No segundo dia de live do Esquenta Enem Stoodi, o professor Paulo trará assuntos muito importantes para um melhor desempenho na prova de matemática no Enem

O objetivo será apresentar como o aprendizado teórico em matemática e a resolução de exercícios podem trazer bons resultados na prova e qual a melhor maneira de estudar a matéria.

Continue a leitura para saber mais!

Como aprender matemática?

Se engana quem pensa que estudar matemática é apenas decorar fórmulas para conseguir um bom desempenho nas provas. A matemática vai muito além disso, uma vez que o entendimento teórico também é fundamental para conseguir bons resultados e aumentar a capacidade crítica do aluno.

Vamos ver a seguir algumas dicas para que você veja as melhores formas de aprender matemática.

esquenta enem

Entenda a teoria

A parte teórica da matemática é fundamental para o real entendimento por trás das fórmulas e das aplicações matemáticas. A teoria expande a curiosidade do aluno em entender como a ciência funciona e como a matemática é aplicada ao seu redor no dia a dia.

Os estudos teóricos da matemática possibilitam demonstrar ao aluno que tudo existe por uma razão e que a ciência somente evolui quando a imaginação é colocada em prática. 

Portanto, quanto mais o entendimento teórico aliado à prática, melhor será o desenvolvimento do aluno.

Pratique muito

Para um bom desenvolvimento da matemática, nada melhor do que praticar muito os exercícios e aprender com os erros.

A matemática exige muita prática e paciência por parte dos alunos para fixar cada vez mais os conteúdos aprendidos em aula. Quanto mais você praticar, melhor será o seu desempenho e os exercícios serão resolvidos cada vez mais rapidamente.

Revise seus erros

No momento de praticar os exercícios de matemática, é importante estar atento(a) no processo que você criou para chegar aquela resolução para que, caso você cometa algum erro, seja mais fácil identificá-lo e revisá-lo para conseguir um melhor desempenho na questão.

Dessa forma, você irá aprimorar o seu conhecimento e ficará mais fácil de resolver os próximos exercícios.

Sempre tire suas dúvidas

É muito comum os alunos desistirem facilmente de um exercício por ter muitas dúvidas de como resolvê-lo, mas essas são as principais questões que você precisa ter um tempo maior para focar em solucioná-lo e entender quais são as suas maiores dificuldades.

Por esse motivo a matemática requer tanta paciência e tempo para conseguir resolver as questões com entendimento. Nossa dica é procurar ajuda com o seu professor, algum amigo ou até mesmo assistir vídeo aulas para ajudar você a resolver a questão.

Remova pensamentos limitantes

Pensamentos limitantes são aqueles que bloqueiam a nossa mente e a nossa capacidade de resolver problemas e até mesmo entender algumas questões do mundo. Por esse motivo, remova qualquer tipo de preconceito e pensamentos negativos em relação à matemática.

Não pense que você não é capaz de aprender ou que você odeia a matéria, pois isso pode trazer muita dificuldade de aprendizagem e desenvolvimento intelectual.

Procure transformar esses pensamentos em afirmações positivas sobre você e sobre a sua capacidade de aprender matemática e mandar bem nas provas. Dessa forma, o aprendizado ficará mais fácil e mais eficiente.

Gostou das nossas dicas sobre como aprender matemática? Para saber mais é só assistir a live completa do professor Paulo e reforçar os estudos com os materiais de apoio com muitos exercícios para você praticar!

STOODI-TIM
Você pode gostar também
Inequação exponencial
Leia mais

Inequação exponencial

As inequações que envolvem funções exponenciais são chamadas de inequações exponenciais. Por exemplo: Para sua resolução, procura-se chegar a uma comparação de potências de mesma base para então comparar os expoentes. Utiliza-se a partir daí a informação de que: Deste fato, decorre que, se a>1: Se 0<a<1, temos: Em resumo,...

MMC – Mínimo Múltiplo Comum

Definição Dados dois ou mais números naturais diferentes de zero, chamamos de mínimo múltiplo comum, ou simplesmente MMC, o menor dentre seus múltiplos comuns. Exemplos 4 e 8 O MMC. entre 4 e 8 é o próprio 8 pois os múltiplos de 4 são {4,8,12, 16, 20, 24, 28, 32,...
Propriedades dos logaritmos
Leia mais

Propriedades dos logaritmos

Os logaritmos apresentam quatro propriedades que são muito úteis na resolução de problemas: Produto Quociente (divisão) Potenciação Mudança de base As propriedades são usadas, basicamente, para calcular novos logaritmos a partir de logaritmos já conhecidos e para resolver equações e inequações logarítmicas. Para ver exemplos de aplicação e exercícios resolvidos...