O aquecimento global é um assunto muito em pauta ultimamente, e vem sendo discutido em escolas, empresas e na sociedade em geral.

É importante se informar e estar por dentro desse assunto porque as condições climáticas da Terra influenciam diretamente em nosso dia a dia e em nossa qualidade de vida.

Mais do que as mudanças climáticas que temos assistido constantemente, o aquecimento global provoca outros problemas, como falta de chuva, catástrofes naturais e desequilíbrio ambiental.

A falta de chuva pode levar à escassez de alimentos, visto que prejudica plantações, o que acaba por condenar a saúde e a sobrevivência de várias espécies.

As catástrofes naturais colocam em risco a integridade humana, pois muitas danificam cidades, casas e locais de uso público e privado.

E o desequilíbrio ambiental acaba por prejudicar todo o ecossistema do planeta, que traz novos problemas que se repetem e que constantemente afetam a sobrevivência de toda a vida na Terra.

Portanto, infelizmente, o maior causador do aquecimento global é o ser humano, por isso, precisamos assumir essa responsabilidade.

Sendo assim, neste artigo, vamos explicar o que é aquecimento global, suas causas e quais são seus efeitos e consequências. 

Biologia: meio ambiente

O que é aquecimento global?

Aquecimento global é um termo que se refere ao aumento da temperatura média da Terra ao longo do tempo.

Segundo várias pesquisas, ele vem aumentando muito por conta de ações humanas.

Estas causam problemas atmosféricos e nos oceanos, principalmente por conta do derretimento das geleiras. 

Boa parte dos dados que encontramos a esse respeito e que também são discutidos em uma escola ensino fundamental vem do IPCC.

Esta é uma sigla para Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas e este órgão está relacionado com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo ele, o século XX foi o mais quente, apresentando um aquecimento de 0,7ºC em todo o planeta. 

O mesmo órgão prevê que as temperaturas continuem subindo ao longo do século XXI, caso medidas para conter o problema não sejam adotadas.

Dentre essas ações estão a contenção do desmatamento e a diminuição de emissão de poluentes no meio ambiente. 

Caso isso não seja feito, a temperatura da Terra pode elevar-se a 4ºC, o que comprometeria boa parte das atividades humanas.

Ainda, de acordo com um relatório publicado pelo IPCC em 2014, o aquecimento global é muito grave e irreversível. 

Ele leva à elevação dos oceanos, perdas agrícolas e outras catástrofes que alteram o clima e a disposição de recursos naturais.

Em vista da gravidade da situação, empresas e instituições do mundo todo, como um fabricante de uniformes profissionais passaram a adotar medidas para a contenção do aquecimento. Mas, este também é papel das pessoas como indivíduos.

Para você entender melhor qual é nossa responsabilidade como ser humano na contenção do aquecimento global, no próximo tópico, vamos apresentar as suas causas.

Principais causas do aquecimento global

Toda ação gera uma reação, e há tempos o ser humano vem desrespeitando os limites do planeta Terra, com ações inconsequentes e irresponsáveis. 

Elas provocam o aquecimento global, e as principais são:

  1. Intensificação do efeito estufa;
  2. Poluição;
  3. Queimadas;
  4. Desmatamento;
  5. Descarte incorreto do lixo.

A principal causa das alterações climáticas, sem dúvidas, é a intensificação do efeito estufa, um fenômeno natural responsável pela manutenção da temperatura da Terra. 

Ele vem se intensificando continuamente, como resultado das práticas humanas.

O aquecimento global é um fato incontestável e todas as mudanças ocorridas são resultados da participação do ser humano.

As revoluções industriais ocorridas no século XX foram as maiores responsáveis por esse aumento, que não se atentaram às práticas sustentáveis.

Em outras palavras, as empresas não se preocupavam em garantir os recursos básicos para a sobrevivência das gerações futuras.

Felizmente, hoje em dia, algumas companhias, como um fabricante de armario de aco de escritorio, passaram a adotar processos mais responsáveis.

Só que, antes disso, várias ações geraram degradação do meio ambiente, como poluição, queimadas e desmatamentos desenfreados. 

Por isso, eles estão na lista dos principais causadores dos problemas climáticos que temos hoje.

O desmatamento das áreas naturais colabora com o aquecimento global e provoca o desequilíbrio climático. 

A remoção de vegetação prejudica o controle da temperatura e dos regimes de chuva.

A Floresta Amazônica é uma das maiores fornecedoras de umidade para a atmosfera, o que ajuda a controlar a temperatura do planeta e a incidência de chuvas em boa parte do continente Sul-americano.

Com base nisso, a conclusão a que se chega é que, se as florestas forem removidas, as temperaturas vão aumentar muito e as chuvas vão diminuir drasticamente.

Se você fizer uma rápida pesquisa em um computador completo sobre as consequências disso, vai perceber o quanto a situação é alarmante para o planeta. 

Sendo assim, quanto mais ele sofrer com essas ações, mais caro a humanidade vai pagar.

Outra causa relevante é a emissão de gases-estufa, como dióxido de carbono, gerado pela queima de combustíveis fósseis.

O gás metano, gerado pela pecuária, queima de combustíveis, biomassa e aterros sanitários. E o óxido nitroso, proveniente de fábricas.

A poluição das águas também provoca o aquecimento global, visto que os oceanos são o habitat de várias espécies que absorvem o gás carbônico e emitem oxigênio, como no caso das algas marinhas e dos fitoplânctons.

Em vista disso, várias consequências e efeitos ruins acometem o planeta, e se você anotar todas elas em um caderno de anotacoes personalizado, verá que elas são numerosas.

Efeitos e consequências do aquecimento global

Os efeitos e consequências do aquecimento global são diversos e muito negativos, estando relacionados com a atmosfera, hidrosfera e biosfera.

Uma das consequências mais graves é o degelo das calotas polares. Por isso, várias espécies que vivem nesses locais, principalmente no Ártico, estão desaparecendo. 

Além disso, vários problemas de ordem ecológica são desencadeados.

O degelo provoca a elevação dos níveis do oceano, mas este problema está mais associado ao derretimento de calotas na Antártida e na Groenlândia.

Com as empresas e instituições, como um fabricante de caderno brochura personalizado, investindo cada vez mais em ações responsáveis, outra consequência grave que se procura evitar é o aumento das temperaturas.

Todos nós já percebemos o quanto o inverno está mais curto e o verão mais intenso, e isso provoca a extinção de várias espécies.

Além disso, torna a disponibilidade de água mais escassa em várias partes do mundo, devido a secas prolongadas. 

Tudo isso afeta a oferta de recursos naturais para os seres vivos e a continuidade da cadeia alimentar.

Por conta do aquecimento global, as mudanças climáticas abruptas e os fenômenos cíclicos estão cada vez mais frequentes, como no caso do El Niño, que traz secas severas em muitas partes do planeta.

Se a sociedade, incluindo as pessoas e as empresas, como uma de controle de acesso biometrico, outros fenômenos naturais devastadores podem ser amenizados, como no caso dos tufões e furacões.

Aqui no Brasil, eles não são comuns, mas estão cada vez mais frequentes em países com índices maiores, como os Estados Unidos.

Mas, são uma fonte de preocupação, uma vez que eventos dessa natureza começaram a ocorrer em regiões do planeta onde nunca antes haviam sido vistos.

Tempestades descontroladas também são consequência do aquecimento global, e elas trazem prejuízos por onde passam. 

Além de destruírem reservas naturais, prejudicam os seres humanos e provocam problemas de ordem pública.

Enchentes, por exemplo, desencadeiam uma série de consequências que vão muito além de prejuízos financeiros. 

São situações que colocam em risco a saúde pública, principalmente, quando transbordam bueiros.

Com isso, a incidência de doenças graves como a leptospirose atinge a população, o que pode levar a uma desordem na saúde.

Portanto, toda vez que for realizar descarte aparelhos eletronicos, comprar algum produto, comer alguma coisa ou jogar o lixo fora, pense nas maneiras que suas ações podem colaborar para o agravamento do aquecimento global.

Conclusão

Ao longo do tempo, o ser humano vem realizando várias ações que estão comprometendo o planeta. 

Essas atitudes vêm de muitos anos e até séculos, mas se agravou depois da Primeira Revolução Industrial.

Mais do que os poluentes gerados por essas empresas, o consumo das pessoas aumentou muito, o que aumentou também a quantidade de lixo.

Com o crescimento da população, o problema se torna uma bola de neve cada vez mais grave, por isso, é importante se conscientizar e fazer a sua parte.

No dia a dia, várias ações podem ser adotadas, e se cada um souber ser responsável, nosso planeta não vai sofrer tanto, e consequentemente, asseguramos a qualidade de vida dentro dele.

Nós não temos outra Terra, por isso, precisamos cuidar dela todos os dias e dar preferência para as atitudes sustentáveis.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner Stoodi Med
Banner_Redação
Você pode gostar também