5 motivos para usar uma ferramenta de CRM na área de educação!

Confira neste post os principais motivos para utilizar CRM na área de educação!

5 motivos para usar uma ferramenta de CRM na área de educação!

Ferramentas de gestão já fazem parte do cotidiano de diversas instituições de ensino em todo o Brasil. Entre elas, a mais utilizada e popular é o CRM. Esse software auxilia os profissionais da educação a se relacionarem melhor com os estudantes e pais de alunos que se interessam por uma determinada escola ou universidade.

Por meio dele também é possível arquivar, em um banco de dados, todo o histórico desses clientes, assim como os gestores também podem criar relatórios de desempenhos sobre diferentes áreas. O que permite a eles analisarem quais setores tem os melhores resultados, e quais deles necessitam de melhorias.  Entre os departamentos que podem ser analisados, destacam-se as áreas de marketing e vendas, por exemplo.

Em resumo, o CRM é uma ferramenta de gestão poderosa, que consegue aumentar a produtividade e permite a melhor comunicação com os clientes. Abaixo, em destaque, estão 5 motivos para usá-lo na área de educação.

1- O CRM ajuda a organizar o fluxo de trabalho

O CRM serve, sobretudo, para que os profissionais que atuam na gestão de instituições educacionais possam a organizar melhor a rotina de trabalho deles.

Na plataforma, eles têm acesso a diversos painéis que podem informá-lo sobre as principais tarefas do dia, da semana e do mês. Além disso, por meio do CRM, é mais simples organizar as cobranças e, ao mesmo tempo, processar pagamentos.

Ter todas essas informações, em poucos cliques, é fundamental para que a instituição de ensino tenha não somente um bom relacionamento com seus parceiros e fornecedores, mas também com os alunos.

crm na educação

2 – Nutrir boas relações é mais simples com um CRM

Para que um empreendimento tenha sucesso, é vital manter uma boa relação com o público-alvo. Se isso é relevante em outros segmentos, imagine na educação. Muitas vezes, o estudante permanece na instituição por anos.

Isso significa que, quando uma pessoa está à procura de uma escola para o filho ou de uma universidade, ela anseia por um relacionamento de longo prazo. Afinal, ninguém deseja mudar de colégio ou de curso a cada semestre.

Portanto, se uma instituição deseja atrair novos alunos, é necessário pensar quais interações podem gerar os melhores resultados. Muitas vezes, essas pessoas ainda estão na fase inicial da procura delas, e desejam saber informações básicas antes de tomar qualquer decisão.

Nesse sentido, é papel da instituição oferecer o melhor suporte a esses alunos, a fim de que eles possam decidir com calma, e superar qualquer objeção que os impeça de efetuar a matrícula.

Anotar todas as informações sobre esses estudantes, e manter esses contatos ativos é quase impossível sem ajuda de uma ferramenta de gestão como o CRM. Por meio do software, assim que o aluno faz o primeiro contato, algum profissional de ensino tem a oportunidade de efetuar o retorno quanto antes.

O CRM pode mostrar ainda quais estudantes que não receberam nenhum contato, e quais deles precisam de um retorno imediato. Além disso, é possível separar esses alunos em diferentes categorias, como curso, idade, áreas de interesse, entre outros segmentos.

3 – Melhor comunicação

Com um CRM a instituição de ensino tem diversas possibilidades para melhorar a comunicação, tanto em relação aos funcionários, mas sobretudo no tocante aos alunos e outros parceiros.

Por meio desse software, é possível realizar a integração com diversos aplicativos de mensagens, como Facebook Messenger, WhatsApp, Instagram (Direct Messages), Skype, entre outros.

A vantagem, nesse caso, é que o CRM possui uma caixa de entrada unificada. Portanto, se um aluno escolheu enviar a mensagem pelo WhatsApp, e outro enviou pelo Facebook, esses conteúdos podem ser acessados utilizando o mesmo software.

Dessa forma, além do CRM manter todas as informações desses alunos em um só lugar, quem realiza o atendimento não precisa pular de um aplicativo de mensagens para outro.Além disso, atender as pessoas quanto antes é muito importante para a elevar os índices de satisfação do público.

A equipe interna pode ainda retirar proveito do messenger integrado ao CRM, o que permite todos os integrantes do time a se comunicarem por meio de um único software.

4 – CRM é ideal para verificar o retorno de investimento em campanhas de marketing

Atrair alunos e divulgar a criação de novos cursos faz parte da rotina de toda instituição de ensino. Para alcançar as pessoas interessadas, o CRM permite que os gestores conheçam as principais características do público-alvo deles, e, dessa forma, analisem qual a melhor maneira de impactar esses estudantes.

Baseados nesses dados, é possível, por meio da integração com ferramentas de automação de marketing, enviar e-mail com um conteúdo sob medida para as pessoas interessadas nos serviços da instituição.

Com o tempo, os profissionais que atuam na área de educação podem avaliar esses relatórios de desempenho, e assim verificar quais campanhas de marketing deram mais certo, e quais delas necessitam de melhorias.

Além dessa estratégia obter maiores chances de sucesso, traz ainda economia de tempo e, principalmente, recursos financeiros.

5 – Maior personalização do ensino

Quando uma pessoa interessada em um colégio ou uma universidade entra em contato com alguma instituição que utilize o CRM, todo o histórico dessa conversação é arquivado no banco de dados do software.

Nesse sentido, é possível analisar quais cursos, por exemplo, são os mais procurados pelos estudantes. Além disso, de acordo com os insights oferecidos por eles, é possível ainda determinar qual a metodologia que melhor se aplica a esses alunos.

Dessa forma, a instituição de ensino tem dados fundamentais para desenvolver uma grade que seja atraente e esteja alinhada com os objetivos de aprendizagem dos estudantes.

Gostou do conteúdo? Então saiba como você pode mandar bem nos principais vestibulares do país com o cronograma de estudos do Stoodi!

Conteúdo produzido por: AmoCRM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *