Geografia: 8 perguntas sobre agropecuária que podem ajudar os seus estudos para o ENEM

Professor Érico reúne as principais informações sobre o tema

Geografia: 8 perguntas sobre agropecuária que podem ajudar os seus estudos para o ENEM

Professor Érico reúne as principais informações sobre o tema 

Alguns temas da Geografia Humana são bastante abordados no ENEM. Esse é o caso, por exemplo, da Agropecuária.

O prof. Érico já deu algumas dicas sobre urbanização, comércio e indústria. Ele já contou também quais são os principais recursos naturais brasileiros.

Hoje, ele vai responder 8 perguntas para você revisar os principais pontos da agropecuária para mandar muito bem no ENEM.

1. O que são as atividades agropecuárias?


Foto: Reprodução/Divulgação
São atividades do setor primário da economia, desenvolvidas em ambiente rural e associadas ao cultivo de plantas à criação de animais. Podem ser divididas em 3 tipos:

Agricultura – que lida com o plantio de vegetais.

Pecuária – que envolve a criação de espécies animais.

Silvicultura – atividades comerciais que envolvem plantações de árvores destinadas ao comércio de madeira.

Hoje, para o Brasil, as commodities (esses produtos do setor primário da economia) fazem parte de um dos pilares da economia. Por isso, a agropecuária é fundamental para o país.

2. Quais são os sistemas agropecuários do Brasil?


Foto: Reprodução/Divulgação
Existem 3 sistemas agropecuários mais usados nas nossas terras. Como característica comum, eles possuem rendimento elevado. Conheça as particularidades de cada sistema:

Extensivo

Em geral, as propriedades usam esse sistema para a subsistência.

Ele é caracterizado pelas técnicas mais tradicionais – geralmente não possuem muita tecnologia, com mão-de-obra manual.

Além disso, é muito comum em grandes propriedades.

Intensivo

Está cada vez mais comum esse tipo de sistema agrário. O cultivo dele é basicamente comercial.

Ele é caracterizado pelo uso intensivo da propriedade para gerar maiores ganhos. Conta com tecnologias e técnicas mais sofisticadas.

Para um melhor aproveitamento da terra, geralmente é feito a “rotação de culturas” do solo. Ou seja, uma parte do terreno fica em descanso para a sua recuperação, enquanto a outra é usada. Desta forma, elas vão alternando.

Atende as pequenas e as médias propriedades.

Plantation

Esse sistema agrário é aderido nas monoculturas tropicais, como na cana-de-açúcar, cacau, algodão e outros. Ele foi herdado da tradição colonial escravista nas grandes propriedades rurais, especialmente as canavieiras.

São muito comuns em grandes propriedades para que a monocultura gere bastante dinheiro, pois são destinadas à exportação.

3. Como podemos dividir as lavouras?


Foto: Reprodução/Divulgação
As lavouras são as plantações – usamos esse termo quando nos referimos ao ato de plantar e cultivar algum produto. Costumamos dividir as lavouras em permanentes e temporárias.

Permanentes são aquelas que possuem vegetação de porte arbóreo. Nesse tipo, nós não precisamos ficar plantando sempre e mesmo assim teremos várias colheitas. Exemplos: safras de laranja, café, uva, oliva e cacau.

Temporárias são aquelas que possuem vegetação herbácea. Nesse caso, você tem que plantar a cada colheita que faz. Por exemplo: safras de soja, trigo e cana-de-açúcar.

4. Quais são os tipos de exploração?

Direta – quando a exploração é feita pelo proprietário.

Indireta – quando o terreno é alugado num processo chamado arrendamento.

Agronegócio – está mais envolvido às etapas da produção agropecuária, desde o plantio até o processamento industrial.

5. Quais são os fatores naturais que influenciam as atividades agropecuárias?


Foto: Reprodução/Divulgação

  • Clima – pela quantidade de chuva e variação de temperatura ao longo do ano
  • Disponibilidade de água – porque o cultivo depende da pluviosidade e de recursos hídricos
  • Qualidade do solo – existem solos “saudáveis” e “doentes”. Alguns são melhores para um tipo de coisa e outros são melhores para outro tipo de plantação.
  • Os impactos sobre o solo – esse tópico está diretamente associado ao de cima. Dependendo do como você usa a terra, ela vai perdendo nutrientes e precisa de recuperação.
  • Relevo – cada local é indicado para um tipo específico de plantação
  • Biodiversidade – esse fator também influencia nas atividades agropecuárias

6. Qual a estrutura agropecuária no Brasil?


Foto: Reprodução/Divulgação

Em função do nosso processo histórico de concentração de terras, existem muitas terras nas mãos de poucas pessoas e o restante das terras ficam nas mãos de muita gente. Ou seja, há uma concentração fundiária no Brasil.

 

7. Quais são os principais produtos do Brasil?


Foto: Reprodução/Divulgação

Das nossas lavouras temporárias, temos a soja, a cana-de-açúcar, o algodão, o milho, o trigo e o arroz. Já das lavouras permanentes, temos o café, o cacau, a laranja, a banana e a fruticultura irrigada.

8. Termos relacionados à agropecuária que podem aparecer na prova:


INCRA – o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária tem o papel de resolver a questão da distribuição das terras e das propriedades agrícolas no Brasil.

Cadastro Agrário – é uma tentativa do Estado, por meio do Ministério da Agricultura ou do próprio INCRA, de regularizar as terras existentes no Brasil. Isso tudo através de um mapeamento, da elaboração de memoriais descritivos, entre outros documentos.

Estatuto da terra – conjunto de princípios elaborados na década de 60 para tornar a distribuição e o acesso à terra mais disciplinado.

Módulo rural – é o mínimo necessário para que uma família pudesse sobreviver – isso vai relativo, pois varia de região para região.

Latifúndio – geralmente está associado às grandes propriedades rurais, porém ele pode ser considerado por sua dimensão e por sua exploração. Ou seja, se sua grande propriedade rural não for produtiva, poderá não ser considerada um latifúndio. Já se você tem uma propriedade média, com aproveitamento intenso, ela pode ser considerada um latifúndio.

Minifúndio – pequenas propriedades rurais, geralmente de âmbito familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *