O que narcisismo?

 

Muito da nossa cultura tem como origem os mitos e as histórias da Grécia Antiga. Termos como “narcisismo” são claramente inspirados, tanto em sua grafia quanto em seu significado, em histórias contadas por essa civilização antiga.

Você sabe o que é narcisismo? Quer entender o que faz alguém ser considerado uma pessoa narcisista? Então continue lendo este minipost para descobrir!

Narcisismo: significado

O narcisismo é um termo inspirado no mito de Narciso, que significa amor excessivo à própria imagem. Adotado no século XIX pelos profissionais psiquiatras, ainda veio a ser estudado pelos psicanalistas como um transtorno.

O que é uma pessoa narcisista?

Uma pessoa narcisista é aquela que pode ser considerada egocêntrica, solitária e fechada em seu próprio mundo, no qual apenas sua imagem interessa. Indivíduos com esse tipo de personalidade tendem a apresentar um padrão egoísta, conferindo grandiosidade à própria importância.

Conquistas, bens e posses são extremamente valorizados, aliados ainda a traços de preocupação estética excessiva e necessidade de ser alguém admirado por outros.

O que é narcisismo para Freud?

Para Sigmund Freud, o narcisismo é uma característica presente em todas as pessoas, relacionando-se com o desenvolvimento do desejo sexual inato. Em sua linha de pensamento, o narcisismo consiste em uma perversão sexual de fixação, comum nas fases transitórias da infância.

Para o psicanalista, o narcisismo poderia ser considerado como patologia quando ultrapassasse barreiras, entrando em conflito com noções culturais e éticas, dificultando a convivência do indivíduo na sociedade.

Sinônimos

Por ser um termo baseado em um mito grego, o narcisismo não encontra um sinônimo claro. Entretanto, pode ter características em comum com uma série de outros termos, como vaidade, pedantismo, pretensão, empáfia, orgulho, ostentação, esnobismo, convencimento, soberba e outros.

E você, já parou para pensar se é uma pessoa narcisista? Pensa constantemente no seu sucesso? Se você quiser se dar bem no Enem, então confira logo o nosso plano de estudos!