Como montar um cronograma de estudos? Saiba agora!

Veja como montar um cronograma de estudos e desbanque a concorrência na prova do Enem.

Como montar um cronograma de estudos? Saiba agora!

Você sabia que a desorganização pode ser uma grande inimiga de quem quer manter uma rotina de estudos? Sem o devido planejamento, o estudante não faz o tempo render e tem a sensação de que a performance é deficitária. De olho na sua preparação para o Enem ou para os demais vestibulares, selecionamos dicas importantes de como montar um cronograma de estudos.

Quer se dedicar integralmente, aumentando as suas chances de entrar em uma boa faculdade ou conseguir uma bolsa via ProUni? Então, continue lendo este post!

O que é um cronograma de estudos

Ocronograma de estudosé uma maneira de organizar a rotina, definindo horários direcionados a cada matéria, auxiliando no processo de aprendizagem.

Trata-se de um método para melhorar os resultados, com impacto direto na performance do estudante. Um exemplo parecido é o de um atleta, que se dedica integralmente ao longo dos meses com foco em determinada prova.

Com o cronograma, é possível inserir objetivos e metas de olho em uma conquista maior, como a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em um quadro, você pode definir as disciplinas que serão estudadas em cada dia, montando um planejamento de longo prazo. Ao concluir cada etapa, é indicado fazer revisões para fixar ainda mais os conteúdos.

Dessa maneira, no término dos estudos, certamente você estará devidamente preparado para conquistar uma boa pontuação na prova.

Para que serve um cronograma de estudos

O cronograma é uma espécie de guia ou mapa da sua preparação rumo às provas. Essa é uma das muitas definições de um cronograma de estudos, que organiza a sua rotina.

Esse é um verdadeiro norte, que contribui com a definição das prioridades, a organização da grade dos horários e o foco naquilo que realmente importa.

Ao definir um cronograma, você pode tomar várias ações, tais como:

  • distribuir os conteúdos de acordo com o tempo disponível;
  • ver melhor o conteúdo que precisa ser fixado;
  • criar e manter hábitos saudáveis de estudo;
  • valorizar a disciplina.

O cronograma de estudos otimiza o tempo e tem impacto direto no aumento da produtividade. Isso significa que você consegue render mais e pode conciliar melhor os estudos com as atividades do dia a dia — até mesmo quem trabalha consegue se organizar melhor.

Como fazer um cronograma de estudos

Na hora de saber como montar um cronograma de estudos, vale a pena seguir algumas dicas sobre a estrutura do modelo.

Você pode montá-lo na forma de planilha no Excel, em um quadro ou contar com plataformas específicas, muito recomendadas para auxiliar na sua preparação.

No cronograma, coloque todas as suas atividades e os compromissos prioritários. É importante traçar planos e ser sincero com a sua realidade para não gerar frustrações.

Reserve horários que estejam realmente disponíveis para os estudos e nunca faça promessas que não possam ser cumpridas.

Trace metas e objetivos, e deixe tudo bem à vista para motivar o cumprimento das etapas.

Insira horários para se alimentar, para relaxar e, principalmente, para pegar firme nos estudos. Você pode utilizar alguns métodos para facilitar o seu dia a dia. Confira alguns deles.

Pomodoro

Esse método auxilia na manutenção da concentração por exatos 25 minutos. Nele, é preciso elaborar uma lista com as tarefas que devem ser executadas e que podem ser realizadas nesse período.

Após a conclusão dos 25 minutos (um Pomodoro), elimine da lista o que foi executado e faça uma pausa de 5 minutos, começando um novo Pomodoro. Uma pausa de 30 minutos é sugerida após a conclusão de quatro Pomodoros, ou seja, uma hora de estudos.

Ciclo circadiano

O ciclo circadiano é exatamente o conhecimento de cada pessoa sobre o próprio organismo. Se você rende mais de manhã e tem esse período livre, aproveite-o ao máximo.

Isso acontece porque é o momento em que o seu organismo está regulado, com tudo equilibrado, como níveis hormonais, horário de sono, temperatura corporal, metabolismo etc.

Ao colocar em prática o ciclo circadiano, haverá mais disposição para você cumprir o cronograma de estudos.

cronograma de estudos

Dicas

A primeira dica para você não se perder é ter organização. Para cumprir um roteiro de estudos, é importantíssimo reservar um local adequado, que seja silencioso e com boa estrutura na sua casa.

Procure se acomodar confortavelmente e tenha sempre em mente o seu objetivo. Analise a sua disponibilidade de horários e mantenha a disciplina.

Busque sempre a motivação e reserve tempo para atividades físicas e de lazer. Também é importante fazer provas antigas, como edições anteriores do Enem.

Caso você trabalhe, não perca tempo livre. É preciso abrir mão de certas situações de olho em um ganho futuro — claro, tudo dentro do equilíbrio.

Alimente-se bem e mantenha o corpo hidratado. Fique por dentro das notícias e explore os recursos tecnológicos, como as plataformas que auxiliam na criação de um cronograma de estudos. Veja mais dicas:

  • conheça sua rotina;
  • defina horários para estudar;
  • reserve um ambiente de estudos tranquilo;
  • defina um método;
  • faça um planejamento;
  • reserve tempo para descanso e lazer.

Cronograma de estudos do Stoodi

Um bom método para você aprender como montar um cronograma de estudos é por meio do Stoodi.

Ele funciona da seguinte forma: você informa qual é o tempo disponível e a plataforma monta um plano de estudosexclusivo para você.

Com ele, será possível assistir a videoaulas com todas as matérias que caem tanto no Enem quanto nos outros vestibulares, com um banco de exercícios e a ajuda de monitores.

Além disso, resumos são disponibilizados, com os conteúdos organizados e bem estruturados. As redações são corrigidas por professores qualificados e há planos que cabem no seu bolso.

Há vários exemplos de pessoas que conseguiram pontuações excelentes no Enem, abrindo um leque de opções referentes às faculdades.

Agora que você já sabe como montar um cronograma de estudos, coloque o foco em prática e fique a um passo de ter sucesso na sua futura carreira!

Quer testar o nosso plano de estudos gratuitamente? Então, aproveite e veja como ele funciona!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *