Política do Big Stick: entenda o que é e sua importância!

Você já ouviu falar na política do Big Stick? Entenda as suas aplicações e como surgiu!

Política do Big Stick: entenda o que é e sua importância!

Você sabe o que é a política do Big Stick? Ela é uma referência à maneira peculiar do então presidente dos EUA, Theodore Roosevelt (1958 – 1919). Quer entender o porquê desse nome e como era feita essa forma de resolver problemas diplomáticos? Continue a leitura e confira!

O que é foi política do Big Stick?

O Big Stick (grande porrete, em tradução livre) é o nome dado à política externa americana sob o comando de Roosevelt, de 1901 a 1909. A expressão foi baseada em um provérbio africano, que diz, mais ou menos, “fale manso e carregue um grande porrete”.

Dessa maneira, o presidente mantinha a amistosidade nas negociações, mas deixava evidente que usaria de força para conseguir o que queria.

A aplicação da política do Big Stick

A ideia do Big Stick era proteger os interesses econômicos dos EUA por toda a América Latina. A ideologia resultou na expansão da Marinha dos Estados Unidos e envolveu o país em mais questões internacionais. Assim, Roosevelt transformou os EUA em um grande influenciador sobre as Américas, sobretudo a Central.

Doutrina Monroe

A Doutrina Monroe tinha como frase “América para os Americanos”. Ela dizia que os americanos não podiam mais ser suscetíveis à colonização por nenhuma potência da Europa. Roosevelt era partidário dessa ideia, mas a estendia conforme a sua visão, de que os EUA seriam uma liderança mundial.

Canal do Panamá

Foi durante o governo de Roosevelt que houve a independência do Panamá. Esse fato teve participação importante dos EUA. O Panamá Independente negociou com os Estados Unidos uma cessão de parte do entorno do Canal do Panamá, que ficou sob o controle americano até 1999.

O Big Stick foi o modo em que o presidente americano Roosevelt agia nas políticas externas. Ele era cordial e amistoso ao mesmo tempo que deixava explícito que usaria de força, se fosse necessário. Tudo isso resultou em um maior envolvimento dos EUA nas questões internacionais.

Não sabe por onde começar a estudar para o vestibular? Então, aproveite que está por aqui e veja as nossas videoaulas, planos de estudos e exercícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *