Cínico ou sínico: é com c ou s?

A palavra cínico é com “C” mesmo? Talvez seja com S. Venha descobrir com o Stoodi.

Cínico ou sínico: é com c ou s?

Aqui no Blog do Stoodi nós já falamos algumas vezes sobre as palavras com “s” e “c”. Elas realmente causam a maior confusão na cabeça das pessoas! Isso acontece porque, na maioria, são palavras homófonas. Ou seja, nós falamos do mesmo modo, mas elas são escritas de forma diferente e possuem significados distintos.

Alguma vez você já teve dúvida sobre como se escreve: cínico ou sínico? No post de hoje, vamos ajudar você a entender a diferença entre essas duas palavras que existem na Língua Portuguesa. Continue lendo e descubra!

Cínico: significado

O termo cínico, grafado com c, é muito utilizado para se referir a alguém que demonstra, em suas ações e comportamento, algum tipo de descaramento, sarcasmo ou deboche. Diz respeito, mais diretamente, àqueles que agem com cinismo.

Dessa maneira, cínico age como um sinônimo dos adjetivos acima, devendo ser usada nesse tipo de situação específica. O vocábulo tem origem no termo grego kynikós, que apresenta o mesmo sentido.

Exemplos do uso de cínico

Abaixo, alguns exemplos do uso de cínico:

  • Por ser alguém muito cínico e fazer comentários inapropriados, João acabou demitido.
  • Você deveria se envergonhar por ser uma pessoa cínica!

Sínico: significado

Por incrível que possa parecer, o vocábulo sínico existe no português, apesar de ser pouquíssimo utilizado nos dias de hoje. O termo é formado por aquilo que chamamos de derivação sufixal, na qual acrescenta-se o sufixo –ico, para sugerir referência a alguma coisa. No caso do termo sínico, faz referência à China.

Em adjetivos pátrios, usa-se sino para se referir a esse país: relações sino-brasileiras.

Exemplos do uso de sínico

Agora, alguns exemplos do emprego de sínico:

  • O presidente foi se encontrar com empresários sínicos;
  • Após a reunião, vários negócios sínicos serão fechados pela empresa.

E aí, curtiu nosso post? Não seja cínico, hein! Aproveite para continuar aqui no Blog do Stoodi e ter acesso a mais posts como esse! Não deixe também de conferir nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar craque no português!

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *