Inglês: qual a importância do idioma para o dia a dia?

Saiba a importância do inglês no cotidiano e mercado de trabalho!

Inglês: qual a importância do idioma para o dia a dia?

Saber inglês no dia a dia pode facilitar muito a sua vida! Afinal de contas, o idioma mais falado do mundo abre portas para a comunicação com diversas pessoas, com oportunidades únicas para quem sabe a língua.

O inglês aparece como um dos idiomas mais importantes na contemporaneidade, sendo válido para todos os tipos de objetivos profissionais e pessoais. 

Por exemplo, se você está viajando para o exterior, independentemente do país, pode encontrar um transporte executivo bilíngue com um motorista ou guia que fala o inglês. Dessa forma, você consegue aproveitar melhor a viagem.

No âmbito profissional, o inglês abre as portas para mais vagas de emprego. Inclusive, para alguns cargos e empresas, o conhecimento do idioma é obrigatório.

Por isso, se você está começando agora a aprender inglês, ou está precisando de uma motivação para continuar os estudos, continue lendo o nosso artigo e veja qual a importância do idioma para o dia a dia!

Por que o inglês é assim tão importante?

O inglês é a língua mais falada em todo o mundo. Mesmo fora dos países mais famosos, como os Estados Unidos e o Reino Unido, muitas pessoas falam e entendem o idioma.

Ao todo, estima-se que existam mais de 1 bilhão de falantes em todo o mundo. Fora isso, cerca de 67 países têm o inglês como a língua oficial e 27, como idioma secundário.

Só com esses números já dá para ter uma ideia do quanto falar inglês é importante.

Não é à toa que várias instituições de educação oferecem o idioma como parte da grade curricular do ensino fundamental particular, por exemplo.

Com a expansão da globalização, saber inglês é algo imprescindível, que facilita a vida de muitas pessoas, seja no âmbito profissional ou no pessoal.

Inclusive, a nossa própria língua portuguesa já incorporou muitas palavras do inglês.

Sendo assim, nativos ou não, todos nós conhecemos os termos, vocábulos, nomes de empresas e até comidas que levam o nome em inglês. Portanto, o idioma também está atrelado a uma cultura mundial!

Por exemplo, se quisermos fazer uma aula fitdance iniciante, o termo “fitdance” é um estrangeirismo do inglês que já está incorporado ao português.

Por esse motivo, quem apresenta um conhecimento avançado no idioma tem mais chances de se destacar no mercado, fora o tanto de oportunidades que acabam aparecendo por aí.

4 razões para você aprender inglês agora mesmo

Diante de toda a importância da língua inglesa, fica fácil perceber o quanto é necessário aprender o idioma. O ideal é começar desde muito novos – tanto que, hoje em dia, dá para encontrar berçário para bebê bilíngue, como forma de estimular o aprendizado desde muito novinhos.

A seguir, conheça algumas das razões para você aprender inglês agora mesmo!

1 – Novas oportunidades na carreira

O inglês pode ser a porta para você ter mais oportunidades na sua carreira profissional.

Hoje em dia, o mercado de trabalho é global. Por isso, muitas empresas precisam que seus funcionários saibam como se comunicar com outros parceiros e clientes em todo o mundo. Daí o porquê algumas seleções de vaga exigem o conhecimento do inglês.

Sendo assim, se você está procurando emprego ou quer ter uma promoção na empresa, vale a pena investir no idioma para manter as suas opções profissionais abertas.

Aliás, mesmo para quem não tem nenhuma formação acadêmica, o inglês pode servir como base para a atuação em várias áreas, como professor de idiomas, tradutor e profissional de marketing para uma empresa global.

Então, tenha um ambiente de estudo adequado e não deixe de estudar o idioma!

2 – Entrada para várias universidades

Para quem deseja seguir na carreira acadêmica, a comprovação do seu conhecimento em inglês é uma maneira de conseguir uma vaga em vários programas de pós-graduação e até mesmo em universidades internacionais.

Um exemplo é o exame de proficiência TOEFL (Test of English as a Foreign Language), que é exigido como parte dos processos seletivos em inúmeras instituições do mundo.

Também há outros testes, como o IELTS (International English Language Testing System) ou o Cambridge Exams. É necessário verificar qual dos exames é requisitado pela instituição, para treinar especificamente para a prova.

Mesmo que você tenha que fazer um teste por algum motivo específico, ou já até tenha se formado na faculdade, estudar para esses exames é uma maneira de melhorar ainda mais as suas habilidades no idioma.

3 – É o idioma mais falado na internet

Por ser uma língua mundial, muitos conteúdos da internet são escritos na língua inglesa.

Você pode, por exemplo, encontrar uma aula particular de piano com um professor internacional e conseguir aproveitar ao máximo daquele material. Ao saber inglês, você também é capaz de:

  • Acompanhar vídeos no idioma;
  • Deixar comentários para outras pessoas;
  • Compreender melhor notícias de veículos internacionais;
  • Ler livros que ainda não foram traduzidos.

Ou seja, há um mundo de possibilidades na internet para as pessoas que conseguem falar inglês corretamente.

4 – Ajuda a estimular o cérebro

Além de todos os benefícios citados anteriormente, aprender um novo idioma é uma ótima maneira de estimular o cérebro.

De acordo com várias pesquisas na área, quando estamos aprendendo uma língua nova, a própria estrutura do cérebro se modifica, de uma maneira boa, melhorando as partes responsáveis pela memória e o pensamento consciente.

Isso significa que a sua mente se torna ainda mais forte e poderosa.

Além disso, é uma ótima maneira de manter o seu cérebro saudável, reduzindo os riscos de desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Claro que vale a pena incluir o ensino de inglês com outras práticas consideradas tão saudáveis quanto o aprendizado, como a prática de esportes e atividades físicas.

Aqui, temos mais um benefício: para atletas profissionais, como uma jogadora de judô que usa kimono feminino luta, dá para participar de vários torneios internacionais em conjunto com outras pessoas.

Por que é recomendável aprender inglês desde criança?

As crianças que têm contato com a língua inglesa desde cedo costumam a apresentar um desenvolvimento maior para a naturalidade da língua.

Além disso, aprender um novo idioma durante a infância é uma maneira de melhorar a socialização, o raciocínio lógico e a capacidade de concentração.

Por esse motivo, vale a pena escolher um curso que proporcione uma vivência completa para a criança. Dessa forma, ela já vai começar a se relacionar com o idioma de uma maneira muito mais positiva, considerando o aprendizado muito mais fácil.

A dica é buscar por uma instituição de renome, que ensine de maneira lúdica (com brincadeiras), já que assim a criança aprende muito mais fácil.

As crianças podem começar, por exemplo, identificando os objetos em inglês, como extintor novos, entre outros itens.

Quais são as vantagens do inglês para os adolescentes?

Fora as crianças, quem começou a estudar inglês na adolescência também conta com muitos benefícios do idioma.

Entre eles, a possibilidade de fazer um intercâmbio e estudar em países estrangeiros é a mais cobiçada entre os jovens. 

Inclusive, muitos adolescentes estão cursando o Ensino Médio fora do país, pelo menos um semestre, sendo uma maneira de aperfeiçoar a conversação e a vivência no idioma.

Com esse tipo de experiência, é possível evoluir ainda mais rápido na carreira profissional, já que além do aprendizado em um novo idioma, o jovem também tem contato com uma nova cultura, o que favorece o despertar de uma visão de mundo diferente.

Desse modo, enquanto profissional, a pessoa saberá como lidar com diferentes hábitos e costumes. Assim, o jovem aprende a se posicionar de forma mais valorizada no mercado de trabalho, além de obter maior destaque na sua carreira profissional.

Dá para aprender inglês quando se é adulto?

A resposta é sim!

Como dito anteriormente, aprender um novo idioma é a chave para conseguir evoluir na carreira profissional, independentemente da área de atuação. Assim, você consegue ocupar cargos melhores, pleitear uma promoção e participar de excelentes processos seletivos.

Os adultos têm uma capacidade maior de atenção, o que ajuda a expandir o vocabulário na língua inglesa. Por isso, quem precisa conciliar o trabalho com os estudos poderá fazer isso de forma fácil, com o gerenciamento do tempo.

O ideal é treinar todos os dias, principalmente a conversação.

Conclusão

Ainda tem dúvidas sobre a importância do inglês? Temos certeza que depois deste artigo você está avaliando o quanto vale a pena continuar ou iniciar os estudos em um novo idioma.

Até porque é o momento de dar um up na sua carreira e ampliar sua capacidade de comunicação com outras pessoas!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *