Tem ou têm: com acento ou sem?

Campanha Pesquisa de Carreiras

Descubra se a palavra “tem” tem acento ou não!

Você tem dúvidas de acentuação em certas palavras assim como outras pessoas têm? Opa, “tem” tem acento? Sim e não. Na verdade, depende do que você quer falar. Continue lendo e entenda de uma vez por todas quando usar tem ou têm!

 

Como se escreve tem?

Tem ou têm? Essa dúvida cruel surge nos momentos mais inoportunos, como na hora da redação ou em provas discursivas. O problema é que as duas formas estão corretas e tudo depende do contexto em que você está falando.

Você pode usar tem sem acento no singular e tem com acento circunflexo (têm) no plural. Portanto, o verbo ter no plural tem acento! Fácil, não é?

 

Têm ou tem: significado

Para saber como se escreve “tem”, vale lembrar que essa palavrinha é uma conjugação do verbo “ter” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo — eu tenho, tu tens, ele tem, etc.

O verbo ter no plural, ou seja, na terceira pessoa do plural, tem acento circunflexo: “têm”. A única diferença, então, está na pessoa do discurso, ou seja, é preciso saber se está usando singular ou plural de tem.

O que engana alguns estudantes é o fato de outras palavras terem perdido a acentuação com a Nova Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. Mas fique tranquilo, pois têm ou tem continuaram sendo escritas da mesma maneira depois das mudanças ortográficas.

 

Exemplo do uso do tem e têm

Vocês tem ou vocês têm? Agora que você já sabe como se escreve tem no plural e que ele se mantém sem acento no singular, fica fácil acertar. Para reforçar, que tal conferir alguns exemplos?

  • Ele tem uma prova de Língua Portuguesa amanhã. (Verbo “ter” conjugado na terceira pessoa do singular, sem acento);
  • Vocês têm ideia do que vão fazer no final de semana? (Verbo “ter” conjugado na terceira pessoa do pular, com acento).

 

O segredo para não errar mais o uso do tem e têm e, é claro, de outras palavras da Língua Portuguesa — como vem e vêm —, é exercitar para memorizar. Então, que tal estudar um pouco mais na página de matérias do Stoodi e acessar a lista de exercícios?

Campanha Pesquisa de Carreiras