Dicas práticas para aprender a revisar as matérias para vestibulares

Dicas práticas para aprender a revisar as matérias para vestibulares

Durante o período que antecede o vestibular, muitos jovens se veem diante da mesma dúvida: como revisar matérias para o dia do exame? Afinal, uma boa revisão pode ser o ponto de virada para que um candidato se sobressaia à concorrência.

Muitos, por exemplo, pesquisam por métodos que ajudem na concentração e na otimização, como a técnica pomodoro. Porém, só ela não é o suficiente. É preciso colocar em prática algumas ações para estruturar e tornar mais eficiente os seus estudos.

Justamente por isso trouxemos as melhores dicas para lhe ajudar a ficar pronto para encarar e gabaritar qualquer vestibular. Acompanhe e saiba mais!

Adote uma rotina para ter como revisar as matérias

Ao contrário do que muitos podem pensar, ter um cronograma de estudos não é útil apenas quando você está iniciando os seus estudos preparatórios para o vestibular.

Ele também faz a diferença para quem quer fazer uma boa revisão. Isso porque, por meio dele, você organiza como e quando ela vai correr. Por exemplo, o período total de revisão vai durar 20 dias para 10 matérias diferentes.

Porém, em vez de dividir de maneira básica, colocando dois dias para cada disciplina, o seu planejamento vai otimizar o tempo disponível. Isto é, destinando a maior parte dele para aqueles conteúdos que demandam mais a sua atenção.

Então Matemática, Física e Química podem acabar com três dias cada, enquanto História, Inglês e Geografia podem acabar com um dia cada.

Faça um checklist de tarefas

Não abra mão de, na hora de revisar, ter um checklist de tarefas para cada uma das disciplinas cobradas no edital do vestibular que você fará. Isso porque não basta a leitura para revisitar o conteúdo estudado. É necessário que você também exercite continuamente tudo aquilo que aprendeu.

Isso porque o treino permite que você observe, na prática, o quanto foi memorizado até aquele momento, quais assuntos levam mais tempo para serem respondidos, que tipo de questão causa mais erros e por aí vai. Uma dica útil é intercalar a leitura de um conteúdo com a realização de exercícios sobre ele logo em seguida.

Faça bons resumos e anotações

Uma terceira dica de como revisar as matérias é pensar em estratégias de memorização dos conteúdos, tanto para aqueles mais teóricos quanto para aqueles que envolvem fórmulas.

No primeiro grupo, por exemplo, há um predomínio grande de teorias, conceitos, correntes de pensamento, movimentos literários e afins. Ou seja, há bastante texto e, por vezes, ele traz datas ou nomes específicos (de indivíduos, acontecimentos, eventos ou períodos).

Para facilitar a fixação dessas informações, vale a pena apostar em resumos e alternativas similares a ele, como questionários breves, mapas mentais e flash cards.

Já o segundo grupo é mais sucinto no quesito textos, uma vez que é composto por matérias mais práticas. Contudo, ele envolve desde equações simples até equações mais extensas. Nesse caso, é interessante ter anotações dessas fórmulas e trabalhar técnicas mnemônicas que ajudam a decorá-las com mais praticidade e rapidez.

Aprenda a priorizar

Estudar o que se gosta é, sem dúvidas, uma atividade estimulante. Afinal de contas, você domina aquele tema e tem facilidade não só para assimilá-lo, mas também para se aprofundar em aspectos mais complexos dele.

Porém, um vestibular não se trata de aprender e revisar apenas o que lhe agrada, não é mesmo? Há várias disciplinas envolvidas e, naturalmente, vai existir uma ou mais delas com as quais você tem menos afinidade.

Por isso, é importante reconhecer esse fato e aprender a priorizar justamente essas matérias na hora de rever seus resumos e anotações. Assim, você consegue se preparar de forma mais igualitária para todas as áreas do conhecimento que são cobradas no exame.

Conte com o auxílio da tecnologia

A tecnologia também pode ser uma aliada para quem quer saber como revisar as matérias. Isso porque plataformas como a Stoodi oferecem videoaulas, resumos completos das matérias, atividades de monitoria e exercícios para você treinar os seus conhecimentos.

O melhor de tudo é que você consegue personalizar a sua revisão conforme as dificuldades que tem em Química, Biologia, Gramática, Literatura etc.

Explique o assunto para um colega

Você costuma estudar ou mesmo revisar as matérias com os seus amigos e/ou colegas de escola? Pois aproveite esses encontros para assumir o comando e exercer o papel de professor. Ou seja, você vai ensinar aos demais e, inclusive, tirar as dúvidas que eles têm sobre o conteúdo da disciplina que está sendo trabalhada.

O motivo de fazer isso é bem simples: o ato de explicar um assunto para alguém requer que você simplifique, use referências, faça analogias, dê exemplos e afins. Ou seja, atividades que exercitam não só o seu raciocínio e memória, mas principalmente o seu nível de domínio sobre o tema.

Não deixe nada para a última hora

Tenha em mente que durante a revisão é possível que você perceba que já não recorda tão bem determinado conteúdo. Também pode acontecer de haver mais dúvidas do que o esperado sobre um conceito, fórmula ou teoria.

Para completar, você ainda pode descobrir um assunto extra relacionado a um tópico que estudou na disciplina X ou Y no qual vale a pena se aprofundar. Isto é, situações que vão demandar mais horas ou mesmo dias de aprendizado.

Logo, se você deixa para revisar na última hora — um ou dois dias antes do vestibular, por exemplo —, é inevitável: as chances serão pequenas de se ter tempo hábil para correr atrás do prejuízo. Por isso, programe a sua revisão para ocorrer durante as duas semanas que antecedem as provas. Assim, em caso de imprevistos, há como ajustar os seus estudos.

Resumindo: saber como revisar matéria para o vestibular vai além de estender os seus estudos regulares. É, na verdade, um importante recurso que você tem para aumentar a fixação das disciplinas, identificar e corrigir potenciais problemas no ciclo de aprendizado e estar psicologicamente mais bem preparado para as provas.

Curtiu o post? Pois aproveite que estamos falando sobre esse importante período na vida do vestibulando para saber quais são as diferenças entre Enem e vestibular!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *