Resumo: confira o passo a passo para elaborar

Resumo: confira o passo a passo para elaborar

O resumo é uma importante ferramenta de aprendizado, muito utilizada para a memorização e para a compreensão de atividades complexas e longas.

Para conseguir utilizar os resumos com qualidade em uma escola ensino fundamental, é preciso ter atenção e não pular nenhuma de suas etapas principais.

Existe muito conteúdo para ser estudado, principalmente, para estudantes que estão próximos de prestar o vestibular ou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

As matérias são extensas, e muitas vezes é preciso atenção a detalhes para você conseguir resultados.

Por isso, é importante ter uma rotina bem estruturada de estudos, com organização e qualidade. 

Além disso, para garantir um bom aproveitamento de suas leituras e dos exercícios práticos que fizer, o resumo é uma importante ferramenta.

Organizar sua rotina é um passo fundamental para manter a qualidade de seus estudos. Para isso, é importante ter em mente que não adianta passar várias horas preso dentro de livros e exercícios.

O excesso pode desgastar sua concentração, fazendo com que você deixe passar elementos que podem ser importantes. Por isso, o primeiro passo é definir horários para seu estudo. É essencial que você os mantenha com qualidade.

Identifique os horários que você tem livre para dedicar aos estudos. Dessa forma, você consegue se concentrar melhor e aproveitar tudo o que você pode nesse momento, encontrando informações relevantes e pertinentes.

Entretanto, é preciso ser fiel a proposta que você está fazendo consigo mesmo. Procrastinar na hora de estudar pode ser muito prejudicial, por isso evite acompanhar redes sociais, jogos e outras ações que podem tirar seu foco do momento. 

Para se manter focado, uma boa opção é a utilização de metas como uma forma de estimular seu aprendizado sobre uma aula de pilates classico, para lecionar no futuro.

Quando você estabelece metas, consegue identificar sua evolução, o que estimula a procurar ainda mais conhecimento e aumentar suas capacidades.

Você pode criar metas menores, semanais, e maiores que podem ser mensais ou até de mais tempo. 

Dessa maneira, consegue estipular uma forma de estudar muito mais assertiva e que garanta um melhor resultado a longo prazo.

Para conseguir facilitar seu trabalho como estudante, muitas vezes o ideal é criar resumos de suas atividades para conseguir se concentrar nos elementos mais importantes.

O resumo nada mais é do que um texto que apresenta todos os pontos essenciais, fatos e idéias que compõem um determinado tema, mas de maneira abreviada para facilitar a compreensão em uma aula de guitarra avancado.

Muitas vezes, principalmente, quando você estuda múltiplas matérias, o excesso de textos pode ser desgastante, o que prejudica a leitura e o entendimento de uma série de ações.

Quando você elabora um resumo, entretanto, a leitura se torna mais simples, mais orgânica e de fácil captação. 

Por isso, o ideal é que você faça resumos com antecedência às provas, para poder recorrer a estes artifícios quando estiver estudando mais perto da época de realizá-las.

O primeiro passo para a construção de um resumo é a leitura do texto original. Você precisa entender como um texto é realizado e qual a ideia que ele está tentando passar antes de resumi-lo.

Depois, você pode marcar alguns pontos-chave que identifique como essenciais para a leitura, selecionando as pautas mais importantes e assuntos que devem constar em seu resumo.

É importante usar uma impressora a laser colorida para manter suas anotações, caso esteja fazendo-as em um computador.

O terceiro passo para o resumo é diminuir sentenças longas e utilizar o poder de síntese para apresentar um conteúdo muito mais fácil de trabalhar, sem o estresse de ler um texto pesado e com muitas sentenças longas.

Imagem horizontal de uma senhora assustada e perplexa cobrindo o rosto com um livro vermelho, usando tecnologias modernas Foto gratuita

Para que usar um resumo?

Os resumos são usados para facilitar a vida de qualquer estudante. Com a prática, você conseguirá realizá-los rapidamente, possibilitando assim o estudo de várias matérias diferentes sem que isso desgaste muito sua mente ou tome demais do seu tempo.

É importante que no dia, além de estudar, você tenha tempo para realizar outras tarefas, incluindo aquelas de lazer. 

Por isso, é fundamental que você saiba como fazer todas as suas ações de maneira prática e rápida.

Os resumos ajudam nesse ponto, uma vez que conseguem condensar em poucas palavras longos textos, permitindo um acesso muito mais informativo e objetivo para o conteúdo que você está tentando aprender.

Por isso, é fundamental que você compreenda como fazer um resumo com qualidade em um caderno de anotacoes personalizado.

Fazendo um bom resumo

Para conseguir fazer resumos com qualidade, existem alguns passos que você deve trilhar. Dessa maneira, você consegue resultados muito mais assertivos em seus resumos.

Pense no objetivo

O primeiro passo que você deve ter em mente é qual objetivo está tentando conquistar com seu resumo. 

Essa é uma informação crucial para definir o que você irá retirar ou reduzir do texto original.

Além disso, o objetivo traça alguns elementos básicos como:

  • Quantidade de informação;
  • Linguagem para ser utilizada;
  • Maneiras para conquistar o objetivo;
  • Quantidade de texto no resumo.

Dessa maneira, você consegue criar um material muito mais adequado a sua forma de estudar, personalizando o conteúdo para um maior entendimento ao longo de sua rotina de estudos utilizando um caderno personalizado A4.

Atente-se ao material original

O resumo não deseja de forma alguma tirar o mérito do conteúdo original. É importante que você tenha em mente a sua capacidade de produção. 

Dessa maneira, consegue estruturar melhor o conteúdo do resumo para que nada se perca.

Embora seja uma excelente fonte de estudos, é importante que você tenha em mente que o conteúdo original tem uma série de informações relevantes a passar, que servem como base do seu resumo.

É importante que você tenha calma e paciência na hora da leitura do texto original, para garantir que não está passando nenhum elemento para trás.

Outra maneira interessante de identificar a qualidade do resumo é por meio de identificações que serão feitas no texto original. Você pode sublinhar algumas palavras-chave que considere relevantes para voltar ao texto quando tiver dúvidas.

Seu resumo será pautado nestas palavras-chave, uma vez que elas são o principal elemento do texto, e devem ser importantes para manter a coerência sobre o texto novo.

Se você estiver fazendo um resumo de um livro, por exemplo, as palavras-chave indicam pontos importantes. Uma cadeira para escritorio com encosto garante mais conforto para você se concentrar no resumo.

Assim, ao invés de resumir todas as frases de um livro, você consegue se atentar apenas aos elementos importantes de cada capítulo, marcando cada um dos acontecimentos para explorar melhor seu poder de síntese.

Faça perguntas constantemente

Não tenha medo de perguntar as coisas.Em seu resumo, é importante se perguntar o que o autor queria dizer com determinada frase, para quem ele estava se dirigindo e outras perguntas que você julgar pertinentes. 

Isso porque as perguntas dão direcionamento para seu resumo. Indicam para onde seguir e como dar continuidade ao texto, criando uma operação mais coesa e sem tantas voltas para chegar a um objetivo em comum.

Escreva tudo

O processo de resumo é indicado por meio de uma série de interações importantes, que ajudam você a se guiar por um texto longo ou complexo.

Por isso, depois da leitura, é importante que você coloque essas ideias em um papel.

Isso ainda não será o resumo, mas é uma boa forma de iniciar o planejamento e identificar o que você conseguiu absorver do texto.

De forma que conseguirá utilizar com muito mais praticidade o resumo uma vez que o mesmo estiver concluído.

Faça anotações sempre que julgar necessário, pois isso ajuda no processo como um todo.

Evite detalhes

A idéia por trás de um resumo é ser sucinto e apresentar as idéias de maneira geral, com muito menos detalhes do que o texto original. 

A não ser que você esteja em um ponto onde o detalhe é necessário para a compreensão do todo, deixe-o de lado.

Tente fazer com o texto o máximo possível de resumos, conseguindo assim uma estrutura muito mais objetiva com seu texto, sem depender de muitos detalhes ou de complexidade para passar a idéia geral que o texto original quer passar.

Assim, você consegue criar um material com muito mais qualidade em torno desse tipo de idéia. 

Para criar um clima adequado para seus estudos, uma cortina de quarto sob medida pode ser fundamental.

Considerações finais

O resumo é uma ferramenta poderosa de estudo, e deve ser aplicada com muita atenção para gerar resultados cada vez melhores para sua rotina de estudos. 

Para ter que aprender sobre várias disciplinas, é importante conseguir utilizar o poder de síntese.

Por isso, aproveitar o conceito dos resumos é fundamental para conseguir uma absorção melhor dos conceitos de estudo e da prática de aprendizado junto às ações que você toma para si. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *