água é um elemento que sempre está presente na nossa vida — com seu ciclo e casos de poluição — e, por isso, pode aparecer nas questões mais simples e complexas do vestibular. Conhecer a fórmula da água e entender sua aplicabilidade na vida real é fundamental para garantir excelentes resultados.

A seguir, você pode conferir as principais fórmulas da água para aprimorar seus estudos!

Fórmula química da água

fórmula da água é uma das mais conhecidas na Química, sendo composta por dois elementos básicos: o hidrogênio e o oxigênio. Assim, para que a molécula seja formada, dois átomos de hidrogênio devem realizar uma ligação covalente com um de oxigênio, compartilhando seus elétrons.

Conheça as diferentes formas de representação química dessa molécula a seguir!

Fórmula eletrônica

Você sabia que existe mais de uma fórmula para representar as moléculas? Embora elas sejam sempre as mesmas, para facilitar a compreensão da sua formação, os químicos desenvolveram diferentes maneiras de simbolizá-las.

Na fórmula eletrônica da água, os elétrons da última camada do oxigênio são simbolizados por pontos e os de hidrogênio por “x” ao redor do símbolo do elemento. Assim, a água deve ser representada por: H ∙∙ O ∙∙ H.

Fórmula molecular

fórmula molecular da água é a mais conhecida e utilizada por todos, representando por meio de letras e números os elementos e suas quantidades de átomos presentes na substância. Nesse caso, ela é representada pela famosa H2O.

Fórmula estrutural plana

Por fim, a fórmula estrutural plana mostra os pares de elétrons que criam ligações químicas entre os elementos, sempre representado por traços. A água, então, pode ser identificada por meio da representação H — O — H.

Outras fórmulas

Ainda, vale lembrar que existem outras fórmulas da água, sobretudo aquelas que sofreram algum processo de mudança, como a oxigenada e a sanitária. A seguir, você pode conferir essa simbolização!

Fórmula da água oxigenada

fórmula da água oxigenada, também conhecida por peróxido de hidrogênio, é constituída por dois átomos de hidrogênio ligados a dois átomos de oxigênio, isto é, H2O2.

Fórmula da água sanitária

fórmula da água sanitária apresenta uma complexidade, já que é constituída por uma solução aquosa de hipoclorito de sódio. Assim, ela é representada por NaClO + H2O.

Você percebe como saber identificar as diferentes fórmulas da água é fundamental para ter um bom desempenho no vestibular? Lembre-se de revisar com qualidade os conteúdos de Química para garantir resultados ainda melhores, ok?

Aproveite, então, para se organizar seus estudos com nosso Plano de Estudos!

 

 

 

 

Você pode gostar também
Onde ou aonde: qual devo usar?
Leia mais

Onde ou aonde: qual devo usar?

Conheças algumas dicas que vão acabar com suas dúvidas     As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em momentos diferentes. Os termos onde e aonde são advérbios que indicam lugar, isso quer dizer que essas palavras atribuem uma característica diferente aos verbos que se referem aos locais....