Aditamento Fies: saiba como realizar a renovação do seu contrato e aprenda dicas para eventuais problemas!

O aditamento Fies é obrigatório no processo de 2018 e você deve entender tudo sobre o assunto. Nada mais é do que uma renovação periódica do contrato de financiamento.

Aditamento Fies: saiba como realizar a renovação do seu contrato e aprenda dicas para eventuais problemas!

A renovação do programa de financiamento estudantil do Ministério da Educação.

O Fies é um financiamento estudantil, que considera o desempenho do estudante no Enem como o primeiro passo para participar do programa, oferecendo financiamentos a juros baixos, como forma de facilitar o acesso à universidade  para pessoas com renda média mensal inferior a cinco salários-mínimos.

Se você está pensando em ingressar em uma universidade através do Fies, é importante que você conheça quais são as exigências para se manter no programa, ou seja, as etapas burocráticas e obrigatórias.

Hoje, vamos abordar uma delas que é o  aditamento Fies.

Neste texto, veremos o que é o aditamento do Fies e por que é tão importante, seguindo estes tópicos:

  • O que é o aditamento do Fies;
  • Como fazer o aditamento do Fies;
  • Fies: aditamento simplificado e aditamento não simplificado;
  • Problemas no aditamento Fies: o que fazer;
  • Novo Fies 2018.

Então, vamos ao que interessa…

O que é o aditamento Fies?

O aditamento Fies é uma renovação periódica do contrato de financiamento, sendo necessário fornecer informações sobre o andamento do curso a cada semestre, sempre em paralelo ao período de matrículas.

Esta exigência existe para evitar que estudantes desistentes, por exemplo, continuem ocupando uma vaga de financiamento no lugar de alguém que realmente faria o curso.

Em outras palavras, caso o estudante não faça o aditamento Fies nos prazos devidos, perde o direito ao financiamento.

Por isso, é importante que você saiba qual o procedimento a ser seguido. Vejamos isso em detalhes.

Como fazer o aditamento Fies

Quando está tudo em ordem com o seu curso e financiamento, o processo para fazer aditamento Fies é extremamente rápido e simples.

Isso porque o programa é controlado inteiramente online, e portanto existe um sistema específico para o Fies, chamado SisFies.

Como se trata de um sistema único e centralizado, todas as informações sobre cada estudante já estão registradas desde a inscrição, então basta não perder os prazos e confirmar as suas informações a cada novo semestre.

Mas, é claro que podem haver informações que precisam ser corrigidas, por exemplo. Se acontecer, o procedimento será um pouco mais trabalhoso, mas falaremos sobre isso  mais adiante.

Por ora, vamos imaginar que suas informações estejam corretas, para falar sobre as etapas que deverá cumprir.

Prazo aditamento Fies

Como  mencionamos anteriormente, o aditamento Fies é feito todos os semestres, sendo que existem dois prazos distintos a cumprir.

  • Na virada do ano, o prazo costuma se estender de dezembro até março.
  • No meio do ano, os estudantes têm os meses de julho e agosto para fazer o aditamento.

Resumindo, no começo dos meses de dezembro e julho de cada ano, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) solicita que os estudantes acessem o SisFies e confirmem suas informações.

Se as informações estiverem corretas, após a confirmação do estudante, a CPSA emite o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que deverá ser retirado pessoalmente.

Documentos para aditamento Fies

Quando tudo corre normalmente, o estudante não precisa se preocupar com nenhum documento além do DRM, emitido ao final do processo.

Mas, quando há informações incorretas, será necessário levar o DRM até o banco responsável pelo financiamento e. neste caso, alguns documentos serão necessários, conforme a situação individual.

Como você pode perceber, são dois processos diferentes de aditamento Fies, justamente por isso há até nomes diferentes para cada um.

Então, vamos fixar estes dois procedimentos de forma simples.

Aditamento simplificado e aditamento não simplificado

Deu para entender  a diferença até aqui? Vamos esquematizar para simplificar ainda mais as coisas.

Aditamento simplificado Fies

Quando o estudante faz o acesso ao SisFies e seus dados estão corretos. Neste caso, basta confirmar as informações e retirar o DRM.

Aditamento não simplificado Fies

Quando há um ou mais dados errados no SisFies, o estudante é obrigado a entregar documentos comprobatórios pessoalmente.

E agora que já temos o esquema definido, vejamos como funciona o aditamento não simplificado Fies.

Problemas no aditamento Fies: o que fazer?

Fique tranquilo com o adiantamento Fies

Novamente, o único problema que pode ocorrer no processo é haver informações incorretas no aditamento.

Neste caso, será necessário, em sequência:

  • Rejeitar o aditamento no SisFies;
  • Comunicar a CPSA da sua faculdade;
  • Retirar o DRM (com as informações que deverão ser corrigidas);
  • Comparecer na instituição financeira responsável pelo financiamento.

É nesta última etapa que serão necessários documentos comprobatórios, mas você será informado da necessidade se tiver que passar por isso.

O mais importante é lembrar que este processo presencial de apresentação de documentação pode ser um pouco mais demorado que o online.

Ou seja, procure não deixar para fazer aditamento Fies na última hora. Faça sempre com antecedência e, se houver problemas, aja rápido. Porque se você perder os prazos por algum motivo,  estará fora do programa.

Apenas complementando, dependendo da situação, a presença do fiador pode ser necessária na hora de comparecer ao banco.

Novo Fies 2018

No final de 2017, foram aprovadas várias mudanças no programa. No site  do Fies é possível se  informar sobre as novas exigências e modalidades disponíveis.

Em princípio, não houve mudanças no aditamento Fies e, portanto, o procedimento continua exatamente o mesmo.

Mas, isso não significa que não possam ocorrer mudanças no futuro e é sempre bom lembrar que, seja no formato antigo, seja pelo novo Fies 2018, se você perder os prazos, não há nada que possa fazer para corrigir a situação.

Também cabe dizer que, se estiver com pagamentos atrasados, por exemplo, não poderá fazer seu aditamento, e terá que regularizar sua situação para não perder o benefício.

Por outro lado, os prazos em si são relativamente generosos, procure gravar em sua mente que os meses para o aditamento são sempre dezembro e julho.

Entenda mais sobre o Fies cadastrando-se gratuitamente no Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *