Guerra dos Emboabas: o que foi, resumo e mais!

Veja o que foi e quais as causas da guerra dos Emboabas e arrase nas questões sobre o assunto!

Guerra dos Emboabas: o que foi, resumo e mais!

A descoberta do ouro no Brasil provocou diversas mudanças dentro e fora da colônia e a Guerra dos Emboabasfoi uma importante parte dessa história. Você está por dentro do assunto? Saiba que ele é tema recorrente de vestibulares. Continue a leitura e entenda!

O que foi a Guerra dos emboabas?

A Guerra dos Emboabas aconteceu entre 1707 e 1709. De um lado, os bandeirantes, que foram os responsáveis pela descoberta das jazidas de ouro na região que hoje pertence ao estado de Minas Gerais. Do outro, a Coroa Portuguesa, que via ali uma oportunidade de salvar Portugal.

Guerra dos emboabas: resumo

“Emboabas” era o apelido que os paulistas deram aos lusitanos que buscavam o ouro da região. Eles organizaram várias expedições que acabavam em confrontos. Entre os maiores embates, o do Capão Redondo foi responsável pela morte de mais de 300 paulistas.

Em 1709, a Coroa Portuguesa determinou a separação das capitanias de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Com o fim da guerra e a derrota dos paulistas, os bandeirantes foram até Mato Grosso e Goiás em busca de novas jazidas de ouro.

Causas e onde ocorreu

Como dissemos, a maior causa da Guerra dos Emboabas foi a luta pelo direito de explorar as jazidas de ouro. Os bandeirantes queriam assegurar a exclusividade, já que foram os que descobriram o ouro ali. Já os portugueses queriam aproveitar o excelente negócio. Os conflitos aconteceram na região de Minas Gerais.

Consequências da Guerra dos Emboabas

A Guerra dos Emboabas trouxe algumas consequências, como:

  • distribuição de lavras entre emboabas e paulistas;
  • São Paulo e Minas se tornaram capitanias ligadas à Coroa Portuguesa;
  • São Paulo passou de vila à cidade;
  • descoberta de novas jazidas nas regiões do Mato Grosso e de Goiás.

A Guerra dos Emboabas foi uma disputa entre bandeirantes e lusitanos pela exploração das jazidas de ouro de Minas Gerais. Depois de conflitos e muitas mortes, os paulistas saíram derrotados e foram em busca de novas minas, as encontrando na área centro-oeste do país.

Está perdido na hora de estudar para o vestibular? Então, aproveite que está por aqui e veja as nossas videoaulas, planos de estudos e exercícios.

1 comment
  1. Eu achei o site um pouco cru, sabe? É o tipo se site que você tem que entrar quando vai fazer o trabalho escolar um horário antes da entrega, ou algo assim. Mas de qualquer forma, eu achei um resumo bem feito, para a minha pesquisa eu vou ter que entrar em mais alguns outros sites, mas esse já ajudou um tanto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *