Saiba como fazer uma boa redação no Enem

Como fazer uma boa redação no Enem? Descubra agora e construa um futuro promissor! Já comece a se preparar a partir de agora!

Saiba como fazer uma boa redação no Enem

Tendo peso 3 na pontuação geral, a redação é importantíssima para você conseguir uma vaga em uma faculdade seja pública ou particular. Porém, é preciso saber como fazer uma boa redação no Enem, digna de nota 1000. Para isso, a principal dica é praticar, aliando a escrita com a rotina de estudos, mantendo a motivação sempre em primeiro lugar.

E você, quer entender como deve ser a estrutura da redação no Enem? Então, embarque nessa com a gente!

Quais são as competências exigidas na redação do Enem?

A redação do Enem é corrigida de acordo com determinadas exigências contidas no edital. Entre elas estão as cinco competências que devem ser respeitadas ao longo do texto.

Competência I

Ela verifica se o candidato escreveu seu texto de acordo com as normas da Língua Portuguesa, respeitando ortografia, acentuação, pontuação, concordância etc.

Competência II

A segunda competência é sobre a compreensão da proposta principal da redação, sempre apresentada por meio de dois textos de apoio, sendo um escrito e outro com imagens.

Competência III

Nessa competência, os avaliadores observam a interpretação das informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista defendido ao longo da redação.

Competência IV

Aqui, são analisados os conhecimentos referentes aos mecanismos linguísticos, como coesão, coerência, concordância nominal e verbal.

Competência V

É a competência que está ligada à proposta de intervenção. Isso nada mais é quea solução para o problema apresentado, considerando o respeito aos direitos humanos e a diversidade cultural.

Cada competência valerá 200 pontos na avaliação da redação conduzida por dois educadores de Letras contratados pelo Inep, seguindo a dinâmica abaixo:

  • até 40 pontos: precário;
  • de 41 a 80 pontos: insuficiente;
  • de 81 até 160 pontos: bom;
  • de 161 a 200 pontos: ótimo.

Qual o tipo de texto exigido pelo Enem?

O texto exigido na redação do Enem é o dissertativo-argumentativo no formato de prosa, sempre em defesa de um ponto de vista. Nele, deve ser seguida a seguinte estrutura.

  • tema: assunto abordado na escrita juntamente da ideia defendida, sempre com o apoio de dos materiais fornecidos pela banca no enunciado da redação;
  • tese: desenvolvimento da argumentação referente ao tema central;
  • argumentos: é a defesa do ponto de vista explorado ao longo do texto, defendendo um lado do assunto. Podem ser citados exemplos, dados, fatos históricos ou pesquisas;
  • proposta de intervenção: deve ser apresentada na conclusão. Trata-se de uma solução para o problema apresentado.
redação enem

Estrutura da redação do Enem

Uma boa redação no Enem é construída de acordo com a Língua Portuguesa e que siga a estrutura do padrão dissertativo-argumentativo. Ela deve ser feita da seguinte maneira.

Introdução

A introdução é o começo do texto. Nela, você deve apresentar o tema da redação logo no primeiro parágrafo. Trata-se da apresentação do objetivo da redação.

É importante ser objetivo e claro ao demonstrar a sua linha de raciocínio. Uma boa introdução cativa os avaliadores. Apresente também o contexto, tema e tese, sem cópias.

Desenvolvimento

O desenvolvimento geralmente é construído em dois parágrafos por meio da construção dos argumentos, defendendo os pontos de vista.

A dica é utilizar um parágrafo para cada argumento, com as suas respectivas análises. Enfatize as ideias com clareza e concisão.

Conclusão

A conclusão é o fechamento do texto. É importante retomar as ideias descritas na introdução, inserindo a solução do problema apresentado ou a proposta de intervenção.

Nesse momento, lembre-se sempre de manter a perspectiva de respeito à diversidade cultural e aos direitos humanos.

Dicas para uma boa redação do Enem

Elaborar uma redação nota 1000 no Enem é reflexo de uma série de fatores que devem ser treinados constantemente ao longo da preparação para a prova. Entre eles, podemos citar a utilização de frases curtas, linguagem simples e o respeito constante à Língua Portuguesa.

Inclusive, é muito importante evitar a repetição de palavras. Por isso, reler o texto antes de passar a limpo é fundamental. Busque sempre a diversidade de sinônimos e explore um vocabulário rico.

Também é importante que você não repita ideias. Portanto, construa uma redação com, pelo menos, quatro parágrafos, sendo um para a introdução, dois para o desenvolvimento e um voltado à conclusão.

Além disso, priorize o tema central, defendendo adequadamente a proposta de intervenção, sempre respeitando as competências citadas acima. Assim, seja autêntico e criativo.

Possíveis temas da redação do Enem

Se você está na dúvida sobre como fazer uma boa redação no Enem, outra dica que faz a diferença é se manter atualizado, principalmente sobre possíveis temas que podem ser cobrados na edição de 2021.

Apesar de ser difícil acertar o assunto principal, existem alguns indicadores, tais como.

  • temas de amplo conhecimento popular;
  • assuntos que afetam a sociedade;
  • atualidades.

Dentro dessa realidade, há algumas tendências para o Enem 2021. Veja algumas.

  • meio ambiente;
  • uso de dados em pesquisas;
  • saúde e ciência;
  • coronavírus;
  • educação a distância;
  • dependência química;
  • influencers digitais.

Como treinar redação para o Enem

Escrever redações dignas de nota 1000 é reflexo de candidatos que mantêm o hábito da leitura e treinam muito a sua escrita. Como? Praticando!

Assim, nada melhor que desenvolver redações ao longo do ano. Nesse aspecto, vale a pena contar com o auxílio da plataforma Stoodi, principalmente pelo fato de existirem planos com correções de redações realizadas por profissionais qualificados.

Dessa maneira, você receberá dicas importantíssimas para melhorar a qualidade do seu texto, sempre de acordo com as cinco competências avaliadas na redação do Enem.

Além disso, os professores da plataforma também ministram aulas na web, ensinando técnicas para você escrever corretamente e dentro da estrutura necessária para se sair bem nesse momento de grande peso na avaliação.

Com isso, certamente o seu passaporte para uma boa faculdade estará muito mais próximo de ser carimbado.

Como se preparar para o Enem?

Quem deixa para estudar de última hora para o Enem fica ansioso, estressado e ainda perde o controle. Afinal, o conteúdo é referente a todo o Ensino Médio, com muitas matérias distintas.

Por isso, nada melhor que montar um plano de estudos elaborado por profissionais capacitados, de acordo com as suas preferências e o tempo disponível.

O Stoodi tem experiência nisso e oferece ainda milhares de videoaulas, textos de suporte, simulados, correções e feedbacks de olho em sua preparação.

Dessa maneira, seguindo as nossas dicas, além de saber como fazer uma boa redação no Enem, você estará organizado para mandar bem em todas as áreas do conhecimento humano, ou seja, o seu sucesso profissional já começará a ser traçado.

Viu como é importante se empenhar para obter uma boa pontuação no Enem? Afinal, nada cai do céu! Quer saber mais sobre a prova? Então, leia agora mesmo este post, cadastre-se no Stoodi grátis e se prepare para a prova:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *