Lazer ou laser: qual é a diferença?

 

Já percebeu como é fácil a gente confundir o jeito certo de escrever palavras com Z e S? Isso acontece porque ambas as letras têm a mesma sonoridade, o que faz com que muitas pessoas confundam na hora de colocá-las no papel.

Isso acontece com muitas palavras, como é o caso de lazer ou laser. Você sabe qual é a diferença entre elas? Continua lendo este post para descobrir!

Como se escreve: lazer ou laser?

Tanto lazer quanto laser são palavras que existem na língua portuguesa e têm grafia correta. Entretanto, o significado e a sonoridade de cada uma são completamente diferentes. Lazer é uma oxítona com sílaba tônica em “zer”. Já laser deve ser pronunciada “lêiser”, uma vez que é proveniente do inglês.

Significado: lazer

Lazer é um substantivo masculino que faz referência a tempo livre, folga, utilizado para diversão ou descanso. Lazer vem do latim licere.

Exemplos

Abaixo, você confere alguns exemplos da aplicação de lazer:

  • Você sabia que meu prédio tem um espaço exclusivo para o lazer de crianças?
  • Estou muito cansado, precisando de vários dias de lazer!
  • Para onde vamos no fim de semana? São muitas opções de lazer para escolher!

Significado: laser

Já o termo laser é, na verdade, um estrangeirismo. Ou seja, é mais uma palavra que sofreu com o que chamamos de aportuguesamento. Nesse caso, tanto a grafia quanto a sonoridade da palavra se mantiveram fiéis ao original, devendo ser lida no inglês “lêiser”.

O laser é uma sigla em inglês que significa amplificação de luz por emissão estimulada de radiação ou, no original, Light Amplification Stimulated Emission of Radiation.

Exemplos

Abaixo, exemplos da aplicação de laser:

  • Minha operação de miopia foi a laser.
  • João removeu uma tatuagem com raio laser.
  • Meu professor sempre utiliza ponteiros laser para as apresentações.

Gostou do nosso post? Então não deixe de conferir nosso plano de estudos. Com ele, você consegue equilibrar suas sessões de estudo com os tão importantes momentos de lazer!