Estudando na internet: como usar as redes sociais para aprender

Já imaginou usar sites como o Instagram e o Facebook para estudar? Descubra como usar as redes sociais para aprender!

Estudando na internet: como usar as redes sociais para aprender

Social media influencer receiving likes and positive reactions Free Photo

Imagem: Freepik

Já imaginou usar sites como o Instagram e o Facebook para estudar? Descubra como usar as redes sociais para aprender!

Ter uma conta em redes sociais é a realidade da maioria dos estudantes. Mas você sabia que é possível estudar por esses sites? Veja como usar as redes sociais para aprender!

Sites como YouTube, Facebook e Instagram acumulam milhares de seguidores no Brasil e no mundo.

E assim como existem muitas pessoas que compartilham somente os momentos do dia a dia, há também produtores de conteúdo focados na educação.

Quem usa as redes sociais para aprender está aproveitando ao máximo o potencial desses sites!

YouTube

O YouTube é uma das melhores redes sociais para quem quer aprender. Na plataforma, é possível encontrar canais de professores, cursos e escolas, que compartilham seus conhecimentos de forma gratuita.

Você pode aproveitar o YouTube de três formas diferentes. A primeira, é se inscrever em canais de profissionais da educação ou pesquisar vídeos de acordo com seu cronograma estudantil.

A segunda forma é ao acompanhar as lives. Muitas escolas e cursos transmitem conteúdo diariamente, e permitem a interação com os espectadores.

Por fim, você também pode transformar um vídeo do YouTube em arquivo de áudio para escutar enquanto faz outras tarefas, como lavar a louça ou andar de transporte público.

Você consegue converter vídeos do YouTube para mp3 utilizando softwares específicos, como o UniConverter, que precisa somente do link do vídeo para iniciar a conversão.

Essa terceira forma é bastante útil para otimizar o seu tempo, mas os outros métodos também são interessantes. O ideal é combinar as três maneiras de usar as redes sociais para aprender.

Top view of busy black lawyer checks important details of business contract Free Photo

Imagem: Freepik

Facebook

Nem todo mundo gosta do Facebook, mas o site possui alguns bons recursos para quem tem interesse em usar as redes sociais para aprender.

No Facebook, existem várias páginas dedicadas a dicas de educação. Um bom exemplo está nas páginas que ensinam regras gramaticais e publicam orientações básicas diariamente.

Você também pode aproveitar o Facebook para entrar em grupos, que permitem a troca de informações e dão sugestões de estudos.

Nesse caso, é interessante optar por grupos de matérias que sejam difíceis para você. Assim, você tem acesso a uma gama maior de formatos de ensino.

Instagram

Em 2020 o Instagram completou 10 anos e se firmou como uma das maiores redes sociais do mundo.

No Brasil, o Instagram é bastante popular e é possível que você tenha uma conta na plataforma. Mas como usar a rede social para aprender?

Nesse site, a dica é acompanhar as contas de especialistas em diferentes matérias. Existem dezenas de professores online, seja de inglês ou de temas mais complexos, como cálculo.

Porém, para que o acesso ao Instagram seja proveitoso, é preciso que você tenha foco e determine um horário em que você vai conferir somente o conteúdo desses educadores.

TikTok

E quando se trata de páginas como o TikTok, tem como usar as redes sociais para aprender?

A resposta é: sim! Você também pode aproveitar sua conta no TikTok para dar uma incrementada nos estudos.

O TikTok está em ascensão já há algum tempo, sendo que durante a pandemia chegou a 2 bilhões de downloads.

Com tantas contas, encontrar conteúdo educativo nesse site é fácil! Existem muitos educadores que se propõem a dar dicas rápidas de estudos.

De química à redação, não faltam professores que utilizam a rede social para compartilhar seus conhecimentos.

WhatsApp

Para alguns, o WhatsApp não é uma rede social, mas a verdade é que este é o aplicativo mais acessado pelos brasileiros. Então, por que não usar essa plataforma para aprender?

Para o WhatsApp ser proveitoso, você pode criar grupos de estudos com amigos, propondo encontros online semanais ou quinzenais.

Os grupos também são ótimos para compartilhar dúvidas e até disponibilizar materiais de estudos que você encontrar na internet.

Estudar pelas redes sociais

Hand holding smartphone and laptop at the background Free Photo

Imagem: Freepik

Estar fora das redes sociais é praticamente impossível. Mas você pode aproveitar esses recursos e utilizá-los a seu favor.

Ao descobrir como usar as redes sociais para aprender, você consegue otimizar o seu tempo de estudos e fazer o melhor uso dessas plataformas.

Além disso, ao criar outros meios de contato com os conteúdos, que são até mais dinâmicos e interessantes, o seu cérebro se mantém atento para a matéria em questão.

Que tal fazer um teste? Apenas lembre-se de manter o foco nos estudos e evitar as distrações. Assim, suas redes sociais serão mais uma ferramenta útil de aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *