Entenda como funciona a isenção da taxa do Enem!

Saiba como funciona a isenção da taxa do Enem, tire as suas principais dúvidas sobre o tema e muito mais!

Entenda como funciona a isenção da taxa do Enem!

Começar um curso de nível superior é o sonho de muita gente. Essa é uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho e, muitas vezes, a única maneira de seguirmos a carreira com que sonhamos desde pequenininhos ou pela qual nos apaixonamos recentemente.

Quando o assunto é faculdade, pensamos imediatamente no Enem! O Exame Nacional do Ensino Médio é o maior vestibular do Brasil e responsável por oferecer vagas em milhares de universidades públicas e privadas em todo o território brasileiro.

No entanto, nem sempre é fácil arcar com os gastos da prova e até mesmo da faculdade. Se você se encontra nessa situação, não perca tempo: venha descobrir, com o Stoodi, como funciona a isenção da taxa do Enem e quais são as suas opções para o futuro!

O que é a isenção da taxa do Enem?

Todos os anos, o Enem cobra uma taxa de inscrição. Esse valor é utilizado para questões como a impressão da prova, organização das salas e muito mais.

No entanto, a isenção é a ausência da necessidade de o estudante arcar com esse valor.

Em outras palavras, o candidato que conseguir a isenção não precisará pagar a taxa.

Quanto custa a inscrição do Enem normalmente?

O valor da inscrição do Enem muda ano a ano. Porém em 2022, o valor da inscrição do Enem permanece em R$ 85,00.

Quais são os prazos para solicitação da isenção do Enem?

Em 2022, a isenção do Enem pode ser solicitada no período entre 04 e 15 de abril. Esse também é o prazo de justificativa da falta no ano anterior (2021).

A confirmação aos pedidos de isenção e justificativa, serão divulgados em 22 de abril.

Caso você esteja lendo este artigo no futuro, não se preocupe! O cronograma com todas as datas pode ser acessado na seção cronograma, do portal do INEP.

Quem pode solicitar a isenção de taxa do Enem?

Infelizmente, nem todos podem solicitar essa taxa. Ela é reservada apenas aos estudantes que se encontram em algum tipo de vulnerabilidade econômica ou estudam no ensino público de qualquer cidade, ou estado do Brasil.

As regras dizem que a isenção é fornecida nos seguintes casos:

  • para candidatos que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas;
  • para candidatos que já concluíram todo o Ensino Médio em escolas públicas e têm renda até 1,5 salários-mínimos por pessoa;
  • para candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas particulares (com bolsa integral) e têm renda até 1,5 salários-mínimos por pessoa;
  • para candidatos inscritos no CadÚnico e que tenham um número NIS ativo.

Minha isenção foi negada. E agora?

Isso pode acontecer. Caso ocorra com você, não se desespere: você pode entrar com algo chamado recurso.

O recurso é uma “segunda chance” para quem teve a solicitação negada. Nele, você entrará com as documentações pedidas para provar que você realmente tem direito à isenção do Enem.

Em 2022, o período para recorrer ao recurso da taxa de isenção é entre os dias 25 e 29 de abril.

Fique de olho nos períodos de recurso e não perca nenhuma data, ok?

O que acontece com os isentos que faltarem?

Uma das regras do Enem nos diz que os isentos que faltarem à prova não poderão conquistar a isenção novamente no ano seguinte.

Por isso, se você pegou a isenção em 2021 e não foi a um ou mais dias do Enem, precisará justificar a sua falta para o INEP. O mesmo é válido caso você falte em 2022, ok?

Algumas das justificativas aceitas pelo INEP são:

  • assalto;
  • furto;
  • acidente de trânsito;
  • casamento;
  • morte na família;
  • nascimento (caso você seja o pai ou a mãe do bebê);
  • privação de liberdade;
  • internação;
  • trabalho.

Você pode conferir todas elas dando uma olhada no edital da isenção do Enem. Não deixe de ler esse documento, já que ele responderá todas as suas dúvidas!

Ah, lembrando que você precisará comprovar o que está dizendo em sua justificativa, ok? Documentos comprobatórios são essenciais!

isenção da taxa do enem

Não posso pagar pela faculdade. O que fazer?

Agora, descubra o que você pode fazer após as provas do Enem e comece a se preparar desde já!

Sisu

A primeira alternativa de uso da nota do Enem para quem não pode arcar com uma faculdade é o Sisu.

Ele concede vagas para faculdades públicas de todo o Brasil, além de contar com cotas para pessoas de baixa renda ou candidatos pretos, pardos e pobres ou pessoas com deficiência.

Prouni

A próxima alternativa é o Prouni (Programa Universidade Para Todos). Essa é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas para os candidatos.

As bolsas oferecidas são de 50% (parciais) ou 100% (integrais). Apenas estudantes oriundos do ensino público podem participar.

Fies

Uma alternativa governamental para o ingresso em faculdades públicas é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Como o nome já indica, aqui são feitos financiamentos das mensalidades. O aluno, portanto, só começa a pagar após se formar! E, para os que conseguiram apenas 50% no Prouni, é possível parcelar a metade restante.

Bolsas em faculdades particulares

Por fim, é possível também conquistar descontos ou até mesmo bolsas integrais nas mensalidades de faculdades particulares com o Enem.

Esse é um processo que pertence a cada instituição. Por isso, você deve pesquisar e entrar em contato com as faculdades para tirar as suas dúvidas!

Como me preparar para o Enem 2022?

Ainda dá tempo de se preparar! Se você ainda não começou a estudar, não se preocupe — o Stoodi está aqui para ajudar!

Além de estar com as videoaulas de todas as matérias liberadas durante a pandemia de COVID-19 (o melhor curso gratuito para o Enem de toda a internet!), nós contamos com um Plano de Estudos completamente personalizado para você.

No Stoodi, você também terá aulas com os professores mais qualificados, acesso a lives frequentes, simulados e muito mais! Estamos juntos do começo ao fim!

Faça o seu cadastro e aproveite todas essas oportunidades =)

Sendo assim, você já sabe como funciona a isenção da taxa do Enem e conhece todas as formas de ingressar na faculdade a partir dessa prova! Agora é com você, hein? Não perca mais tempo e comece a sua preparação quanto antes. Lembrando que você pode sempre contar com o Stoodi nessa jornada! Cadastre-se grátis:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *