Muitas palavras da Língua Portuguesa geram confusão na hora de se escrever. Nem sempre todo mundo sabe qual a forma correta, principalmente quando as sonoridades são semelhantes.

Esse é o caso do numeral “14”. Você sabe qual é o certo? Catorze ou quatorze? Aprenda!

“Quatorze” e “catorze”: significado e origem

Ambas as palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, podendo ser usadas sem discriminação. “Quatorze” tem como origem a palavra latina quattuordecim e manteve a grafia iniciando com qu.

Já “catorze” também é originada de quattuordecim, mas teve sua grafia alterada de qu para c, de forma a ter a fonética favorecida.

Algumas pessoas preferem falar “quatorze”, por essa forma ser a que mais se aproxima da origem no latim. Já outras dão prioridade à forma “evoluída” do termo, usando “catorze”.

Fato é que, no Brasil, tanto “quatorze” quanto “catorze” são usadas com bastante frequência, além de serem socialmente aceitas. Dificilmente alguém reconhece alguma das duas grafias como errada, algo que acontece com algumas outras palavras.

Exemplo do uso de “quatorze” e “catorze”

Como explicamos logo acima, os usos de “quatorze” e “catorze” são permitidos, ficando assim a gosto do locutor. Alguns exemplos:

  • Quatorze jogadores foram dispensados do nosso time;
  • Catorze jogadores foram dispensados do nosso time;
  • São quatorze horas e trinta e cinco minutos;
  • São catorze horas e trinta e cinco minutos.

“Quatorze” e “catorze” são consideradas formas gráficas variantes para a mesma palavra. Na Língua Portuguesa isso é muito comum, tanto pela influência cultural quanto pelas diferentes origens dos mais variados termos existentes na língua.

Como exemplificado, tanto “quatorze” quanto “catorze” são variações do mesmo termo aceitas no Brasil. Em Portugal, o mesmo acontece, apesar de “catorze” ser mais socialmente aceito. Isso não significa que a forma com “qu”, que se aproxima do latim, esteja errada.

Curtiu nosso post? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas exercícios incríveis para ficar fera no português!

0 Shares:
Você pode gostar também
Onde ou aonde: qual devo usar?
Leia mais

Onde ou aonde: qual devo usar?

Conheças algumas dicas que vão acabar com suas dúvidas     As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em momentos diferentes. Os termos onde e aonde são advérbios que indicam lugar, isso quer dizer que essas palavras atribuem uma característica diferente aos verbos que se referem aos locais....