Descubra quais são as notas de corte de Psicologia!

Entenda como a nota de corte Psicologia pode abrir as portas das faculdades pelo Enem. Veja as notas para o Sisu, Prouni e Fies.

Descubra quais são as notas de corte de Psicologia!

O Enem abre muitas oportunidades para os candidatos conseguirem o ingresso em uma faculdade em todos os cursos existentes. A nota de corte Psicologia é uma das mais altas pelo fato de a procura ser grande. Além disso, essa faculdade não existe na modalidade EaD, fato que diminui o número de instituições que oferecem o curso, aumentando a concorrência.

Com o objetivo de auxiliá-lo na conquista de uma vaga, vamos mostrar dicas imperdíveis ao longo deste post. Vem com a gente!

O que é nota de corte?

A nota de corte é uma maneira de selecionar os melhores candidatos do Enem por meio da pontuação obtida no exame. Como? De acordo com o nível de concorrência, cada curso tem uma média X. Quem conseguir superá-la, fica à frente dos demais.

A nota de corte é baseada no valor da pontuação obtida para a última vaga disponível para o curso em questão. Assim, se existem 40 vagas em uma determinada faculdade e o 40º colocado tire 750 no Enem, a nota de corte será 750.

Quem tirar menos ficará na lista de espera. Dessa maneira, a nota de corte Psicologia seleciona os estudantes que estão mais bem preparados, fazendo uma seleção que influenciará no ingresso na faculdade almejada.

Por isso, as instituições públicas têm as maiores notas de corte, pois, geralmente, os concorrentes conseguem uma boa pontuação.

nota de corte

Qual é a nota de corte de Psicologia no Enem?

Dentro da dinâmica explicada, a nota de corte Psicologia é uma das mais altas justamente pelo fato de o curso ser muito procurado.

Afinal, a profissão é bem-valorizada no mercado de trabalho, principalmente agora com a pandemia, situação que aumentou o número de pessoas com problemas emocionais e psicológicos.

Mas a nota de corte varia de acordo com a instituição escolhida, sendo mais alta nas federais e estaduais. Veja os exemplos.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a porta de entrada para as faculdades públicas. Isso porque ele especifica as notas de corte para todos os cursos das faculdades gratuitas.

Como a procura por Psicologia é grande, a nota nas instituições de ensino mais renomadas fica acima de 800. Mas a média gira em torno de 700.

Portanto, é preciso estudar bastante, além de compreender as disciplinas para conseguir se sair bem no Enem. Por isso, contar com uma plataforma de aulas online é fundamental.

ProUni

O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo integrais ou com 50%, desde que os alunos estejam inseridos em alguns critérios.

Entre eles, está justamente a nota no Enem: tem que ser acima de 450 pontos, sem zerar a redação. Mas quem obtém uma nota de corte para Psicologia que seja alta aumenta as chances de conseguir a bolsa, pois a média aumenta de acordo com o desempenho dos candidatos.

Segundo essa dinâmica, para conseguir uma bolsa de Psicologia pelo ProUni em faculdades particulares é preciso tirar mais de 650 pontos no Enem, além de atender aos critérios de renda familiar e ter cursado o Ensino Médio em escolas públicas ou em particulares com bolsas.

Fies

O Fies é um programa de financiamento estudantil que banca as parcelas ao longo do curso, destinando um prazo para o aluno pagar o empréstimo após a conclusão da faculdade.

Assim, é possível quitá-lo com o dinheiro obtido com o exercício da profissão. Os juros são mais baixos em comparação ao mercado e as parcelas são encaixadas de acordo com a realidade dos beneficiados.

Mas para ser inserido no Fies também é preciso obter uma pontuação acima de 450 pontos no Enem. Além disso, quem obtém nota maior sai na frente.

No caso de Psicologia, por exemplo, a média é de 610 pontos para quem pretende conseguir um financiamento via Fies.

Ingresso direto em faculdades particulares

Inúmeras instituições de ensino particulares utilizam a pontuação no Enem como forma de ingresso em todos os cursos superiores.

Dessa maneira, a nota de corte para Psicologia varia de uma faculdade para outra, de acordo com a procura. Outros aspectos que influenciam na concorrência é o período do curso e nota da instituição no Ministério da Educação (MEC).

Porém, é preciso que você saiba que a nota do Enem é importantíssima para realizar o sonho de cursar Psicologia. Afinal, a pontuação é utilizada não só no ingresso, mas também na conquista de bolsas e incentivos direcionados aos semestres.

Portanto, quem se dá bem no Enem leva vantagem de inúmeras maneiras.

Como se preparar para o Enem?

Como você observou até aqui, o Enem é o passaporte para quem almeja entrar em uma faculdade por diferentes caminhos, conseguindo até mesmo bolsas de estudo integrais.

No entanto, nada cai do céu. Por isso, a sua preparação deve ser constante, aproveitando todos os dias e meses até o exame, que acontece entre novembro e dezembro.

Para isso, a internet é uma excelente ferramenta, dando acesso à utilização da plataforma Stoodi. Com ela, você terá um direcionamento nos estudos, sem perda de tempo.

Utilize bons materiais

Ao se cadastrar no Stoodi, você terá acesso a milhares de videoaulas com todas as disciplinas que caem no exame, com materiais de qualidade escritos por professores com vasta experiência.

Assim, as matérias são absorvidas com mais qualidade, inclusive com plantões para esclarecimento de dúvidas e exercícios com foco em uma preparação adequada. Ao praticar, o seu desempenho será bem melhor em comparação à concorrência.

Faça um cronograma de estudos

Aplataforma Stoodi disponibiliza ainda um cronograma de estudos desenvolvido de acordo com as suas pretensões de cursos. Então, caso o seu desejo seja Psicologia, seu plano será totalmente voltado para as faculdades que oferecem essa formação.

O plano de estudos é fundamental ainda para ajudar em sua organização diária, sendo um grande estímulo para manter a disciplina e o foco.

Faça simulados

Quem faz simulados se habitua à dinâmica do Enem, preparando o corpo e a mente para o exame. Na plataforma Stoodi existem simulados elaborados com muito cuidado e baseado nas questões mais comuns, incluindo revisões.

Dessa forma, é possível se preparar com vários recursos extras, aumentando as chances de conseguir boas notas.

Treine para a redação do Enem

Como treinar a redação para o Enem sem contar com um feedback de um professor de Língua Portuguesa? Esse é um baita tiro no pé.

Com a plataforma Stoodi, os professores apresentam temas relevantes, modelos de redações e suas respectivas correções, destinando as orientações que ajudarão você a obter a pontuação máxima.

Inclusive, a redação tem peso 3 no Enem, ou seja, quem vai bem tem uma pontuação geral acima da média.

Portanto, de olho na nota de corte Psicologia, nada melhor que investir em sua preparação, contando com esse recurso tecnológico que tem ajudado muitos estudantes a se destacarem no Enem.

E você, ainda não sabe como o Stoodi pode ajudar? Então, veja como é o curso gratuito Enem! Cadastre-se grátis:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *