Esquenta Enem 2021: como aprender matemática?

No segundo dia de live do Esquenta Enem Stoodi, o professor Paulo trará assuntos muito importantes para um melhor desempenho na prova de matemática no Enem

O objetivo será apresentar como o aprendizado teórico em matemática e a resolução de exercícios podem trazer bons resultados na prova e qual a melhor maneira de estudar a matéria.

Continue a leitura para saber mais!

Como aprender matemática?

Se engana quem pensa que estudar matemática é apenas decorar fórmulas para conseguir um bom desempenho nas provas. A matemática vai muito além disso, uma vez que o entendimento teórico também é fundamental para conseguir bons resultados e aumentar a capacidade crítica do aluno.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Vamos ver a seguir algumas dicas para que você veja as melhores formas de aprender matemática.

Entenda a teoria

A parte teórica da matemática é fundamental para o real entendimento por trás das fórmulas e das aplicações matemáticas. A teoria expande a curiosidade do aluno em entender como a ciência funciona e como a matemática é aplicada ao seu redor no dia a dia.

Os estudos teóricos da matemática possibilitam demonstrar ao aluno que tudo existe por uma razão e que a ciência somente evolui quando a imaginação é colocada em prática. 

Portanto, quanto mais o entendimento teórico aliado à prática, melhor será o desenvolvimento do aluno.

Pratique muito

Para um bom desenvolvimento da matemática, nada melhor do que praticar muito os exercícios e aprender com os erros.

A matemática exige muita prática e paciência por parte dos alunos para fixar cada vez mais os conteúdos aprendidos em aula. Quanto mais você praticar, melhor será o seu desempenho e os exercícios serão resolvidos cada vez mais rapidamente.

Revise seus erros

No momento de praticar os exercícios de matemática, é importante estar atento(a) no processo que você criou para chegar aquela resolução para que, caso você cometa algum erro, seja mais fácil identificá-lo e revisá-lo para conseguir um melhor desempenho na questão.

Dessa forma, você irá aprimorar o seu conhecimento e ficará mais fácil de resolver os próximos exercícios.

Sempre tire suas dúvidas

É muito comum os alunos desistirem facilmente de um exercício por ter muitas dúvidas de como resolvê-lo, mas essas são as principais questões que você precisa ter um tempo maior para focar em solucioná-lo e entender quais são as suas maiores dificuldades.

Por esse motivo a matemática requer tanta paciência e tempo para conseguir resolver as questões com entendimento. Nossa dica é procurar ajuda com o seu professor, algum amigo ou até mesmo assistir vídeo aulas para ajudar você a resolver a questão.

Remova pensamentos limitantes

Pensamentos limitantes são aqueles que bloqueiam a nossa mente e a nossa capacidade de resolver problemas e até mesmo entender algumas questões do mundo. Por esse motivo, remova qualquer tipo de preconceito e pensamentos negativos em relação à matemática.

Não pense que você não é capaz de aprender ou que você odeia a matéria, pois isso pode trazer muita dificuldade de aprendizagem e desenvolvimento intelectual.

Procure transformar esses pensamentos em afirmações positivas sobre você e sobre a sua capacidade de aprender matemática e mandar bem nas provas. Dessa forma, o aprendizado ficará mais fácil e mais eficiente.

Gostou das nossas dicas sobre como aprender matemática? Para saber mais é só assistir a live completa do professor Paulo e reforçar os estudos com os materiais de apoio com muitos exercícios para você praticar!

Você pode gostar também
Inequação exponencial
Leia mais

Inequação exponencial

As inequações que envolvem funções exponenciais são chamadas de inequações exponenciais. Por exemplo: Para sua resolução, procura-se chegar a uma comparação de potências de mesma base para então comparar os expoentes. Utiliza-se a partir daí a informação de que: Deste fato, decorre que, se a>1: Se 0<a<1, temos: Em resumo,...

MMC – Mínimo Múltiplo Comum

Definição Dados dois ou mais números naturais diferentes de zero, chamamos de mínimo múltiplo comum, ou simplesmente MMC, o menor dentre seus múltiplos comuns. Exemplos 4 e 8 O MMC. entre 4 e 8 é o próprio 8 pois os múltiplos de 4 são {4,8,12, 16, 20, 24, 28, 32,...
Propriedades dos logaritmos
Leia mais

Propriedades dos logaritmos

Os logaritmos apresentam quatro propriedades que são muito úteis na resolução de problemas: Produto Quociente (divisão) Potenciação Mudança de base As propriedades são usadas, basicamente, para calcular novos logaritmos a partir de logaritmos já conhecidos e para resolver equações e inequações logarítmicas. Para ver exemplos de aplicação e exercícios resolvidos...