Reta numérica: o que é?

Ter uma base sólida dos conceitos básicos de Matemática é essencial para chegar aos estudos mais avançados dessa disciplina. Separamos aqui uma definição importante para o aluno que está tentando entrar na universidade: a de reta numérica. Vamos aprender mais sobre o assunto? Acompanhe o minipost!

O que é reta numérica?

Quando falamos em reta numérica, estamos sempre tratando do conjunto dos números reais. Eles incluem tanto os números inteiros e racionais quanto os irracionais. Utilizando os valores que compõem esse conjunto, é possível traçar uma reta de números imaginária, que ordena um trecho dos conjuntos dos números reais.

Nesse caso, nenhum número é repetido na linha, pois sua função é justamente colocá-los em ordem crescente de valor. Portanto, o primeiro ponto de uma reta numérica sempre será o número 0, também conhecido como origem da reta.

Como fazer uma reta numérica?

O primeiro passo é traçar o ponto de origem, como dissemos. À direita desse ponto, como é convencionado, colocamos os valores positivos dos números reais. No lado esquerdo, ficarão os números negativos.

Você também deve ter em mente a unidade de medida para sua reta. Um exemplo comum de reta numérica no mundo real é a régua. Ela determina os valores de números a partir de uma origem e usa a medição em centímetros para localizá-los.

Reta numérica: exercícios

1. (Stoodi) Qual o coeficiente angular de uma reta que passa pelos pontos A(2, 3) e B(4, 9)?

a) 3.

b) -3.

c) 0.

d) 1/3.

e) -1/3.

2. (Stoodi) Qual a equação geral de uma reta que passa pelos pontos A(2, 3) e B(4, 9)?

a) 3x – y – 3 = 0.

b) x + y + 3 = 0.

c) –3x – y + 3 = 0.

d) 2x + 4y – 1= 0.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

e) –2x – 4y + 3 = 0.

Agora que já sabe o que é reta numérica, pode ser uma boa hora para aprofundar seus conhecimentos sobre álgebra com o Plano de Estudos do Stoodi! Além de álgebra, você encontra muitos outros assuntos essenciais para os vestibulares!

Respostas: 1. a; 2. a.

Você pode gostar também
Inequação exponencial
Leia mais

Inequação exponencial

As inequações que envolvem funções exponenciais são chamadas de inequações exponenciais. Por exemplo: Para sua resolução, procura-se chegar a uma comparação de potências de mesma base para então comparar os expoentes. Utiliza-se a partir daí a informação de que: Deste fato, decorre que, se a>1: Se 0<a<1, temos: Em resumo,...

MMC – Mínimo Múltiplo Comum

Definição Dados dois ou mais números naturais diferentes de zero, chamamos de mínimo múltiplo comum, ou simplesmente MMC, o menor dentre seus múltiplos comuns. Exemplos 4 e 8 O MMC. entre 4 e 8 é o próprio 8 pois os múltiplos de 4 são {4,8,12, 16, 20, 24, 28, 32,...
Propriedades dos logaritmos
Leia mais

Propriedades dos logaritmos

Os logaritmos apresentam quatro propriedades que são muito úteis na resolução de problemas: Produto Quociente (divisão) Potenciação Mudança de base As propriedades são usadas, basicamente, para calcular novos logaritmos a partir de logaritmos já conhecidos e para resolver equações e inequações logarítmicas. Para ver exemplos de aplicação e exercícios resolvidos...