É impossível pensar no estudo da Geografia e deixar de lado conteúdos importantes como as características de determinados grupos de países. Ainda que não possamos saber tudo sobre todas as nações do mundo, compreender informações gerais sobre eles é essencial para as provas e para a vida.

Afinal, vivemos em um mundo em que tudo está conectado. A maior prova recente disso foi a ocorrência de uma pandemia no mundo globalizado que nos mostrou que, de fato, não estamos sozinhos por aqui.

Sendo assim, falaremos sobre os países andinos, um grupo de nações que faz parte da América do Sul e tem enorme importância global, tanto na esfera econômica quanto na parte cultural. Vamos conhecer mais sobre eles? Boa leitura!

América Andina

A América Latina é dividida, de modo geral, em dois grandes grupos. O primeiro diz respeito aos países platinos e o segundo, aos andinos — tema de nossa conversa.

Eles são divididos dessa forma por conta de suas características naturais e culturais, que se assemelham e fazem com que sejam, ainda que diferentes, semelhantes em muitos aspectos.

Essa semelhança, inclusive, fez com que um bloco econômico fosse formado por esses países. Ele é a Comunidade Andina, formado por:

  • Colômbia;
  • Equador;
  • Peru;
  • Bolívia.

Seu principal objetivo é integrar essas nações economicamente, reduzindo impostos e tarifas diversas no trânsito de mercadoria entre eles. Além disso, a cooperação social e financeira entre esses países está na pauta do bloco.

Os países andinos estão localizados à oeste do Brasil, sendo banhados principalmente pelo Oceano Pacífico.

Países andinos

Agora, conheceremos quais são os países que faz parte desse grupo:

  • Colômbia;
  • Equador;
  • Bolívia;
  • Chile;
  • Peru;
  • Venezuela.

Uma dica para não se perder e confundir a região com outras áreas do planeta é pensar na Cordilheira dos Andes. Ela é uma cadeia montanhosa que faz uma espécie de contorno no recorte dessa parte do continente.

Tire um tempinho para observar o mapa dessa região e identifique a localização da Cordilheira. Veja, também, quais são os países da América Andina que fazem fronteira com o Brasil e se familiarize com essa proximidade. Apesar de sermos vizinhos, é muito fácil esquecer que esses países compartilham muitas características conosco!

países andinos

Cultura dos países andinos

Os países mencionados acima sofreram, sem exceção, o processo de Colonização Espanhola. Por isso, seu idioma principal é o Espanhol, ainda que dialetos e outras línguas sejam faladas pelos povos nativos em algumas regiões.

Além disso, a cultura da região é fortemente influenciada pela cultura africana, especialmente devido ao grande fluxo de migrações desses países. Outras influências, estas mais recentes, dizem respeito aos refugiados e imigrantes de outras nacionalidades que hoje compõem a população andina.

Características ambientais dos países andinos

Além de saber sobre a cultura desse grupo, é fundamental entender mais sobre ele sob o ponto de vista de suas características naturais. Confira, a seguir, as principais!

Topografia

A topografia da América Andina é formada principalmente por dobramentos modernos, ocasionados pela movimentação das placas tectônicas.

Aqui, podemos encontrar algumas das maiores altitudes de toda a América. Pontos como a Cordilheira dos Andes são um bom exemplo.

Clima

Por conta das grandes altitudes, o clima é fortemente influenciado pelo aspecto montanhoso do terreno. Há também regiões áridas e semiáridas e com clima mais úmido e quente.

Além disso, a região conta com a influência direta de massas de ar, como a massa tropical do Pacífico, e de correntes, como a Corrente de Humboldt, que começa na região da Antártida e traz temperaturas frias para as águas da América Andina.

Hidrografia

A região andina é cortada por vários rios. Alguns dos principais são:

  • Amazonas, que tem uma pequena porção passando no Peru;
  • Orinoco (Venezuela);
  • Madalena (Colômbia).

Essa área também faz parte de muitas bacias hidrográficas. Algumas das mais emblemáticas são:

  • Bacia do Orenoco;
  • Bacia Platina;
  • Bacia Amazônica.

Biomas

Os biomas encontrados nessa região são:

  • floresta tropical, pelas porções da Floresta Amazônica que se encontram em territórios andinos;
  • desertos, especialmente no Chile;
  • savanas, também no Chile, em sua porção mais ao sul.

Sobre os desertos, uma curiosidade: a região mais seca do planeta se encontra no Chile e é chamada de Deserto do Atacama.

Economia dos países andinos

A economia dos países andinos é mista, sendo composta tanto por produtos de origem natural (como o cobre e o estanho, no Chile, e o ferro e a prata, no Peru) quanto por elementos industriais.

Nos grandes centros, há a presença de multinacionais e centros mais desenvolvidos. No interior, por sua vez, a economia é aquecida por conta do agronegócio, como a fruticultura (forte em países com o Equador) e o café (especialmente na Colômbia).

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância do petróleo e do gás natural para a economia dessas nações, por meio das commodities.

Países andinos: atualidades

Para ir bem nas provas, precisamos também atentar ao estudo das atualidades. Elas serão fundamentais para o seu entendimento do caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e para a sua redação!

Confira, a seguir, alguns pontos de atenção sobre a América Andina:

  • crise política na Venezuela;
  • dissolução do Congresso pelo governo do Peru;
  • problemas com o aumento da tarifa de transporte no Chile;
  • problemas com o narcotráfico, especialmente em países como a Colômbia e a Bolívia;
  • oposição a Evo Morales na Bolívia;
  • aumento do preço dos combustíveis no Equador devido a problemas com o subsídio do petróleo.

Agora que você já sabe quais são os países andinos, fique de olho nesses tópicos e, claro, acompanhe as notícias ao longo desse ano para entender o desenrolar de todos esses acontecimentos.

Gostou de saber mais sobre os países andinos? Esse é um tema quente para as provas e que certamente nos ajuda a entender mais sobre nossos vizinhos ao oeste! Mas, e agora? É hora de aprofundar ainda mais os estudos sobre o tema! Confira o nosso Plano de Estudos e veja como ele pode te ajudar!

Você pode gostar também