Tiradentes: quem foi, Inconfidência Mineira e mais!

Foto: Wikipédia

Conhecer sobre os principais movimentos e nomes que permearam a História do Brasil é muito importante para qualquer vestibulando que esteja se preparando para as principais provas no país.

Neste post vamos entender uma época importante do Brasil Colonial que foi a Inconfidência Mineira e seu líder mais importante: Tiradentes! Veja quem foi ele, o que foi a Inconfidência Mineira e quando é comemorado o Dia de Tiradentes. Acompanhe a leitura!

Quem foi Tiradentes?

Tiradentes era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um importante nome da liderança de um movimento emancipacionista chamado Inconfidência Mineira e por ter tido uma morte cruel por ordens da Coroa Portuguesa. Entre os líderes da Inconfidência Mineira, Tiradentes foi o único que recebeu a pena de morte.

Joaquim José nasceu em 12 de novembro de 1746 e tem origens de uma família muito humilde. Ao longo de sua vida desempenhou diversas profissões entre elas como dentista, originando, assim, em seu apelido de “Tiradentes”. 

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Além disso, também trabalhou como condutor de tropas de animais (tropeiro), minerador e mascate (ambulante), mas foi o posto de alferes – cargo militar da época –  que obteve estabilidade profissional.

A Inconfidência Mineira

Este foi um movimento que ocorreu entre os anos de 1788 e 1789 e teve grandes influências de ideias Iluministas.

A Inconfidência Mineira surgiu a partir da insatisfação com o governo português que abusava do poder e da política, cobravam altos impostos e praticavam a escravidão. Sendo assim, este movimento lutou pela liberdade do Brasil e para o fim do governo português.

O grupo dos inconfidentes tinha entre seus líderes Tiradentes. A ideia do grupo era a liberdade definitiva e a implantação de um governo republicano, ou seja, conquistar a independência das regiões de Minas Gerais e assim poderem aplicar o livre comércio, criação de universidades etc.

Entre as principais características da Inconfidência Mineira, podemos destacar:

  • Movimento elitista, ou seja, teve participação de escritores e poetas, por exemplo;
  • Manutenção da escravidão;
  • Ideal republicano;
  • Maçonaria.

Com consequência de uma delação de um devedor da Coroa Portuguesa, todos os inconfidentes foram pegos e banidos do país após realização de um julgamento no dia 18 de Abril de 1792, com exceção de Tiradentes.

Joaquim José foi pego no Rio de Janeiro e enforcado e esquartejado no dia 21 de Abril de 1792. Sua cabeça foi exposta na principal praça da cidade de Ouro Preto, uma típica retaliação absolutista.

Dia de Tiradentes

A imagem de Tiradentes começou a ser ainda mais forte após o Brasil ter se desvinculado totalmente do governo português com a Proclamação da República. Sua imagem foi transmitida com a mensagem de um herói nacional que lutou até o fim para a liberdade de seu país.

O Dia de Tiradentes é comemorado desde 1965 no dia 21 de Abril, pela lei nº 4.897, sendo feriado nacional.

No ano de 1867, foi colocado o primeiro monumento de Tiradentes em Ouro Preto, cidade em que teve sua morte decretada. 

Gostou de conhecer sobre a história de Tiradentes? Você pode conferir muitos conteúdos sobre a história do Brasil no Blog do Stoodi! Se quiser se aprofundar ainda mais, confira o nosso plano de estudos e arrase nos vestibulares.