Cabeleireiro ou cabelereiro: qual a escrita correta?

Quando você vai cortar o cabelo, vai no cabeleireiro ou no cabelereiro? Venha descobrir aqui!

Cabeleireiro ou cabelereiro: qual a escrita correta?

Certas palavras na Língua Portuguesa causam estranheza na hora de serem pronunciadas. Isso acontece muito nas palavras que apresentam junção entre e” e “i, principalmente se levarmos em conta a forma mais rápida como brasileiros costumam falar.

Uma das palavras que costuma causar confusão é: cabeleireiro ou cabelereiro? Você sabe como escrevê-la corretamente? Então continue lendo!

Significado de cabeleireiro

A forma correta de se escrever é cabeleireiro, de modo que cabelereiro está incorreta. Quando buscamos nos referir a um estabelecimento comercial, a um profissional ou a uma ocupação, adicionamos o sufixo -eiro(a) à palavra.

O problema com cabeleireiro é que as pessoas podem pensar que ela vem de cabelo, mas na verdade a derivação acontece da palavra cabeleira. Assim, a única forma correta de se escrever é mesmo cabeleireiro.

Exemplos de cabeleireiro

  • A minha cabeleireira é uma ótima profissional, você deveria visitá-la!
  • Todas as semanas vou ao meu cabeleireiro pintar o cabelo.

Dia do cabeleireiro

O Dia Nacional do Cabeleireiro é uma data oficial, comemorada em 19 de janeiro. Foi instituída por meio do Decreto de Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012. Uma curiosidade interessante é que seu artigo 5º dizia que ela deveria ser comemorada na data de promulgação da lei, que aconteceu um dia antes da data oficial. Em uma confusão na redação, o artigo seguinte declara que a lei entra em vigor na data de publicação, que de fato aconteceu em 19 de janeiro.

Antes da oficialização, era comum que os profissionais celebrassem o seu dia em 3 de setembro, segundo sugestão da Federação Nacional de Cabeleireiros. Outra data relacionada ao exercício da profissão é 3 de novembro, dia do falecimento de São Martinho de Porres, considerado o padroeiro dos cabeleireiros.

E aí, entendeu porque escrever cabeleireiro é o jeito certo? Então continue acompanhando mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite também para acessar nossas videoaulas e exercícios sobre português e gramática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *