Devo estudar nas férias ou dar uma pausa?

Veja a opinião dos nossos professores

Devo estudar nas férias ou dar uma pausa?

Veja a opinião dos nossos professores

Foto: reprodução/divulgação

Depois de um ano inteiro de estudos, até que enfim ela chegou! Nada melhor do que as férias, não é mesmo? Agora você terá mais tempo para fazer as suas coisas. Mas, e aí? Já sabe como você vai aproveitar esse tempo? Agora é hora de estudar mais ou de dar uma descansada? 

Perguntamos para alguns dos nossos professores o que eles acham mais indicado para esse momento. Confira a opinião deles:

Antes de falar qualquer coisa, é muito importante dizer que existem dois tipos de alunos: aqueles que já prestaram as provas deste ano e aqueles que ainda farão a 2ª fase de algum vestibular. 

Para quem só está esperando os resultados e já fez o que tinha para fazer esse ano, “é importante dar uma pausa”, diz o professor Paulo. O estudante precisa dar uma descansada para voltar com a corda toda e segurar o ritmo de estudos até o fim do ano. 

O prof. Rafa sugere que esse mesmo aluno dê uma pausa estudando (?). Calma, parece confuso, mas ele explica certinho. 

De acordo com o professor, agora não é o momento de pegar nos livros e dar aquele gás enorme, pois esse aluno chegará muito cansado no final do ano que vem. Porém, é importante que ele aproveite esse momento mais light para se atualizar, fazer uma leitura de revistas interessantes, assistir um jornal ou outro e não deixar para SÓ descansar. 

“Estude de forma tranquila. Veja algumas provas antigas sem se forçar muito, mas nunca deixando para trás”. Assim você consegue ficar atualizado e aproveitar esse momento para fortalecer o seu psicológico. 


 

Para aqueles que vão fazer a segunda fase dos vestibulares, a recomendação é outra. “Agora é tempo de estudar que nem louco. Procure ter foco total, veja alguns vídeos de revisão, faça exercícios e resolva questões de segunda fase de provas anteriores”, diz Paulo. 

Ele sugere isso, pois já deu certo no seu caso. Além de ter cursado Matemática, ele passou na Fuvest no curso de História e agora está fazendo Direito. Nessas últimas duas vezes, essa foi a estratégia dele. 

Segundo o professor Davis, essa é uma ótima oportunidade para colocar a matéria em dia e fazer revisões. Porém, não se esqueçam que as festas estão por vir. Mesmo com o ritmo acelerado, “se dê uma semana de descanso entre o Natal e Ano Novo”. Assim, você aproveita com a família e coloca a cabeça em ordem. 

Vale lembrar que cada caso é um caso, então não existe recomendação 100% ou fórmula mágica a se seguir. Veja o que funciona melhor no seu caso e respeite seus limites. 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *