Tucano: características, fotos e mais!

 

O tucano é um dos principais símbolos brasileiros. Conhecido por ser uma espécie visualmente agradável, ele apresenta grande importância ecológica, já que dispersa diversas sementes por todo seu habitat.

Assim, é importante ficar atento às suas principais características, já que elas podem aparecer no vestibular. Boa leitura!

Características dos tucanos

Os tucanos pertencem à ordem Piciforme, da família Raphastida, sendo encontrados principalmente no México, Brasil e Argentina. Por fazerem parte dessa família, os tucanos são capazes de projetar a sua cauda para frente, criando um local seguro para dormir.

É importante destacar que as aves não apresentam hábitos migratórios, optando por viver em bandos e cuidar das proles, alimentando-se de frutas, insetos e pequenas presas.

Comportamento dos tucanos

Não é incomum ver diversos tucanos juntos, alisando suas penas e dormindo no mesmo local. Isso acontece porque eles se desenvolvem em conjunto, sendo bastante dóceis e inteligentes.

Além disso, os tucanos se reproduzem durante a primavera e o verão, criando em média quatro ovos. Esses devem ficar incubados por 18 dias, sendo cuidados tanto pelo macho quanto pela fêmea.

Onde vivem os tucanos?

Mas, afinal, onde os tucanos vivem? Eles podem ser encontrados nas árvores de regiões tropicais, principalmente em fendas e ocos. Esses locais devem apresentar segurança para garantir a vida em bando.

Espécies de tucanos

Atualmente, existem muitas espécies conhecidas de tucanos nas regiões tropicais. Dê uma olhada nas principais:

  • Tucanunçu, encontrado no Brasil (Amazônia e cerrado), Paraguai, Bolívia e Argentina;
  • Tucano-grande-de-papo-branco, encontrado no Brasil, Venezuela e Bolívia;
  • Tucano-de-bico-preto, presente em maioria no Brasil;
  • Tucano-de-bico-verde, presente no Brasil, Paraguai e Argentina.

 

Estudar sobre o reino animal, principalmente as espécies características do Brasil, é uma etapa fundamental na preparação para o vestibular. Aproveite e aprofunde seus conhecimentos em biologia com nossos exercícios!