Novas tendências: cresce procura por veículos para viagens e contato com a natureza

Com a pandemia da Covid-19 os consumidores brasileiros começaram a dar preferência a carros grandes para viagens e lazer, impulsionando o mercado de usados e seminovos

Novas tendências: cresce procura por veículos para viagens e contato com a natureza

Com a pandemia da Covid-19 os consumidores brasileiros começaram a dar preferência a carros grandes para viagens e lazer, impulsionando o mercado de usados e seminovos

A chegada do coronavírus no começo de 2020 foi certamente um empecilho para as vendas de veículos no Brasil. Um ano e meio depois, porém, podemos afirmar que o momento é de retomada.  Nesse sentido, o segmento de vans, picapes e peruas não tem do que reclamar. 

Dados recentes da Fenabre (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) confirmam um aumento significativo nas vendas desse tipo de veículo no mercado de usados, e tudo indica que a tendência veio para ficar, comprovando ser muito mais do que uma modinha passageira.

Mudança de hábitos no segundo ano da pandemia

A pandemia segue alterando o comportamento de compra dos brasileiros e consequentemente o cenário do mercado automotivo. Nos últimos meses, os consumidores começaram a procurar veículos usados ou seminovos para ir além de trajetos cotidianos e fazer viagens, atividades esportivas e outras formas de diversão para fugir um pouco do confinamento e ter contato com a natureza.

Apesar de que o segmento de picapes e vans ainda tem pouca oferta – em grande parte porque os consumidores tendem a aderir às mesmas marcas – o mercado de carros usados e seminovos possui várias alternativas de veículos adaptados ao uso urbano, mas com as qualidades necessárias para fugir da aglomeração da cidade e se adentrar na natureza. 

Em função do orçamento de cada pessoa, é possível escolher entre alguns modelos interessantes, como a Renault Oroch usado ou a Fiat Strada. Confira vantagens e desvantagens dos dois modelos, que atualmente são os mais procurados.

Renault Duster Oroch

Embora tenham sido projetadas para o agronegócio, já que normalmente possuem motores mais preparados e resistentes para levar carga pesada que outros veículos, as picapes como a Oroch Duster têm ganho muito sucesso entre as famílias brasileiras, sendo utilizadas em grande parte para viagens e lazer. 

A Duster Oroch automatica é uma das picapes no segmento de compactas-médias mais procuradas pelos consumidores por sua robustez, conforto e espaço, tendo como suas principais concorrentes a Fiat Toro e a Fiat Strada. 

Em relação ao seu consumo de combustível e à sua capacidade de carga, a Duster Oroch consumo não é significantemente alto e tem uma caçamba relativamente menor se comparada aos seus concorrentes, suportando até 680 kg e 683 litros em sua carroceria, o que de todas as maneiras é mais do que suficiente para levar objetos de peso como malas, sacolas, cadeiras de praia e equipamentos esportivos.

Os modelos mais recentes da Duster Oroch no mercado de carros seminovos estão muito bem equipados, com computador de bordo com dez funções, piloto automático, sensores de estacionamento traseiro, travas elétricas, vidros elétricos e central multimídia de 7 polegadas. Além disso, uma versão ainda mais competitiva está sendo preparada pela Renault, com lançamento previsto para meados do ano que vem.

Fiat Strada

Nem todo carro pode cair nas trilhas e possui bom desempenho para sair da estrada e encarar as aventuras das suas viagens, mas a Fiat Strada certamente entrega tudo isso para quem tem essa máquina sobre as rodas. 

Junto com a Fiat Toro, a Fiat Strada é há anos campeã de vendas no segmento de picapes no Brasil. Desde o seu lançamento em 1998, o veículo da montadora italiana revolucionou o mercado oferecendo simplicidade, bom desempenho e praticidade, ideal para quem está na busca de um carro urbano que também possa levar bastante carga (a picape possui o maior volume de carga do segmento, com 1.345L e capacidade de até 720 kg!). 

A Fiat Strada é conhecida até hoje como a primeira picape popular do Brasil e a de maior sucesso da Fiat. Porém, é importante salientar que, se a prioridade é um bom acabamento e conforto superior, certamente a Fiat Toro é a melhor escolha entre as opções disponíveis.

A picape, que chegou em 2016 e conquistou rapidamente o mercado brasileiro, traz um bom design e mais equipamentos de série em todas as versões, que fortalecem seus atributos principais de funcionalidade e segurança.  

Além do mais, as últimas gerações chegaram totalmente remodeladas, com uma central multimídia UConnect de 7 polegadas sem fio e de alta resolução, uma inovação para o segmento no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *