Privilégio ou previlégio: como se escreve?

Você sabe se previlégio é com “e” mesmo? Descubra!

Privilégio ou previlégio: como se escreve?

Uma das palavras campeãs no ranking de erros de ortografia é essa. Na hora de escrever, há quem fique em dúvida: privilegio ou previlegio? Elimine as duas possibilidades, pois a palavra correta tem acento. Então é privilégio ou previlégio?

Saiba o que ela significa e veja exemplos para usá-la corretamente!

Qual é o certo: previlégio ou privilégio?

Já sabemos que a palavra tem acento: é uma paroxítona terminada em ditongo. Aprenda agora como se escreve: privilégio. Isso mesmo, com I na primeira sílaba. Isso também ocorre com o uso incorreto de empedir em vez de impedir, impecilho em vez de empecilho e tantas outras! A dica é memorizar.

Como existem muitas palavras iniciadas por pré-, é comum as pessoas cometerem esse erro. Mas vamos ver a origem dessa palavra, o que significa privilégio e entender porque ela não tem nada a ver com o prefixo?

Significado de privilégio

A origem da palavra é latina: privilegium, que significa “lei excepcional concernente a um particular ou a poucas pessoas”, segundo o Dicionário Houaiss.

Em português, o significado da palavra privilégio permanece: direito, prerrogativa, vantagem ou regalia. Também pode ser usada no sentido de dom natural, sorte ou felicidade. Veja exemplos.

Exemplos do uso de privilégio

  • Catarina tem o privilégio de morar de frente para o mar.
  • É preciso acabar com os privilégios da classe dominante.

Então, já sabe quando se referir a uma pessoa, se ela é previlegiada ou privilegiada? Sabe o que é privilégio de verdade? Poder estudar com várias videoaulas e exercícios disponíveis no Stoodi! Aproveite e cadastre-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *