Descubra quais são as notas de corte de Enfermagem!

Confira as principais notas de corte para Enfermagem no Enem e saiba o que não pode ficar de fora de seus estudos!

Descubra quais são as notas de corte de Enfermagem!

Você está pensando em se tornar um enfermeiro? Então, este post foi feito especialmente para você! Nele, conheceremos as notas de corte para Enfermagem no Enem, um recurso imprescindível para quem quer mandar superbem nessa prova.

Com uma noção das notas de corte, fica muito mais fácil identificar em quais matérias você deve melhorar ao longo do ano e, claro, perceber o caminho que precisa ser percorrido para que você alcance esse objetivo.

Sem mais delongas, vamos conhecer o conceito de notas de corte, quais são as notas para o curso de Enfermagem e algumas dicas que ajudarão bastante na hora de você conquistar uma boa nota em seu próximo Enem. Vamos lá?

O que é nota de corte?

Nota de corte é um conceito que utiliza a pontuação obtida pelo último candidato do número de vagas, em ordem decrescente, no vestibular.

Não entendeu nada? Fique calmo! Vamos utilizar um exemplo prático. Para ilustrar essa situação, utilizaremos a prova da FUVEST de 2021, beleza?

Nesse concurso, estavam disponíveis 42 vagas para o curso de Enfermagem. As demais foram distribuídas pelo Sisu, sobre o qual falaremos um pouco mais à frente. O problema é que 748 pessoas se inscreveram para o vestibular.

Sendo assim, foram chamadas para a matrícula apenas as que obtiveram nota maior ou igual à do 42º colocado no ranking. A convocação para a segunda fase é um pouquinho diferente, já que a nota de corte chama cerca de 3 vezes mais pessoas que o número de vagas disponíveis no total.

nota de corte

Qual é a nota de corte de Enfermagem no Enem?

Agora, vamos descobrir quais são as notas de corte para o curso de Enfermagem no Enem! Tenha em mente que estamos falando apenas sobre médias, ok?

É apenas para que você tenha uma ideia de quanto deve pontuar. Mas sempre confira a informação específica sobre a faculdade de seus sonhos. Vamos lá!

Sisu

A nota de corte de Enfermagem para o Sisu 2020 foi de, em média, 700 pontos para a ampla concorrência.

Os cotistas de escola pública tiraram, em média, 670 no mesmo ano. Lembrando que essas notas podem variar de acordo com a faculdade pretendida!

Prouni

O Prouni é um programa governamental que concede bolsas (de 50% ou 100%) para estudantes de baixa renda. Para conseguir uma vaga em Enfermagem, o estudante precisa tirar cerca de 649 pontos.

Fies

Precisa de um financiamento para conseguir estudar? Então, o Fies é o programa certo para você. As notas de corte de Enfermagem nessa modalidade são de, em média, 555 pontos.

Ingresso direto em faculdades particulares

Outro uso possível da nota do Enem é no ingresso direto para as faculdades privadas. Nesse caso, o aluno pode utilizar a sua pontuação como substituição ao vestibular tradicional dessas universidades.

Lembrando que nem todas as faculdades oferecem esse tipo de benefício, ok? Por isso, tire as suas dúvidas diretamente com a instituição e verifique qual é a pontuação esperada para o curso de Enfermagem.

Vestibulares de faculdades públicas

A última opção de ingresso para cursos de nível superior em Enfermagem não envolve o Enem. Estamos falando sobre os vestibulares próprios de faculdades públicas. É o exemplo da FUVEST, que oferece vagas para o curso na Universidade de São Paulo (USP). Veja a quantidade disponibilizada:

  • ampla concorrência: 46;
  • escola pública: 38;
  • pretos, pardos e indígenas: 31.

Como funciona a faculdade de Enfermagem?

Com duração de 4 anos, o curso de Enfermagem é oferecido exclusivamente na modalidade presencial. Ele é do tipo bacharelado.

Ao longo dos 8 semestres, o aluno estudará muita coisa! No entanto, algumas das disciplinas vistas são:

  • Bioquímica;
  • Epidemiologia;
  • Estatística em Saúde;
  • Microbiologia;
  • Genética;
  • Patologia;
  • Imunologia;
  • Administração de Medicamentos;
  • Atenção Básica em Saúde;
  • Parasitologia;
  • Saúde Coletiva.

E muito mais!

Como se preparar para o Enem?

Gostou de saber um pouco mais sobre esse curso? É realmente ele que você quer fazer nos próximos anos? Então, nunca duvide de seu potencial e vá à luta!

Para ajudá-lo desde já nesse processo, separamos algumas diquinhas para que você possa ir bem no Enem. E aí, vamos fechar o nosso bate-papo com chave de ouro?

Utilize bons materiais

O uso de bons materiais é imprescindível para o seu sucesso no vestibular. Se é isso que você deseja, precisa fazer parte da equipe Stoodi!

Além de professores carismáticos, cheios de didática e muito bem preparados, o Stoodi conta com videoaulas objetivas e completas, que certamente contribuirão muito para o seu conhecimento. E o melhor: enquanto durar a pandemia, elas estarão liberadas de graça!

Faça um cronograma de estudos

O cronograma é fundamental para que você não se perca nas matérias que precisa estudar para o vestibular e possa, assim, ser muito mais bem-sucedido nesse exame.

Você pode contar com a ajuda do Plano de Estudos Stoodi para organizar a sua rotina! Faça o seu cadastro, escolha o seu plano, informe o curso de seus sonhos, o tempo que você tem disponível para estudar e pronto. Fazemos tudo para você!

Faça simulados

Nada melhor que treinar bastante para as provas, né? A realização de simulados frequentes ajuda na revisão de matérias, no aprendizado de novos conceitos e também na preparação física, e psicológica para a hora da prova.

Com o Stoodi, você terá acesso a simulados periódicos que têm como objetivo testar os seus conhecimentos e ajudá-lo a identificar quais são as suas fraquezas na hora do vestibular. Assim, você pode trabalhar para eliminá-las antes da prova!

Treine para a redação do Enem

Para fechar, não podemos deixar de falar sobre a redação! Essa é uma estratégia muito importante quando o assunto é alcançar as notas de corte no Enem. E você só consegue ir bem treinando bastante!

Pensando nisso, temos também, em nosso site, uma sessão exclusiva para a correção de redação. Assim, você pode ver em quais pontos precisa melhorar e poderá treinar com temas exclusivos e que realmente podem cair em suas próximas provas!

Agora que você já conhece as notas de corte para Enfermagem no Enem e sabe o que precisa ser feito para que suas notas melhores, não marque bobeira: venha conferir o Plano de Estudos do Stoodi e faça com que alcançar essa nota seja moleza! Cadastre-se grátis:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *