso você perceba que está se perdendo no meio de tantos materiais e prioridades, reserve um dia para repensar e reorganizar seus estudos. Pode parecer uma perda de tempo, mas na verdade é um ganho enorme, principalmente em relação ao aproveitamento e produtividade.
Ter um plano de estudos pode facilitar tudo isso, mas seguindo essas dicas o aluno já sentirá uma diferença notável em sua rotina de estudos.

Não se esqueça: liste prioridades, planeje, acompanhe sempre o calendário, desconecte-se de distrações e seja disciplinado. A melhor recomendação: foco nos estudos!  

0 Shares:
Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...