Ponte de Wheatstone: o que é, aplicações e mais!

Você já ouviu falar na Ponte de Wheatstone? É uma área muito importante para os conhecimentos de Elétrica! Saiba mais neste post.

Ponte de Wheatstone: o que é, aplicações e mais!

Foto: wikipédia

Os conceitos de Elétrica são, sem sombra de dúvidas, alguns dos mais cobrados nos vestibulares de todo o Brasil. Pensando nisso, preparamos um texto informativo sobre o tema Ponte de Wheatstone, fundamental para seu avanço nos estudos. Confira!

O que é Ponte de Wheatstone?

A Ponte de Wheatstone é um modelo especial de circuito elétrico. Sua grande vantagem em relação aos demais está na possibilidade de medição da resistência de um resistor de maneira bastante precisa e com poucas falhas.

Ele é bastante característico por ser disposto no formato de um losango. Essa, por sinal, é uma boa dica para identificar exercícios com esse conceito em suas provas!

Ponte de Wheatstone: fórmula

A fórmula das pontes de Wheatstone é bastante intuitiva e simples de ser lembrada. No losango da representação, são, normalmente, fornecidos quatro valores. Assim, precisamos apenas descobrir um deles, que será chamado de X.

Sendo assim, temos:

R2. R3 = R1. RX

Efetuando a equação, você encontrará a incógnita, que será o valor da resistência do resistor representado!

Ponte de Wheatstone: aplicações

Uma das principais aplicações desse conceito é com o uso do galvanômetro, um aparelho que ajuda a medir a corrente de um circuito. Os amperímetros também podem ser uma aplicação bastante viável dessa ponte.

Além disso, a tensão mecânica em um resistor pode ser medida com a ajuda das pontes de Wheatstone, tornando esse mecanismo muito versátil e bastante recorrente no campo da elétrica.

Ponte de Wheatstone: exercícios

Agora, vamos resolver um exercício sobre o tema para testar nossos conhecimentos!

(Mackenzie) É dado um galvanômetro de resistência 10 W e fundo de escala 1,0 V. Qual deve ser o valor da resistência série para medir 10 V? Qual deve ser o fator de multiplicação?

a)   90 W e 10.

b)   90 W e 10.

c)   100 W e 10.

d)   10 W e 100.

e)   1000 W e 10.

Resposta: A

Gostaria de saber mais sobre a Ponte de Wheatstone e outros temas da Física? Confira, então, nosso Plano de Estudos e arrase em suas provas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *