Plural de cidadão: cidadães, cidadãos ou cidadões?

 

Na Língua Portuguesa, palavras terminadas com o sufixo -ão geram algumas dúvidas, principalmente nas suas formas de plural. Algumas se tornam com -ãos, outras com -ães e nem todo mundo sabe ao certo como cada uma funciona.

Uma dessas palavras é “cidadão”. Você sabe como se escrever corretamente o seu plural? Cidadãos ou cidadões? Confira agora nossas dicas!

Significado de cidadão

Um cidadão é um indivíduo que vive em sociedade, sendo que essa se constitui como um grupo de indivíduos entre os quais existem relacionamentos de reciprocidade.

Como habitante de uma cidade, o cidadão tem o direito de gozar de todos os direitos civis e políticos do seu Estado de nascimento, ou mesmo ao desempenhar os seus deveres para ele.

Ao ter a consciência de exercer direitos e deveres para sua nação, o cidadão está praticando a cidadania. Tanto a família quanto a escola são obrigadas a educar o indivíduo para que se torne um cidadão respeitador da Constituição.

O plural de cidadão é cidadãos.

Cidadão: sinônimo

A palavra cidadão possui alguns sinônimos, de modo que eles variam de acordo com a referência ao mesmo. Como habitante de uma cidade, também pode ser chamado de citadino, morador, residente, natural de, habitante, entre outros.

Já se a palavra se referir a qualquer indivíduo, o leque é ainda mais amplo, sendo possível ter como sinônimos: indivíduo, sujeito, pessoa, elemento, ser humano, etc.

Feminino de cidadão

Cidadão pode ser flexionada no feminino, de modo que deve-se grafá-la como cidadã. No plural, se diz cidadãs.

Exemplos do uso de cidadão

Abaixo, alguns exemplos com a palavra cidadão, no singular e no plural:

  • Todo cidadão dessa cidade tem um papel a cumprir!
  • A globalização nos fez cidadãos do mundo.
  • O presidente se referiu aos cidadãos de bem em seu discurso.

Curtiu nossas dicas? Então continue antenado para ver mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Não deixe também de ver nossas videoaulas e exercícios para treinar seus conhecimentos em gramática e português!