As férias acabaram. E agora?

O fim das férias chegou e você não sabe como voltar a estudar? Veja essas 7 dicas que o Stoodi preparou para você e volte às aulas com tudo!

As férias acabaram. E agora?

Veja como recuperar o ritmo no pós-férias!

Rotina voltando ao normal, você até deu um “pause”’ no seu plano de estudos e agora está cada vez mais difícil de voltar ao normal? Pois é, esses são os sintomas do fim das férias.

Mas fique tranquilo! O Stoodi sabe como é difícil esse momento e separou algumas dicas para você render mais do que nunca.

Está pronto? Então vem com a gente!

 

Dicas para voltar às aulas energizado

1. Não se desespere

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que todos os alunos estão passando pelo mesmo processo agora, e que é perfeitamente normal não produzir muito nessas primeiras semanas.

Um estudo feito pela International Stress Management Association no Brasil, mostra que 23% dos brasileiros sofrem desse “estresse pós-férias”, com desânimo, bastante falta de concentração e indisposição.

Aceite o seu processo de volta às aulas de acordo com o seu ritmo, afinal, as pessoas são diferentes e funcionam de formas diferentes, ok?

 

2. Retome seus horários

Muito provavelmente você acabou desregulando o seu relógio biológico, acordando e indo dormir tarde, em festas, em alguma viagem ou até mesmo relaxando em casa.

É importante que nesse momento você volte para seus antigos hábitos de sono, pois nada mais importante para nossa concentração do que estarmos bem descansados.

 

3. Comece aos poucos

Não adianta você pensar em toda a matéria que você deixou acumular nessas semanas de férias, se desesperando em correr contra o tempo para fazer elas o mais rápido possível.

Desse jeito, você vai acabar se estressando mais ainda e gastar toda a energia que você economizou na folguinha do ano.Tenha calma!

O ideal aqui é você distribuir algumas metas diárias de quanto você vai se dedicar para os estudos. Comece com valores baixos, como uma hora, ou duas.

Vá aumentando aos poucos ao decorrer dos dias, até você se deparar com a quantidade de tempo que você se dedicava antes das férias.

Assim, você deve recuperar o seu ritmo anterior em breve, e com muito mais tranquilidade do que você esperava.

 

4. Faça matérias fáceis

Sabe aquela matéria que toda vez que você tem que estudar o seu coração até dá aquela relaxada? É por ela mesmo que você deve começar!

Comece por aquela matéria que você gosta bastante, que dá vontade mesmo de estudar. Essa é uma maneira prática de você desassociar a volta às aulas com o que é rígido, cansativo e que demanda muito esforço.

 

5. Celebre as pequenas conquistas

Uma ótima tática de fazer o seu cérebro voltar a gostar de estudar é se dar prêmios. A cada vez que você terminar uma matéria, ou um exercício, faça algo que você goste.

A lista pode ser longa, como uma comida bem saborosa, assistir um episódio de uma série, ou até dar um passeio. Você escolhe! Só não vale trapacear e se dar a recompensa mesmo assim, ok?

 

6. Evite distrações

Você pode ter decidido voltar ao ritmo dos estudos, mas muitos de seus colegas ainda não.

Por isso, é legal você avisá-los que você decidiu tomar uma atitude que vai exigir bastante concentração.

Você pode até se afastar das redes sociais, para não cair na tentação de ver as fotos no Instagram de seus amigos na praia, ou em uma festas.

E não se auto-sabote! Vai sentar para estudar? Deixe o celular longe de você. Quem nunca perdeu aquela meia horinha vendo o feed do Facebook, não é mesmo?

 

7. Motive-se!

Com tantas coisas na cabeça, acaba sendo comum a gente esquecer as razões do por que estarmos fazendo aquilo, não é mesmo?

Os exercícios se acumulam e quando a gente vê, nem lembramos mais o curso que a gente queria.

Mas calma aí!

Faça uma lista, com os maiores objetivos que você pretende alcançar com os seus estudos. Uma vaga na universidade pública, passar em medicina, uma bolsa em uma boa universidade…

Lembre-se de que suas metas são maiores do que você está passando agora, não se esqueça que sua vaga está lá, só te esperando!

Gostou das dicas e quer aprender tudo para ir bem nos vestibulares? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *