Matemática: 4 passos para aprender porcentagem

Matemática: 4 passos para aprender porcentagem

A porcentagem é um dos principais elementos da matemática, geralmente, o primeiro contato com ela é por meio da escola ensino fundamental, mas a matéria fica presente em toda a sua vida.

É por intermédio dela que você fará boa parte dos cálculos de seu dia a dia, além de ser uma das mais importantes etapas para estudar em vestibulares e concursos.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, muitas pessoas estão apostando nos concursos públicos para mudar de vida.

Os salários são muito atrativos, e existem diversas vagas que não exigem um tipo específico de estudo ou graduação. Isso vale até mesmo para alguns elementos específicos, como a aula de pilates classico.

Entretanto, por conta dessa concorrência, é importante aprender formas de se destacar, e uma vez que se trata de uma prova para definir as competências e conquistar as vagas desejadas, é importante ter uma boa rotina de estudos.

Prestar um concurso exige muito foco, e por isso ter uma rotina adequada é fundamental, pois com ela você consegue se estruturar para ter todas as tarefas do dia a dia realizadas, sem perder a oportunidade de lidar com um tempo para estudar.

Para conseguir ter uma boa rotina, é preciso estar atento a alguns elementos importantes. A matemática, principalmente, está presente em vários campos, até mesmo em uma aula de guitarra avancado.

Criar um padrão de estudos é muito importante, e um cronograma pode ajudar a compreender melhor as matérias que você estudará ao longo do concurso.

As duas matérias que estão presentes em todos os concursos são a língua portuguesa e a matemática. Tratam-se de ferramentas importantes para a vida em sociedade, uma vez que você utiliza as duas matérias várias.

Por isso, é importante que sua rotina de estudos seja de muita atenção para estas áreas, garantindo que você estará mais preparado e não terá problemas para lidar com o exame, quando a hora certa chegar.

Não importa se você está estudando para um concurso simples ou para uma prova mais complexa e especializada, fatalmente existirão diversas perguntas envolvendo a porcentagem.

Este elemento é fundamental para você conseguir uma boa nota e ter chances reais. Você pode usar uma impressora a laser colorida para ter a matéria em mãos e melhorar seus estudos.

Porcentagem: conceito

Para entender melhor sobre esse estudo, primeiro você precisa recordar o que é a porcentagem. 

Qualquer equação de porcentagem é aquela em que o denominador é 100, sendo utilizado o símbolo “%” para representar a transação.

Nesse aspecto, assume-se que x% = x/100. Esse tipo de conta é muitas vezes realizado instintivamente, como quando cortamos pedaços de bolo ou quando abastecemos parte do combustível. 

Considera-se 100 uma unidade, e a porcentagem do todo é representada pelo x.

É importante ter em mente que a maioria das questões de matemática em um certame não lidarão diretamente com o elemento em si, e sim com questões de raciocínio lógico onde a matemática é aplicada.

Dessa maneira, você precisa compreender o texto da questão para conseguir identificar o tipo de material que está sendo apresentado, aproveitando melhor esse espaço para conseguir melhores resultados na prova.

Em um concurso público, uma questão certa pode ser o diferencial entre conquistar a vaga ou não, por isso toda a atenção que puder ser desprendida para cada uma das perguntas na prova deve ser aproveitada.

Quando você utiliza o conceito da matemática dentro do raciocínio lógico, acaba conquistando uma compreensão muito melhor e mais estruturada dos conceitos da matéria, e consegue utilizar os cálculos com mais assertividade.

Como estudar porcentagens

Isto posto, é importante ter em mente alguns elementos que podem ser diferenciais na hora de estudar porcentagem em sua rotina de estudos, que pode ser realizada utilizando um caderno de anotacões personalizado para registrar suas diretrizes de como aprender porcentagem.

Comece pelo princípio

Não adianta você tentar correr antes de andar, é preciso se atentar às bases desse tipo de estudo, para evitar confusões e faltas de entendimento mais pra frente. 

Esse tipo de ação é fundamental para que você consiga explorar todo o seu potencial.

A porcentagem possui diversos detalhes que precisam ser estudados com foco e concentração, e você precisa conseguir entender as bases dessa área da matemática para conseguir aproveitar melhor seus conhecimentos.

Assim, logo você conseguirá realizar operações avançadas de maneira muito mais simples, unicamente porque consegue entender as etapas iniciais desse tipo de processo para lhe ajudar.

Calculadora: não se apoie nela 

Hoje em dia, é muito fácil fazer uma conta de porcentagem. Além de ser uma operação padrão na maioria das calculadoras, você anda com uma delas o tempo todo em seu bolso, já que a maioria dos smartphones é capaz de fazer diversas operações.

Entretanto, nem sempre é dada a possibilidade de utilizar uma calculadora em uma prova, principalmente em concursos, onde é solicitado que o candidato nem mesmo leve seu aparelho celular, ou se o levar, que fique reservado em uma sacola lacrada.

Esse tipo de ação de segurança visa proteger os candidatos e manter a integridade da prova, uma vez que é importante pensar que pessoas poderiam receber dicas e respostas por meio do aparelho.

Ao estudar, você precisa de conforto, mais do que um equipamento, uma cadeira para escritorio com encosto pode ser fundamental para uma concentração maior.

Por isso, é importante que você saiba lidar com a porcentagem quando não tiver um equipamento próprio para ajudar. 

Esse tipo de ação é muito importante porque você conseguirá compreender as questões sem precisar de nenhum tipo de apoio.

Você não precisa saber resolver tudo de cabeça. Entretanto, entender e lembrar-se das fórmulas ajuda a criar uma base de resolução, que será utilizada para conseguir encontrar a resposta da equação.

Além disso, é importante ser rápido neste tipo de ação, uma vez que a maioria das provas de concurso possui tempo limitado.

Se você sabe exatamente o que está tentando realizar, é muito mais fácil aproveitar estes elementos para conseguir resultados melhores.

Tenha bom ritmo de estudos

Quando você está estudando para um momento importante, como um teste ou concurso, é importante ter em mente que a única maneira de se aperfeiçoar é por meio da prática constante.

Por isso, você deve fazer o máximo possível de exercícios de porcentagem para conseguir aplicar de diversas maneiras o conteúdo aprendido. 

Assim, você testa seus conhecimentos e consegue identificar falhas. Para ter um bom ritmo de estudos, você precisa de:

  • Conforto;
  • Atenção;
  • Material de apoio;
  • Privacidade.

Esse é um dos principais métodos de estudo, uma vez que por meio dos erros que você comete pode aprender e compreender novas formas de aplicar seus conhecimentos. 

Por isso, é importante procurar uma boa quantidade de exercícios para praticar.

Existem diversos livros com centenas de exercícios, e além disso a internet é um excelente meio de aprendizado. 

Você pode procurar sites especializados no ensino de matemática e procurar exercícios de porcentagem.

Dessa forma, acaba conseguindo aprimorar seus conhecimentos e utilizar de prática constante para conseguir resultados satisfatórios na análise de seus conhecimentos. Esse tipo de ação é fundamental para você conseguir explorar todo o conteúdo.

Para ver sua evolução, uma boa maneira é a análise periódica de seu conhecimento. Assim, você pode procurar recursos para melhorar suas capacidades e identificar onde você está tendo problemas.

É importante se manter motivado durante esse processo. Você errará muito antes de acertar, mas isso é apenas o caminho para o aprendizado correto.

Não perca tempo com outras coisas

A procrastinação é a maior inimiga dos estudos. Quando você está aprendendo algo complexo como as porcentagens, é importante que seu foco se mantenha no que você está estudando, e por isso é importante que você não se perca em outras ações.

Muitas vezes, a distração de estar com o smartphone por perto nos faz abrir as redes sociais apenas para verificar as atualizações. 

Quando você se dá conta, passou horas que deveriam ser focadas no estudo vendo suas redes, o que atrapalha todo seu cronograma.

A matemática é uma disciplina que exige atenção, por isso, quando você estiver se programando para aprender mais sobre as porcentagens, deve manter seu foco no que está aprendendo.

Para algumas pessoas, ler e fazer exercícios em silêncio pode ser maçante, o que acaba prejudicando o aprendizado e dificultando a absorção do conhecimento que você está praticando em seus estudos.

Nestes casos, algumas pessoas acabam preferindo colocar uma música ambiente para ajudar na concentração. 

Entretanto, é importante que você coloque músicas que não tirem o foco do estudo. Por isso, músicas calmas e sem vocal são ideais para esse tipo de ação.

Considerações finais

A porcentagem é um dos elementos mais importantes da matemática para vestibulares e concursos públicos. Por isso, estar afinado com a matéria é um passo importante para que você consiga se sobrepor a seus concorrentes e ter muito mais chances de passar.

Sendo assim, é importante saber como e quando estudar para conseguir se estruturar melhor e conquistar muito mais oportunidades ao prestar os certames.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conte com o Stoodi para o melhor aproveitamento dos seus estudos. O melhor cursinho online do país, oferece recursos que vão impulsionar o seu aprendizado para conquistar o melhor resultado no ENEM e nos principais vestibulares do país!

Faça já o seu cadastro, e tenha acesso a 14 dias gratuitos para ter certeza que o Stoodi vale a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *