Assembleia ou assembléia: tem acento?

 

Você sabe qual é a forma correta: assembléia ou assembleia? O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa trouxe muitas soluções, mas também algumas dúvidas quando se trata de acentuação gráfica.

Assembleia tem acento?

Passamos todo o período escolar aprendendo a acentuar as palavras de uma forma e, depois, o que era certo agora está errado! “Assembleia“, “ideia”, “colmeia”, entre outras deixaram de ser acentuadas, uma vez que o novo acordo eliminou o acento das paroxítonas com ditongo aberto.

Segundo essa nova regra, as palavras paroxítonas — aquelas que têm a penúltima sílaba tônica — que contêm ditongo aberto tônico ÉI ou ÓI não são mais acentuadas.

Note, porém, que permanece a diferenciação sonora desse ditongo e apenas no contexto de uso da palavra você saberá se ele é aberto (ÉI), como “apneia” ou “plateia”, ou fechado (ÊI), como “areia” ou “aldeia”.

Na dúvida, consulte o dicionário. Ele vai informar se a pronúncia da vogal tem timbre aberto ou fechado. Com o tempo, você se acostuma às novas regrinhas, não é tão difícil!

Significado de assembleia

assembleia é uma reunião de pessoas que precisam resolver alguma questão, ou mais de uma, juntas. Isso se chama “deliberar”. Elas podem ser membros de um clube, de uma organização ou, ainda, terem sido eleitas pela população para legislar, como é o caso da estrutura política brasileira.

Exemplos do uso de assembleia

Seja pública ou privada, a assembleia precisa ter quórum. Na reunião do condomínio ou no Senado, para que a assembleia possa definir pontos e tomar decisões que sejam válidas para todos, é preciso um número mínimo de pessoas. Veja os exemplos:

Os trabalhadores em assembleia decidiram pela greve.

Foi convocada uma assembleia para deliberar sobre a entrada de animais no condomínio.

Agora que você aprendeu a grafia correta e a regrinha de acentuação dos ditongos, acesse a lista de exercícios do Stoodi e veja como testar seus conhecimentos e aprimorar seus estudos.