Veja o calendário atualizado do Enem 2021

Está preocupado com o calendário do Enem 2021? Então, este post é para você! Tire suas dúvidas sobre o tema!

Veja o calendário atualizado do Enem 2021

Se há alguns anos alguém nos dissesse o que aconteceria com o mundo em 2020 e 2021, certamente daríamos muitas risadas. A pandemia da COVID-19 parece, sem dúvidas, uma brincadeira de péssimo gosto ou um roteiro de algum filme ruim sobre tragédias biológicas. No entanto, infelizmente, é tudo verdade.

Além de gerar consequências gravíssimas para a vida de milhares de pessoas e trazer o luto para famílias de todo o planeta, a doença causada pelo coronavírus também trouxe problemas para os cronogramas e processos seletivos, como é o caso do Enem.

Por isso, o calendário do Enem 2021 está atrasado e as datas ainda não foram oficialmente divulgadas. Mas isso não significa que você não deva se programar, porque tudo indica que ele não vai demorar tanto assim para sair. Então, vamos conversar mais sobre isso, beleza?

calendario enem 2021

Qual é a importância de ficar de olho no cronograma do Enem?

O processo de inscrição do Enem é dividido em várias etapas. Cada uma delas tem prazos bem-definidos e perdê-las significa prejuízos (como a impossibilidade de solicitar a isenção do Enem) ou até mesmo a perda total da chance de realizar o exame em 2021.

Onde posso ter acesso a essas datas?

As datas do Enem 2021 serão devidamente divulgadas na parte de cronograma no portal do INEP.

Qual é o calendário do Enem 2021?

Como dito, ainda não há uma data específica para os eventos do Enem 2021. Mas vamos fazer algumas estimativas para que você possa se programar melhor. Confira a seguir!

Divulgação do edital do Enem

A divulgação das regras é o primeiro passo para o começo das inscrições do Enem. O documento oficial e completo ainda não foi divulgado, mas o INEP soltou um pequeno edital sobre as justificativas de ausência e pedidos de isenção em 2021. Ele marca o começo de todo o processo!

Justificativa de ausência no Enem 2020 e pedido de isenção para 2021

Os prazos estipulados pelo mini-edital publicado em 3 de março de 2021 nos mostram que as datas para justificar a ausência no exame do ano anterior e pedir nova isenção são: 17 a 28 de maio. Lembrando que as justificativas aceitas pelo INEP são:

  • assalto ou furto, com apresentação do boletim de ocorrência;
  • acidentes, com boletim policial;
  • casamento, com apresentação da certidão;
  • morte de família, desde que apresentado o atestado de óbito do falecido;
  • nascimento, com a apresentação da certidão de nascimento do bebê;
  • emergências médicas ou odontológicas, com devida apresentação de atestados;
  • prisão, com comprovante do mandado.

Além desses cenários, acompanhamento de cônjuge, intercâmbio, situação de trabalho ou acadêmica e outros casos também são aceitos como justificativa. Lembrando que você deverá comprovar todos eles.

Resultado e recursos

Os resultados serão divulgados em 9 de junho. Entre 14 e 18 de junho, os candidatos que tiverem o pedido negado poderão entrar com recurso. Os resultados finais, por sua vez, serão divulgados em 25 de junho.

Início das inscrições

Em 2020, o início das inscrições se deu cerca de 5 dias após o resultado das isenções. Não sabemos como será esse processo em 2021, mas tudo indica que você poderá se inscrever para o Enem no início ou em meados de julho!

O período dura, ao todo, cerca de 15 dias. Fique de olho nos portais de notícia e, claro, na página do Stoodi no Facebook!

Nome social

Não se sabe ainda se o processo de solicitação do atendimento por nome social será feito simultaneamente à inscrição ou em um processo à parte.

Em 2020, esse período aconteceu após o fim das inscrições. Por isso, se você tem esse direito, anote as datas em um lugarzinho especial quando elas forem divulgadas.

Dia das provas

A data das novas provas também não foi divulgada. De acordo com o Inep, a estimativa é que elas sejam aplicadas em novembro ou dezembro, como acontece normalmente.

No entanto, esses prazos podem ser estendidos dependendo de como a pandemia da COVID-19 evoluir no país. Na edição de 2020, as provas só aconteceram no mês de janeiro de 2021.

Qual é o calendário dos processos seletivos que usam a nota do Enem?

Além da prova do Enem, é importante estarmos de olho às datas dos processos que utilizam essa nota como forma de ingresso. Estamos falando, é claro, do Sisu, Fies e Prouni.

Quando será que eles vão acontecer em 2021/2022? Vamos descobrir!

Sisu

As inscrições para o Sisu do segundo semestre (com as notas de 2020) estão marcadas para 3 a 6 de agosto.

Prouni

As inscrições para o Prouni do segundo semestre (com as notas de 2020) estão marcadas para 13 a 16 de julho.

Fies

As inscrições para o Fies do segundo semestre (com as notas de 2020) estão marcadas para 27 a 30 de julho. As vagas remanescentes serão distribuídas entre 8 a 10 de setembro e 27 a 29 de outubro. Marque em sua agenda!

Lembrando que essas datas são referentes ao concurso de 2020. As datas para Prouni, Sisu e Fies de 2021 ainda não foram divulgadas, mas provavelmente esse processo só terá continuidade no começo de 2022.

Como se preparar para o Enem 2021?

A preparação para o Enem 2021 deve ser levada muito a sério. E, claro, ainda que as datas não estejam muito determinadas, já está na hora de você começar a se preparar!

O melhor lugar para fazer isso é o Stoodi! Alguns de nossos diferenciais são:

  • curso completamente gratuito para o Enem enquanto durar a pandemia da COVID-19;
  • plano de estudos personalizado de acordo com suas necessidades e curso desejado;
  • todas as matérias do vestibular com aulas ministradas pelos melhores professores do mercado;
  • lives periódicas sobre atualidades, dicas de vestibular e muito mais;
  • milhares de exercícios com resolução em vídeo, divididos por assunto.

E aí, quer mandar bem no Enem? Então, faça agora mesmo o seu cadastro no Stoodi e aproveite todas as vantagens!

Ficou mais tranquilo? É importante saber tudo sobre o calendário do Enem 2021 e, mesmo que ele ainda não tenha sido completamente divulgado, fique de olho nas novidades. Nós, do Stoodi, o informaremos sobre os próximos passos à medida que as informações forem surgindo, beleza? Pode contar com a gente! Cadastre-se grátis:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *