Dormir pouco pode prejudicar o aluno que precisa de muita concentração para aprender e memorizar uma grande lista de conteúdos

Foto: reprodução portal Super Interessante

 

Você sabia que o sono pode influenciar diretamente no seu aprendizado? Pois é, pessoas que dormem mais têm maior facilidade em memorizar e entender conteúdos complexos.

Isso foi comprovado pelo pesquisador William Killgore, da Escola de Medicina de Harvard. Ele afirmou que a atenção é restabelecida durante o sono – e esse fator faz muita diferença no dia a dia do estudante.

William explica que é por esse motivo que as pessoas que dormem pouco têm dificuldades com a criatividade.  Essas informações foram disponibilizadas por meio de uma série de livros científico, chamada Progress in Brain Research, em 2010.

É claro que dormir mal um dia não afetará tanto no seu desempenho. Esse estudo leva em consideração os efeitos de longo prazo no aprendizado.

O diretor de pesquisa do Instituto de Neurociência de Natal, Sidarta Ribeiro, também procurou entender a relação do sono e o aprendizado. Em matéria disponibilizada no portal natalneuro.org, Ribeiro explica que “o sono é a digestão da memória”. É quando estamos dormindo que o corpo realmente guarda e armazena as informações.

Apesar do aprendizado se concretizar mais facilmente após as 8 horas dormidas de sono durante a noite, tirar um cochilo depois do almoço também pode ajudar no desempenho do aluno.

Isso tudo porque quando estamos acordados nosso corpo gasta algumas substâncias químicas. Durante o sono acontece a reposição desses elementos e os hormônios são regulados.

Ou seja, quanto mais acordado, mais você exige esforços do seu corpo e gasta essas substâncias. Ao dormir pouco, você não terá a reposição necessária e ficará literalmente limitado.
 

Confira 5 gifs que resumem a vida de um estudante que dorme pouco: 

 

Acordar nunca é facil

Acordar nunca é fácil quando estamos com sono

Nessas horas todo lugar é confortável para mais 5 minutos

acaba apagando em qualquer lugar

 

Mas chega uma hora que é preciso criar coragem e levantar

Mas chega uma hora que é preciso criar coragem e voltar aos estudos

 

Se for preciso, descanse os olhos

Apenas descansando os olhos

 

E foco nos estudos! 

E foco nos estudos

0 Shares:
Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...