Descubra quais são as notas de corte de Direito!

Saiba qual a nota média você precisa conquistar no vestibular ou no Enem para garantir sua vaga na faculdade de Direito.

Descubra quais são as notas de corte de Direito!

Se você está interessado em fazer faculdade de Direito, deve saber que esse é um dos cursos mais concorridos. Isso significa que, para conquistar sua vaga, você precisa ter um bom desempenho no vestibular ou no Enem para superar as notas de corte de Direito.

Sendo assim, investir nos estudos é a melhor estratégia para aumentar suas chances de conseguir um ótimo resultado e garantir seu futuro nessa área! Quer conferir mais dicas? Acompanhe o post completo!

O que é nota de corte?

Os processos para selecionar os candidatos a uma vaga no ensino superior envolvem centenas ou milhares de pessoas, dependendo do vestibular escolhido. No caso do Enem, milhões de brasileiros interessados em fazer uma faculdade participam todos os anos.

Como não dá para aprovar todo mundo porque as vagas oferecidas pelas faculdades são limitadas, a nota de corte define qual o valor mínimo necessário para conseguir a aprovação. Isto é, apresentando um resultado acima desse valor, os candidatos podem fazer a matrícula no curso.

Quem não alcançar a nota de corte, infelizmente, precisa tentar novamente em outra ocasião ou aguardar até que seja chamado — isso acontece quando as pessoas aprovadas acabam não se matriculando e sobram vagas para os que tiveram as maiores notas (em ordem decrescente).

Então, o cálculo da nota de corte depende muito da quantidade de vagas disponíveis e do desempenho geral dos estudantes. O valor não é fixo e precisa ser refeito a cada edição do vestibular ou do Enem — até porque os candidatos têm rendimentos diferentes.

No fim das contas, essa é uma referência importante para quem quer muito passar em um curso sem correr o risco de não ser chamado. Quanto mais distante do limite da nota de corte você ficar, maiores serão as chances de garantir de vez a sua vaga!

nota de corte

Qual é a nota de corte de Direito no Enem?

Além dos vestibulares promovidos por cada faculdade, o Enem é utilizado como processo seletivo para facilitar a entrada em milhares de instituições de ensino no país. Inclusive, os programas do governo federal relacionados ao ensino superior usam a nota do Enem como critério de seleção.

Sendo assim, para conseguir uma bolsa de estudos ou o financiamento da sua graduação, você vai ter que fazer o exame e se esforçar para conseguir um bom resultado.

Uma coisa já adiantamos: o curso de Direito tem uma das notas de corte mais altas! Confira, a seguir, os dados mais recentes.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada é o processo que seleciona candidatos para ocupar vagas em faculdades públicas brasileiras. Em 2020, a nota de corte média do Sisu para Direito foi de 734,80 pontos.

Dependendo da região e da instituição, as notas podem ser um pouco menores ou maiores que esse valor. Por exemplo, sabemos que a maior nesse ano foi de 865,51 para os universitários da UFMA (Universidade Federal do Maranhão).

Prouni

No Programa Universidade para Todos, o intuito é distribuir bolsas de estudos parciais ou integrais em faculdades privadas. Então, mesmo quando o aluno não consegue arcar com as mensalidades, é possível estudar em uma instituição particular para conseguir o tão desejado diploma em Direito.

Assim como acontece no Sisu, as notas variam de acordo com a faculdade. Em 2020, o valor mínimo foi de aproximadamente 661 pontos e o máximo de 703. A média de 681,28 é uma boa referência para os candidatos.

Fies

Se a intenção é conseguir um financiamento com o governo pelo Fies (Financiamento Estudantil) para fazer Direito em uma faculdade particular, você também vai precisar se superar no Enem para ultrapassar a nota de corte.

Seguindo os dados de 2020, a média do corte no Brasil foi de 760 pontos. Vale lembrar ainda que todos esses programas do governo exigem que a prova de redação não seja zerada e que o mínimo de 450 pontos seja atingido!

Ingresso direto em faculdades particulares

Essa é a nota de corte que mais pode variar, pois cada instituição representa uma realidade muito distinta. Faculdades em pequenas cidades do interior, por exemplo, podem ter uma procura muito menor do que as universidades reconhecidas nas capitais. Por outro lado, o número de vagas também influencia.

Se o seu interesse é usar a pontuação do Enem para entrar direto em uma faculdade particular de Direito, pesquise as notas de corte com antecedência e estude bastante para alcançar seu objetivo.

Como se preparar para o Enem?

Para finalizar, vamos completar este conteúdo com dicas que fazem a diferença na preparação para o Enem. Como falamos, são milhões de candidatos todos os anos, e isso é um sinal de grande concorrência, especialmente quando falamos do curso de Direito — que é muito procurado. Anote as dicas a seguir e mãos à obra!

Utilize bons materiais

Ter materiais de qualidade pode ajudar muito no seu rendimento, já que os conteúdos funcionam como guias de estudo. Portanto, tente deixar a rotina mais dinâmica e aposte em diferentes fontes de aprendizado.

Pegue seus livros da escola, assista videoaulas, resolva simulados e explore a internet para encontrar o que você precisa!

Faça um cronograma de estudos

Organização e disciplina são duas palavras-chave nessa fase de prepararação para o Enem. Afinal, são muitos assuntos a serem estudados e gerenciar o seu tempo para dar conta de tudo é essencial.

Então, não deixe de estruturar uma agenda bem produtiva até a data da prova. Sabia que com o Stoodi você consegue montar um cronograma de estudos personalizado? Nós podemos ajudar nessa missão.

Faça simulados

Mesmo com muita dedicação nos estudos, alguns candidatos se perdem no momento de realizar o exame — por motivos como tensão, ansiedade, falta de experiência etc.

Para não correr esse risco e se acostumar com a ideia, uma ótima dica é fazer simulados para ficar bem-treinado. Pegue edições anteriores do Enem, afaste todas as distrações e resolva a prova cronometrando o tempo. Aqui no Stoodi você também vai encontrar vários simulados!

Treine para a redação do Enem

Por fim, nunca deixe de lado a preparação para redigir um ótimo texto no Enem, o que depende muito dos seus conhecimentos gramaticais e sobre atualidades. Mesmo que essa não seja a sua parte favorita, ter uma boa nota na redação é muito importante para o seu desempenho geral.

Agora que você já sabe qual a média das notas de corte de Direito, só falta se organizar para vencer esse desafio. Conheça os nossos planos de estudos e fique ainda mais perto de conquistar o seu sonho! Cadastre-se gratuitamente:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *